Açores – um destino paradisíaco

O arquipélago dos Açores (nome de ave de rapina muito parecida aos milhafres aí existentes desde a altura do seu descobrimento) é constituído por 3 grupos:

Grupo Oriental – Santa Maria e S. Miguel;

Grupo Central– Terceira, Pico, Graciosa, São Jorge e Faial;

Grupo Ocidental – Flores e Corvo.

São Miguel, a maior das ilhas – tem 759,41 km² de superfície, o comprimento é de 65 km e a largura de 14 Km, com 137.300 habitantes o que corresponde a cerca de metade de toda a população do arquipélago e o Corvo, a mais pequena tem apenas 17 km²  com cerca de 400 pessoas.

Clima Para ter informação atmosférica ao momento instale a App – Spotazores. O Arquipélago dos Açores tem condições climáticas privilegiadas. O clima é temperado oceânico marítimo por influência da corrente do Golfo, não havendo grandes variações na temperatura do ar e atingindo valores médios de 13° no inverno e, de 23°no verão. A temperatura da água do mar oscila entre os 17° e 24°.

Os Açores são sem dúvida um dos locais mais interessantes de Portugal pela suas características: o oceano/mar, paisagens luxuriantes bordadas de uma vegetação única, gente simpática e uma gastronomia inigualável. 

Se ama o contacto com uma natureza a vários níveis –  caminhadas/trilhos, atividades náuticas, pesca desportiva, mergulho e observação de golfinhos, cachalotes, baleias e outros cetáceos, os Açores têm tudo isso ao seu dispor!  A marina da Horta, na ilha do Faial, oferece ainda possibilidade de receber velejadores do mundo inteiro.

Conselhos

Não visite mais de 2 a 3 ilhas de uma vez! (perde a capacidade de apreciar o que cada uma tem para oferecer!)

  • S. Miguel e Santa Maria;
  • Terceira e Graciosa;
  • Faial, Flores e Corvo;
  • Pico, Faial, São Jorge

Vestuário  – como pode ter as 4 estações do ano num só dia nos Açores, deve levar: roupa prática, leve, de manga comprida e curta e uma parka.

Calçado – pelo menos 2 pares de ténis e chinelos/sandálias confortáveis.

Protetor solar e chapéu; carregador portátil powerbank.

Antes de iniciar qualquer trilho/caminhada informe o hotel para se sentir mais seguro!

Trilhos – Todas as ilhas têm trilhos. Estando em boa condição física, tendo tempo e amando o contacto da natureza mais de perto, embarque nesse desafio!

Transportes Qualquer ilha permite vários tipos de transporte: carro alugado, táxi ou autocarro.

 Se optar por uma agência de viagens local ou empresa, elas oferecem ao visitante a possibilidade de conhecer e desfrutar, de uma forma geral, os vários aspetos das ilhas.

GastronomiaA gastronomia açoreana é muito rica e diversificada, desde vários tipos de peixe, a marisco e carne tudo é confecionado com muito requinte.

A NÃO PERDER

Grupo oriental:

São Miguel – Ponta Delgada, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e o Ilhéu da Vila, Caldeira das Sete Cidades, Lagoa do Fogo, Caldeiras das Furnas (e o seu famoso cozido!), Poça da Dona Beija (zona de ribeira e piscinas com águas termais oscilando entre os 28 e 39 graus), Parque Terra Nostra (um tanque enorme de água termal – adorado por locais e viajantes e um jardim onde poderá encontrar flora endémica dos Açores bem como inúmeras plantas nativas de outros países – faça o percurso ao longo do parque e dedique-lhe pelo menos 1 hora) , Miradouros com paisagens deslumbrantes, Estufas dos Ananases e as Culturas do Chá.

Santa Maria  Praia Formosa com a sua areia branca,  Baía de S. Lourenço (zona balnear)  e os seus miradouros, Maia (zona balnear), Anjos (zona balnear) e Pico Alto e as iguarias – meloa (cor de laranja) e biscoitos  de orelha.

Grupo central:

Terceira – Angra do Heroísmo (capital),o Monte Brasil, o Porto Judeu (vista para o Ilhéu das Cabras), o Algar do Carvão, os Biscoitos (piscinas naturais), muitos miradouros, algumas grutas saliente-se a de Natal, os impérios (pequenos edifícios com bonitas fachadas) e a iguaria – queijo.

Pico – naturalmente a escalada ao Pico (2351m de altitude), Currais de Vinha, Arcos do Cachorro (formação rochosa com a configuração de um focinho de um cão), várias lagoas e mistérios (formados pela lava de erupções vulcânicas), Gruta das Torres, Calheta de Nesquim (piscinas naturais), Lajes do Pico (saída de barco para ver golfinhos e baleias) algumas lagoas e  alguns museus , salientando-se o do Vinho e dos Baleeiros e o famoso vinho.

Graciosa –  Furna do Enxofre, Caldeirinha (vista sobre a ilha bem como as do restante grupo central), Termas do Carapacho, Monte de Nª Sra da Ajuda, Pico Timão e do Facho e Ilhéus da Baleia e da Praia, Praia de S. Mateus, Moinhos de Vento e a iguaria- queijadas.

São Jorge – as imensas fajãs, sendo de salientar a da Caldeira do Santo Cristo, a de S. João e a dos Cubres, Pico da Esperança (1053m – de onde se podem avistar as outras ilhas do grupo central) e o Ilhéu do Topo e a iguaria – queijo.

Faial – Ponta dos Capelinhos (onde se pode observar os efeitos da erupção em que as cinzas vulcânicas alteraram a paisagem), Horta (capital), o Monte da Guia, a Caldeira, o Cabeço Gordo (1043 m de altitude – avista-se Pico e S. Jorge) , Marina da Horta e o famoso “Peter-Café Sport”.

Grupo ocidental:

Flores – Sete Lagoas, destaque-se a Funda (alojadas dentro da Caldeira de um dos vulcões primordiais), Poço da Ribeira do Ferreiro, Rocha dos Bordões, vários Picos, vários miradouros com vistas deslumbrantes, Cascata da Ribeira Grande e o Ilhéu de Monchique (ponto mais ocidental da Europa).

Corvo – Morro dos Homens (780 m de altitude), Caldeirão (situado no Monte Gordo – cratera do antigo vulcão que deu origem à ilha, com 300 m de profundidade e 3.400m de perímetro), o Morro do Pão de Açúcar (miradouro natural- vasto e belo panorama sobre a ilha e o mar), os Moinhos de Vento e Vila do Corvo.

Embarque nessa aventura e ficará viciado nas ilhas açorianas, pois todas elas têm diferentes maravilhas ao seu dispor!

20 opiniões sobre “Açores – um destino paradisíaco

Deixe um comentário