Não deixem de apreciar estes 3 locais tão diferentes mas tão iguais nas suas belezas!
ULCINJ


Ulcinj é uma cidade que fica na costa sul de Montenegro a cerca de 25 km a sudeste de Bar. É o centro da comunidade albanesa em Montenegro representando isso 70% da população. É das zonas povoadas mais antigas da costa do Adriático. Foi fundada no séc. V aC. tendo sido ocupada por romanos e depois pelos ilírios. Esteve ainda sob o domínio de eslavos, tendo-se tornado parte da República de Veneza e mais tarde parte do Império Otomano. Ulcinj foi apenas cedido ao Principado de Montenegro em 1878.

A cidade velha foi construída num promontório rochoso, as suas fortificações maciças foram gradualmente construídas e reconstruídas por governantes sucessivos por cerca de dois milénios e meio.
Existem 26 mesquitas na cidade e na zona rural circundante. Há uma pequena mesquita na cidade velha que foi construída pelos venezianos como a igreja de Santa Maria no início do séc. XVI, tendo sido depois convertida (1693) na mesquita do sultão Selim II. Agora é o museu arqueológico da cidade. A mesquita Rana, que fica na marginal, construída no séc. XIV, foi demolida pelas forças sérvias em 1931 tendo sido reconstruída em 2012.


Ulcinj é um destino turístico por causa de sua Long Beach, Lago Šas, Ilha Ada Bojana e pelo seu castelo de dois milénios.


É uma cidade de contrastes onde podemos regressar ao passado ou gozar o que o presente tem para oferecer.
STARI BAR


Stari Bar, povoado medieval fortificado, a 5 quilómetros a leste de Bar (sendo o seu porto, o principal de Montenegro), na colina Londza. Foi fundado pelo imperador bizantino Justiniano no séc. VI. É um local maravilhoso, cheio de muros, torres e igrejas antigas, parcialmente cobertas de mato.


A rua ao lado da cidade velha está repleta de restaurantes e cafés, tornando-a um local perfeito para fazer uma refeição e descontrair.


É fabuloso poder gozar locais como este! Não perca a hipótese de fazer uma refeição aí!
LAGO SKADAR


Lago Skadar (também designado como Lago Scutari, Shkodër ou Shkodra) está localizado na zone oeste da península balcânica (região sudeste da Europa – engloba a Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedónia do Norte, Montenegro e Sérvia) na área de fronteira entre a Albânia e Montenegro. É o maior lago do sul da Europa e dos Balcãs, pertencendo mais de metade a Montenegro. É alimentado principalmente pelo rio Morača (que nasce no interior do país, atravessa a cidade de Podgorica) que desagua no lago, bem como por nascentes calcárias subterrâneas e é drenado pelo Bojana, que flui do canto sudeste do lago (na Albânia). Encontra-se cercado por canaviais e montanhas, com uma área de superfície que oscila sazonalmente entre 370 km2 (no verão) e 500 km2 (no inverno), com comprimento médio de 44 km e profundidade média entre os 5 e 8 metros.
A parte montenegrina do lago e os terrenos em redor foram designados como parque nacional, sendo de grande importância ecológica contando por exemplo com mais de 270 espécies de pássaros e 40 espécies de peixe. É uma área de uma beleza espetacular.
Este era o último local desse dia pois iríamos pernoitar na capital Podgorica e o dia estava a declinar.








