Baía de Kotor – pérola de Montenegro

Montenegro, cujo nome provém da aparência do Monte Lovćen (Black Mountain) coberto por densas florestas perenes, é um país no sudeste da Europa, na costa dos Balcãs, banhado pelo Mar Adriático. Faz fronteira com a Bósnia-Herzegovina ao norte, com a Sérvia a leste, a Albânia a sudeste e a oeste com o Mar Adriático e uma estreita faixa da Croácia. Apresenta uma costa pitoresca e uma região de montanhas no norte. A costa montenegrina do Adriático tem 295 quilómetros de comprimento, com 72 quilómetros de praias. A região costeira de Montenegro é considerada como uma das grandes “novas descobertas” entre os turistas/viajantes mundiais. É um destino com preços bastante razoáveis.

Mas apesar do destino “Montenegro” estar habitualmente apenas associado às praias ou à baía de Kotor, o país, tem muito para oferecer pois tem paisagens bastantes diversificadas e ricas: desde montanhas escarpadas, a rios com vales profundos, a vilas medievais a uma estreita faixa de praias ao longo do seu litoral do mar Adriático, tudo pode apreciar e gozar.

Montenegro tornou-se uma república independente e soberana apenas em 2007 quando proclamou a sua nova constituição, ansiando ainda a sua integração na União Europeia; contudo, a moeda de Montenegro é o Euro. A NATO aceitou o país como membro em 2017. É um baby born que está a desabrochar para o mundo, tendo consciência da necessidade de melhorar a vários níveis.

Montenegro possui 2 aeroportos internacionais: Podgorica (a capital) e Tivat; no entanto, aterrámos em Dubrovnik (com escala em Viena) por questões logísticas. Herceg Novi fica a 30 quilómetros do aeroporto de Dubrovnik, permitindo-nos desfrutar de paisagens naturais fabulosas ao longo do trajeto.

Da baía de Kotor fazem parte algumas localidades dignas de nota:

HERCEG NOVI

Herceg Novi é uma cidade costeira de Montenegro localizada na entrada da Baía de Kotor e no sopé do Monte Orjen e representa um importante destino turístico montenegrino pela sua localização estratégica e descontraída. Uma história de ocupações variadas criou uma mistura de estilos arquitetónicos diversificado e pitorescos na cidade.

As atrações turísticas mais famosas em Herceg Novi são o castelo Forte Mare e várias igrejas e mosteiros ortodoxos sérvios antigos.

E porque o plano para esse dia ainda incluía mais algumas paragens aí fomos nós mas sempre a apreciar paisagens maravilhosas e descontraídas.

RISAN

Risan é uma localidade situada na parte norte da Baía de Kotor com um porto interessante, que pela sua fantástica localização e belas praias é um destino escolhido por muitos.

PERAST

Perast é uma comunidade antiga na Baía de Kotor. Situa-se abaixo da colina de St. Ilija (873 metros), num cabo que delimita a baía de Risan, e tem vista para o estreito de Verige, a parte mais estreita da baía de Kotor, o que faz dela um dos locais mais interessantes e bonitos da baía.

Está situada a poucos quilómetros a noroeste de Kotor e é conhecida pela sua proximidade com as ilhotas de São Jorge e Nossa Senhora das Rochas, tendo cada uma delas uma capela pitoresca.

DOBROTA

A leste de Perast a estrada passa por Dobrota, outra importante localidade marítima do município de Kotor, que durante o século XVIII teve o maior número de navios da baía de Kotor. Abrange a maior parte da área residencial de Kotor. Não perca a hipótese de pernoitar por aqui. É simplesmente fabuloso.

KOTOR

No canto sudeste da baía de Kotor (Boka Kotorska) fica a cidade de Kotor, listada pela UNESCO como sendo a cidade mais bonita da costa montenegrina. O acesso à cidade, a partir de Herceg Novi, pode ser feito por estrada contornando toda a baía de Kotor, ou encurtado através da utilização de um ferry entre Kamenari e Lepante.

Kotor ou Cátaro (historicamente conhecida pela designação italiana de Cattaro) foi habitada desde a Roma antiga e fazia parte da província da Dalmácia. A cidade e a região circundante fez parte, entre 1420 e 1797, da República de Veneza, período que influenciou de forma ainda hoje visível a arquitetura da cidade. É uma cidade fortificada na costa adriática de Montenegro,

na baía (uma profunda ria que quase parece um fiorde) de Cátaro, uma das formas de relevo mais incrivelmente belas de qualquer lugar da costa do Adriático, próxima dos penhascos de calcário da montanha Lovćen.

A sua estrutura urbana, com ruas sinuosas e praças (típica das cidades marítimas da costa oriental do Adriático)

é circundada por uma imponente cintura de muralhas. A cidade velha tem várias igrejas românicas, incluindo a Catedral de Kotor.

Alberga também o Museu Marítimo, que explora a história marítima local. Kotor, pela sua conservação, mereceu ser incluída na lista do Património da Humanidade da UNESCO. 

Para ficar com uma ideia mais completa de Kotor deve visitar a cidade velha, subir ao monte Lovćen a pé por uma longa escadaria de pedra – o acesso é pago (Forte de São João).

A subida do monte Lovćen de carro permite vistas mais abrangentes e de um plano superior de Kotor, da baía e dos arredores.

Restava continuar a descobrir as maravilhas de Montenegro!

Deixe um comentário