Dicas para quem viajar para a Rússia

Não há palavras para descrever cidades como São Petersburgo ou Moscovo: representam uma herança cultural muito rica que deslumbra qualquer viajante. Considero São Petersburgo a “capital” de todas as cidades europeias. É tida como a “Veneza do Norte”. Desde a riqueza monumental dos edifícios em vários estilos arquitetónicos à presença de água em plena cidade (proveniente de rios e vários canais) ela apresenta também vários ícones sendo de salientar a Igreja do Sangue Derramado e a Praça do Palácio entre outros, contando ainda com a presença do Ermitage, um dos maiores museus do mundo.

Moscovo conhecida mundialmente pela Praça Vermelha, Catedral de São Basílio e pelo Kremlin é uma cidade que tem muito mais para oferecer, valendo, assim, bem a pena visitar.

  1. OBTENÇÃO DO VISTO
  2. ALUGUER DE CARRO
  3. CARTÃO SIM (DE DADOS) E COMPRA DE BILHETES – HERMITAGE
  4. MEIOS DE TRANSPORTE
  5. APRENDER O ALFABETO CIRÍLICO E ALGUMAS PALAVRAS EM RUSSO
  6. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO e DINHEIRO
  7. MOEDA
  8. MAPA DO METRO BILINGUE DE SÃO PETERSBURGO E MOSCOVO
  9. VISITA A SÃO PETERSBURGO E MOSCOVO
  10. VISITA A PETERHOF e PALÁCIO DE CATARINA (TSARSKOE SELO/ PUSHKIN)
1. OBTENÇÃO DO VISTO

Quando se fala do célebre visto para a Rússia, estamos a referir uma série de documentos: o passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a data da saída da Rússia, com pelo menos duas páginas não preenchidas com vistos, carimbos ou outras inscrições; seguro de assistência em viagem numa companhia de seguros que tenha credibilidade na Rússia (não serve o seguro do cartão de crédito; as datas da estadia do turista indicadas na apólice de seguro devem coincidir com as datas de entrada e saída indicadas nos outros documentos apresentados pelo solicitante); formulário (que não pode ser/estar rasurado) retirado da net com  com uma fotografia de tamanho 3,5 x 4,5 cm, a qual deve ser colada no espaço próprio indicado no formulário fotografia; confirmação de recebimento de turista estrangeiro ou recomendação do alojamento (terá que entrar em contacto com o alojamento escolhido com o fim de eles tratarem de tal documento para si – mas importa indicar que nem todos os hotéis podem conseguir fazê-lo. É melhor confirmar junto do hotel/alojamento antes de efetuar a sua reserva – no nosso caso um dos hotéis enviou espontaneamente um mail com o link que direcionava para a empresa que trata das cartas de recomendação. Foi necessário preencher um formulário online, por pessoa, e fazer o pagamento de cerca de US $10). Rapidamente recebemos um mail com as cartas de recomendação). Assim que possuir tudo o acima mencionado deve dirigir-se ao Centro de Vistos da Rússia em Lisboa. (Secção Consular da Embaixada da Federação da Rússia, Av. das Descobertas, n.º 4 – Lisboa)

Se persistirem dúvidas, consulte: http://www.consul.embrussia.ru/pt/content/8

Se por acaso fôr através de uma agência de viagens ela informá-lo-á do necessário para a obtenção do visto.

2. ALUGUER DE CARRO

A maioria das fontes desaconselha o aluguer de carro na Rússia. Não sendo fácil conduzir lá, também o visto teria de mencionar esse aspeto. Mesmo que isso fosse autorizado, demoraria substancialmente mais tempo para ser aprovado.

3. CARTÃO SIM (DE DADOS) E COMPRA DE BILHETES – HERMITAGE ou OUTROS PALÁCIOS

a) Pode adquirir um cartão SIM – no aeroporto ou numa estação de metro – por preços entre 400 e 600 rublos (cerca de 20 a 30€) pois se quiser estar contactável ou utilizar dados, facilmente gasta o seu plafond e sai caríssimo fazer uma chamada, enviar mensagens ou usar dados, sempre que não tiver wifi.

b) Se desejar visitar um dos maiores museus do mundo – o Hermitage – agende a sua ida na net: compre bilhetes de ingresso com guia incluído. Doutra forma ou enfrenta filas de horas ou pura e simplesmente não irá conseguir.

c) Se quiser ou tiver tempo para se deslocar ( a cerca de 1 hora de São Petersburgo) a fim de visitar o Palácio Peterhof e o Palácio de Catarina (em Tarskoe Selo) adquira também o bilhete de ingresso na net, para evitar longas filas.

4. MEIOS DE TRANSPORTE

Imaginando que quer visitar São Petersburgo e Moscovo, pode utilizar o TGV (“SAPSAN” que em russo significa falcão) entre elas. Tal como o nome indica é um comboio rápido, é cómodo e não é caro.

São Petersburgo é um destino que pode ser alcançado utilizando vários meios de transporte – desde o avião, ao ferry, aos cruzeiros e ao comboio, dependendo de onde se viaja, é só escolher. Para Moscovo o mais habitual é chegar-se de avião ou de comboio (vindo de São Petersburgo).

Sendo as cidades de São Petersburgo e Moscovo grandes oferecem uma boa rede de transportes. Se se quiser deslocar de uma forma mais rápida e ao mesmo tempo gozar, as autênticas galerias de arte utilize o metro. Principalmente em Moscovo a maior parte das estações de metro merecem a nossa atenção pois são de uma riqueza única, não se conhecendo algo do género no resto do mundo.

Querendo utilizar o tempo de deslocação para ir vendo a/s cidade/s pode utilizar o autocarro ou o elétrico.

O táxi só deve ser utilizado em situações muito especiais pois é mais caro.

Se quiser visitar o Palácio Peterhof use o barco (hidrofoil) o qual sai do Canal do Almirantado perto da Ponte do Palácio. Para além de ser prático a viagem é muito interesante.

Para visitar o Palácio de Catarina a forma mais prática e lógica de se deslocar até lá é de comboio. Apanhe o metro (linha 5 ou linha 1) e saia na estação Pushkinskaya para apanhar o comboio na estação Vitebsk e ir até Tsarkoe Selo (Pushkin).

Aí apanhe um autocarro que o deixará nas proximidades do palácio.

5. APRENDER O ALFABETO CIRÍLICO E ALGUMAS PALAVRAS EM RUSSO

Os russos em geral não falam inglês e se conseguir aprender o alfabeto cirílico bem como algumas palavras/frases podem ajudar em determinadas situações, não vá o telemóvel (que pode ajudar, na opção de traduzir) ter ficado sem bateria, sem rede ou sem dados.

ALFABETO RUSSO – РУССКИЙ АЛФАВИТ

É constituído por 31 letras (10 vogais, mais uma semi-vogal e 20 consoantes) e 2 símbolos (um de acentuação e outro de atenuação da consoante anterior).

12 das letras são idênticas às do nosso alfabeto (alfabeto romano), seis delas com o mesmo significado e outras seis com significados diferentes.

10 das letras são diferentes das nossas, mas têm correspondência no nosso alfabeto (foram inspiradas no alfabeto grego).

As outras 9 letras são símbolos estranhos e não têm correspondência no nosso alfabeto.

6. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO e DINHEIRO

Antes de ir viajar faça fotocópia e/ou tire uma fotografia dos seus documentos de identificação: Cartão de Cidadão e Passaporte. Deixe os originais no cofre do hotel e faça-se acompanhar com a fotocópia e/ou a fotografia. Não ponha tudo junto, desde documentos a dinheiro. Cuidado com os carteiristas. Em lugares como o metro, autocarro ou lugares com um grande número de pessoas ou em que há maior proximidade, tenha cuidado!

7. MOEDA

A moeda russa é o rublo. Um rublo é dividido em 100 kopeks. 1 rublo russo equivale a 0,011 euro.

1 Rublo0,011 Euro
10 Rublos0,11 Euro
100 Rublos1,1 Euros
1000 Rublos11 Euros
8. MAPA DO METRO BILINGUE DE SÃO PETERSBURGO E MOSCOVO

Deve ter um mapa do metro de São Petersburgo e de Moscovo em Russo e em Inglês – pedir na receção do alojamento, ou ter uma aplicação que seja Free GPS Offline Maps permitindo navegação ao vivo, direções… É meio caminho andado para não se perder ou orientar mais facilmente pois habitualmente as indicações só estão em russo (principalmente em Moscovo). O metro é uma boa forma de se deslocar pois tanto São Petersburgo como Moscovo são cidades muito grandes e é impensável, mesmo quem tenha capacidade de percorrer quilómetros a pé, conhecer os principais pontos de interesse em 2 ou 3 dias, sem recorrer a um meio de transporte.

9. VISITA A SÃO PETERSBURGO e A MOSCOVO

Se tiver disponibilidade temporal dedique pelo menos 3 ou 4 dias a São Petersburgo. É uma cidade com muito para oferecer e observar.

Moscovo – dedique-lhe pelo menos 2 ou 3 dias. É uma cidade que vale a pena.

10. VISITA A PETERHOF e PALÁCIO DE CATARINA (TSARSKOE SELO/ PUSHKIN)

Quem visita São Petersburgo, não deve perder a oportunidade de conhecer 2 pequenas maravilhas: o Palácio de Peterhof

e o Palácio de Catarina (em Tsarkoe Selo ou Pushkin nome dado à cidade na era soviética).

Para visitar o exterior e o interior deve dedicar um dia a cada um deles. Se não dispuser desse tempo vale pelo menos a pena deslocar-se para gozar o exterior.

Não hesite em conhecer as maravilhas russas! Não é um país caro!

Deixe um comentário