Um Tesouro no norte de África



Casablanca, conhecida essencialmente pelo Rick’s Café, que foi concebido para recrear o bar tornado famoso pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no clássico filme Casablanca (de 1942) e pela colossal Mesquita Hassan II, é muito mais do que isso.
Casablanca é, tão somente, a maior cidade de Marrocos, na costa atlântica do país, e uma das maiores do Norte de África. Pela sua localização possui o maior porto tornando-a , assim, a capital comercial e financeira de Marrocos.
É uma metrópole desconcertante onde tradição e modernidade coexistem. Uma cidade onde os arranha-céus contrastam com as pequenas lojas da medina, com suas ruas estreitas e sinuosas e com uma mesquita célebre pelo seu grande minarete.
“A palavra “mesquita” usa-se em português para falar de todo tipo de edifícios dedicados ao culto islâmico (…). Estas construções são originárias da Península Arábica, mas na atualidade podem encontrar-se nos cinco continentes. (…) O objetivo principal da mesquita é de ser o lugar onde os muçulmanos possam reunir-se para orar. Contudo, atualmente, são conhecidas em todo o mundo não só pela sua importância para a comunidade muçulmana, mas também como mostras da arquitetura islâmica. Do ponto de vista arquitetónico, as mesquitas evoluíram significativamente desde os espaços ao ar livre (…) Nos dias de hoje a maioria das mesquitas têm cúpulas elaboradas, minaretes e salas para orar. ” https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita
A Mesquita Hassan II, começada em 1985 foi inaugurada em 1993, com capacidade para acolher 100 000 fiéis – 25 000 na sala de orações e 75 000 no pátio – é uma das maiores do mundo. A sala de orações mede 200 por 100 metros. Tem um espaço denominado como Galeria das Mulheres que se situa no piso superior, longe da vista de qualquer um e pode albergar mais de 5000 mulheres. A parte central pode-se abrir para o céu. Uma vez na semana o edifício pode funcionar como escola islâmica, salas de conferências, banhos e biblioteca. Possui ainda um estacionamento subterrâneo. O complexo ocupa 9 hectares e:
“A sua localização (junto ao mar) deve-se a Haçane II se ter inspirado no seguinte versículo do Corão: “O trono de Deus encontrava-se sobre a água””. https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_de_Ha%C3%A7ane_II

Situada à beira do Oceano Atlântico com dois terços assentes no mar, com um minarete de 200 metros de altura que é visível de muito longe, enquadrada num espaço amplo e com uma área circundante enriquecida com fontes a brotar do chão e nas paredes, corredores de colunas e edifícios de apoio incluindo um Museu tudo isso lhe atribui uma imponência singular:





o minarete para além da sua altura e riqueza de decoração representa o “farol “ do Islão possuindo dois feixes de LASER na direção de Meca,
as fontes com um trabalhado minucioso de azulejos e de arcos e colunas em mármore,



as portas duplas em forma de arcos pontiagudos emoldurados por colunas sendo muitas delas revestidas de bronze e



os edifícios e os corredores de colunas foram também concebidos para engrandecer este espaço!








É das poucas mesquitas do mundo muçulmano que permite a visita a turistas não muçulmanos. (P.S. – tente saber o horário em que se encontra aberta ao público)
Depois de observado todo aquele espaço exterior de uma grandiosidade absoluta nem se consegue imaginar o que nos reserva o seu interior! É simplesmente sumptuoso: desde as colunas trabalhadas com uma minúcia singular, aos tetos em madeira, ao pavimento revestido com vários tipos de pedra, às paredes forradas/trabalhadas de mosaicos cerâmicos, tudo foi concebido para engrandecer esta mesquita!












Ora aí estão os elementos referidos: estuque esculpido, tectos de cedro, pavimento e colunas trabalhados em mármore, granito, ónix e travertino, bem como paredes e/ou colunas enriquecidas com mosaicos cerâmicos típicos de Marrocos (zellij).
Mas depois do piso térreo somos incitados ainda a visitar a Sala de Abluções (piso abaixo) a qual é de uma beleza e riqueza indescritíveis também. A sua dimensão, os arcos, as colunas, as fontes… tudo isto reflete um espaço pensado para orar, refletir e purificar. Ablução significa lavagem sendo esse momento como um ritual de purificação. “As abluções são feitas com água, folhas (ramos), areia ou sangue.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Ablução
“Todos os muçulmanos adultos têm a obrigação de celebrar orações, o salá, pelo menos cinco vezes por dia. (…) antes do amanhecer , ao meio-dia , pela tarde , depois do pôr do sol , e à noite. Não é obrigatório para os muçulmanos orar no interior de uma mesquita (…) ” https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita






Tudo junto faz desta mesquita algo inigualável!
Casablanca vale a pena, quanto mais não seja por este monumento que fica para sempre na nossa memória!



Lindo! Tenho saudades de Marrocos…. e de tantos outros lugares……
É muito importante, para mim, poder “visitar” estes lugares incriveis neste momento em que não podemos sair de casa
GostarGostar
Pois … neste momento só se pode viajar assim! Mas como se costuma dizer: Recordar é viver! Portanto tentemos viajar como é possível!
GostarGostar