Montenegro – rio e montanha

Qualquer que seja a beleza da sua costa, é a paisagem selvagem e indescritível do seu interior – as suas montanhas espetaculares, desfiladeiros estupendamente profundos, lagos vastos e lagoas montanhosas como jóias – que são indiscutivelmente o maior e mais inesquecível património de Montenegro.

Tendo saído de Dobrota para cumprir o plano do dia, dedicado essencialmente a paisagens naturais deslumbrantes – rio, desfiladeiro, lago, montanha. O dia prometia! Fomos gozando momentos relaxantes ao longo do trajeto, passando pelo Lago Orlina e pelas proximidades da cidade de Nikšić,

até atingirmos o rio Piva e a cidade de Plužine (cerca de 2 horas e 30 minutos – mais ou menos 160km).

PLUŽINE

Plužine é o ponto de partida para paisagens únicas: o rio, o desfiladeiro e o Lago Piva. O lago (artificial) é o resultado da construção da barragem Mratinje no rio Piva na década de 1970. A sua superfície é de 12,5 km² com um comprimento de 45 km e com uma profundidade máxima de 188 m e elevando-se 675 m acima do nível do mar. Numa das extremidades do lago situa-se a cidade velha de Plužine.

RIO PIVA E BARRAGEM

A estrada entre Plužine e a barragem Mratinje segue à beira do lago artificial criado pela referida barragem à esquerda, com a montanha à direita, por vezes perfurando a rocha e criando pequenos túneis.

Ao longo de todo o trajeto a paisagem é lindíssima, com o azul claro da água e a vegetação da margem em contraste com a montanha e com a própria estrada.

Depois de termos atingido a barragem voltámos a Plužine. A escassez de restaurantes naquela área obrigou-nos a comprar mantimentos numa loja do povoado, a fim de improvisarmos um almoço à beira da estrada, já na montanha.

MONTANHA

O Parque Nacional de Durmitor cobre uma área de cerca de 39.000 hectares, tendo sido considerado, aproximadamente metade, como Património Mundial da UNESCO desde 1980.

Durmitor é uma grande área plana de terra que está bem acima do nível do mar entre os desfiladeiros dos rios Tara e Piva. Tem cerca de 50 picos superiores a 2.000 metros e numerosos lagos glaciais. É incrivelmente rico em plantas, com muitas espécies raras ou endémicas. O Parque Durmitor é conhecido como uma das melhores e mais populares áreas para caminhadas em Montenegro, com inúmeros trilhos demarcados possuindo também algumas cabanas onde se pode pernoitar e gozar a tranquilidade do local e ainda ser agraciado com vistas extasiantes.

Fazia parte dos nossos planos atravessar o Parque Durmitor e descer para a cidade de Šavnik, seguindo por uma estrada íngreme e sinuosa que perfurava várias vezes a montanha e que permitia vistas deslumbrantes sobre o lago Piva e arredores. Foi num desses locais com vista panorâmica que fizemos o nosso piquenique da hora do almoço.

Seguimos mais alguns quilómetros pela estrada de montanha, agora numa zona planáltica, até atingirmos um local denominado Eko-Selo, onde havia um pequeno restaurante e bungalows para alugar,

e aproveitámos para beber café. Foi então que nos disseram que não era possível prosseguir, em virtude de a estrada estar cortada devido à neve, pelo que tivemos de retroceder até Plužine pela mesma estrada e seguir para Šavnik por outro caminho.

ŠAVNIK

Šavnik  está localizada na confluência de três rios – Bukovica, Bijela e Šavnik, a uma altitude de 840 metros constituindo o povoado mais baixo do município.

Nikšić 

Nikšić, localizada no oeste do país, fica na planície de Nikšić, no sopé da colina Trebjesa, sendo a segunda cidade mais populosa de Montenegro, depois de Podgorica (a capital). Nikšić tem uma grande herança cultural e histórica que provém em parte do séc. IV dos Godos e do período romano. É um importante centro industrial, cultural e educacional. É uma cidade com facilidade a nível de deslocações  ficando o aeroporto de Podgorica a cerca de 70km. Se um dia for a essas paragens não deixe de provar a melhor cerveja de montenegro- niksicko pivo – produzida perto de Nikšić, que nós pudemos provar no restaurante onde jantámos.

E pronto o dia já ia longo, toca a recuperar energias para a etapa seguinte!

2 opiniões sobre “Montenegro – rio e montanha

Deixe um comentário