Finlândia – Porvoo – pequena cidade medieval

Pode-se chegar a Porvoo de barco, de autocarro ou carro. A 1ª vez que lá fomos, apanhámos o barco (viagem – cerca de 3 horas) em Helsínquia e regressámos de autocarro (viagem – cerca de 1 hora), mas desta vez como o plano da viagem incluía vários locais na Finlândia, alugámos carro e Porvoo foi a primeira paragem.

Quem decidir visitar Helsínquia reserve pelo menos uma manhã ou uma tarde para visitar Porvoo pois não se irá arrepender. É um local pitoresco. Nós adorámos ir de barco pois íamos apreciando a paisagem e observar a Finlândia da água é sempre uma surpresa diferente e mostra-nos a riqueza da natureza do país. É inspirador.

Porvoo, é uma cidade medieval do séc. XIV, fazendo dela uma das cidades mais antigas da Finlândia. Situa- se no delta do rio Porvoo (Porvoonjoki), na costa do sul da Finlândia, a cerca de 50 quilómetros de Helsínquia. É a segunda cidade mais antiga da Finlândia depois de Turku, sendo considerada um dos mais bonitos povoados da Finlândia.

A Cidade Velha de Porvoo é um destino turístico conhecido pelas casas de madeira pintadas de vermelho à beira rio, pelas ruas de paralelepípedos, pelos seus edifícios bem preservados dos séculos XVIII e XIX e pela catedral do século XV. A Cidade Velha, juntamente com o Vale do Rio Porvoo, é reconhecida histórica e culturalmente como uma das paisagens nacionais da Finlândia de maior beleza.

Se chegar de barco caminhe ao longo do rio até à ponte para daí apreciar melhor as pitorescas casas ao longo do rio

e ter uma perspetiva de Porvoo de fora para dentro. Depois dirija-se para a parte antiga e goze a tranquilidade daquele local – as suas ruas, sendo a Valikatu considerada como uma das 20 ruas mais bonitas do mundo, as casas de madeira,

a Praça

e a Catedral.

A Catedral, igreja evangélica luterana, de estilo gótico, foi originalmente feita de madeira remontando as partes mais antigas ao séc. XIII, tendo as primeiras paredes de pedra sido construídas entre 1410 e 1420 e sido acrescentada por volta de 1450. A igreja sofreu destruição por fogo inúmeras vezes. Em 2006, o telhado externo desabou devido a um incêndio tendo sido apenas reaberta em 2 de julho de 2008.

Não perca este local pequeno mas pitoresco!

Deixe um comentário