
A Finlândia é um dos um países nórdicos fazendo fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste, com a Noruega ao norte e com a Estónia através do Golfo da Finlândia.

Finlândia, conhecida pela cultura da sauna (considerada Património Cultural Imaterial da UNESCO desde 2020), tem também ao dispor de qualquer viajante paisagens naturais de uma beleza fantástica conferidas pela sua geografia muito peculiar: milhares de ilhas (cerca de 180 000) e lagos (sendo o Saimaa, o 5º maior lago da Europa), florestas, pântanos e rios. A paisagem finlandesa é maioritariamente plana, apresentando algumas colinas e montes baixos sendo de referir o Halti, como o ponto mais alto do país (1328 metros de altitude) que se situa no extremo norte da Lapónia.
A Finlândia é também conhecida pelo sol da meia-noite (no ponto mais a norte da Finlândia o sol não se põe durante 73 dias) bem como pela aurora boreal (pode ser vista da província da Lapónia), uma vez que parte do país se situa a norte do Círculo Polar Ártico.
O QUE VER NA FINLÂNDIA
Helsínquia, a capital, localiza-se no sul do país, numa península no Golfo da Finlândia, contando também com várias ilhas e a ilha fortaleza de Suomenlinna. Helsínquia é uma cidade que oferece desde edifícios Arte Nova, a belos edifícios antigos, a catedrais ortodoxas, importantes museus, uma fortaleza do século XVIII e ainda arquitetura contemporânea única (utilizando madeira ou rocha natural). (roteiro: 2 dias )
Fortaleza de Suomenlinna (do séc. XVIII) – encontra-se localizada na ilha com o mesmo nome, à entrada do porto de Helsínquia. A forma de alcançar a ilha é de ferry que se apanha na zona da Praça do Mercado, no porto sul de Helsínquia. Na ilha pode apreciar vários locais como a fortaleza, a igreja, um museu, a visita ao submarino e aproveitar a tranquilidade do local e fazer um piquenique, passear ou ir à praia. (roteiro: 1/2 dia )
Porvoo, é uma pitoresca cidade medieval do séc. XIV. Situa- se na costa do sul da Finlândia, a cerca de 50 quilómetros a leste de Helsínquia. É a segunda cidade mais antiga da Finlândia depois de Turku, sendo considerada um dos mais bonitos povoados da Finlândia. É conhecida pelas casas de madeira pintadas de vermelho à beira rio, pelas ruas de paralelepípedos, pelos seus edifícios bem preservados dos séculos XVIII e XIX e pela catedral do século XV. (roteiro: 1/2 dia )
Kuopio – está localizada a sudeste do centro geográfico do país, numa zona caracterizada pela existência de inúmeros lagos e floresta. É a maior cidade da Finlândia Oriental (sendo a oitava mais populosa do país). É cercada pelo Lago Kallavesi (o décimo maior lago da Finlândia), e algumas partes da cidade foram construídas em ilhas. A cidade é essencialmente conhecida pela sua localização fabulosa, pela colina e torre de Puijo (oferece vistas deslumbrantes de 360 graus – para Koupio e para os lagos) que se situam nos seus arredores. (roteiro: 1/2 dia )
Tampere – é uma cidade que se situa (a cerca de 170 quilómetros ao norte de Helsínquia) na zona oeste da Finlândia. A cidade encontra-se rodeada por lagos bem como por montanhas. É a terceira cidade mais populosa da Finlândia. Foi oficialmente declarada a “Capital Mundial da Sauna”, por possuir a maior quantidade de saunas públicas do mundo. Tem alguns locais dignos de nota: a Praça Laukontori por se situar perto da água com duas pontes pedonais ; um cais com partidas de barcos para passeios ao longo do lago Pyhäjärvi; a Praça Central e a Catedral. Há inúmeras reservas naturais em Tampere. Pyynikki e Viikinsaari perto do centro da cidade são as mais conhecidas delas. Vale a pena a subida à Torre de Pyynikki, pois de lá obtém-se uma excelente vista da cidade, lagos e floresta. (roteiro – 1 dia )
Naantali – é uma cidade no sudoeste da Finlândia e fica situada a 14 quilómetros a oeste de Turku. Pela sua fantástica localização à beira mar, é escolhida por muitos, tendo-a tornado um dos centros turísticos mais importantes do país no verão. A encantadora cidade velha de Naantali e o seu mar cintilante tornaram-na famosa na Finlândia. É conhecida pelo seu ambiente descontraído, velhas casas de madeira coloridas, ruas sinuosas e a igreja, (2ª igreja medieval mais antiga da Finlândia).(roteiro: 1/2 dia )
Turku
A antiga capital do país, fica situada no sudoeste da Finlândia localizada na proximidade da foz do rio Aura, desenvolvendo-se a cidade nas duas margens do rio. É a mais antiga cidade finlandesa. Turku, é assim, uma cidade histórica com um castelo e uma catedral do século XIV. (1/2 dia)
Lapónia– região, no extremo norte da Finlândia, é conhecida turisticamente pelas paisagens selvagens do Ártico, por ser um local ideal para fazer ski, pela tradição de aí residir o Pai Natal e as suas renas, ( podendo gozar o Parque de Diversões e a aldeia do Pai Natal (a 2 quilómetros do aeroporto) o ano inteiro) ainda pelo sol da meia-noite e pela aurora boreal. Para poder apreciar estes 2 fenómenos (o sol da meia noite e a aurora boreal), Rovaniemi, a capital da Lapónia, é a melhor via de acesso ( avião – voos diários – de Hensíquia – Rovaniemi ou voos durante algumas épocas do ano – Londres- Rovaniemi ); comboio (noturno – para poupar uma dormida), autocarro ou carro (umas quantas horas de viagem) (roteiro – 2 dias)
UM POUCO DE HISTÓRIA
Nos sécs. IX e X, os territórios que correspondem à atual Finlândia eram pouco povoados e não tinham organização estatal tendo sido disputados entre os Vikings (a oeste) e os povos eslavos (a leste). O domínio sueco (Vikings) sobre a Finlândia prevaleceu desde o meados do século XII até 1809 contribuindo para o desenvolvimento económico e cultural da região.
Helsínquia foi fundada em 1550 pelo rei Gustavo I da Suécia e foram construídas várias fortificações militares, nomeadamente a fortaleza de Suomenlinna. Após a Guerra da Finlândia (1808-1809), entre a Suécia e o Império Russo, a Finlândia tornou-se um Grão Ducado autónomo ligado à Rússia por união pessoal ao Czar. Após a Revolução Russa de 1917 a deposição do Czar quebrou esta ligação, pelo que a Finlândia declarou a sua independência que foi reconhecida por Lenine.
Seguiu-se um período de Guerra Civil (janeiro a maio de 1918) entre as forças social democratas apoiadas pela recém formada URSS e as forças do senado conservador apoiadas militarmente pelo império alemão e pela Suécia. Os conservadores saíram vitoriosos tendo a Finlândia passado do controlo russo para o império alemão. Após a derrota da Alemanha na 1ª Guerra Mundial a Finlândia surgiu como uma república independente – República da Finlândia – em 1919.
Apesar do ataque da URSS em 1939 (Guerra de Inverno) e do desaire da 2ª Guerra Mundial, o país tem conseguido um desenvolvimento económico e cultural progressivo sendo atualmente um dos países com melhor nível de vida.
Finlândia, considerado um dos países mais felizes, merece uma visita!






