KUOPIO
O trajeto, que fizemos para nos dirigirmos para o local a visitar a seguir, foi por estradas tranquilas e descontraídas forçosamente, uma vez que eles são bastante rigorosos com a velocidade. Havia troços que de poucos em poucos quilómetros tinha a indicação da velocidade e mais adiante uma câmara para a registar.


Kuopio está localizada a sudeste do centro geográfico do país, numa zona caracterizada pela existência de inúmeros lagos e floresta. É a maior cidade da Finlândia Oriental (sendo a oitava mais populosa do país). É cercada pelo Lago Kallavesi (o décimo maior lago da Finlândia), e algumas partes da cidade foram construídas em ilhas.


As áreas urbanas da cidade são densamente povoadas tornando-a a segunda cidade mais densamente povoada da Finlândia. Kuopio (juntamente com Joensuu) é um dos principais centros urbanos, económicos e culturais da Finlândia oriental.
Kuopio é essencialmente conhecida pela sua localização fabulosa, à beira da margem do lago Kallavesi, das suas colinas cobertas de floresta, sendo de salientar a colina de Puijo e a torre com o mesmo nome.
Ter este cenário da janela do quarto é simplesmente deslumbrante! Sem nos apercebermos deixamo-nos contagiar pela tranquilidade do local e queremos muito começar a contactar mais de perto com ele.


Ainda conseguimos caminhar ao longo das margens do lago, dar um pulo ao Parque Snellman, espreitar a Igreja Luterana e depois jantar no restaurante Wanhasatama com um clima bastante cosy com vista para o lago.



Na manhã seguinte fomos, então, explorar o que a cidade tinha para oferecer.
A Praça do Mercado constitui, sem dúvida, o centro da cidade. Nessa praça podemos encontrar o edifício da Câmara Municipal, um Mercado ao ar livre,




o edifício do Mercado e uma Fonte em frente ao mesmo. É interessante entrar no mercado e sentir o espírito das pessoas dali.






Para além disso é de mencionar a Igreja Luterana construída numa colina,



inserida no Parque Snellman cujo nome honra J. V. Snellman, influente filósofo e estadista finlandês (do séc. XIX), que termina junto ao lago. A igreja, fundada em 1550, passou pela construção de uma nova em pedra (em 1805) tendo sido consagrada em 1816. Tem sido renovada algumas vezes desde aí (em 1961 e 2015).



Pelo facto de se situar num local aprazível e tranquilo e possuir um clima ameno, devido à presença da água dos muitos lagos que a rodeiam, Kuopio apresenta um clima notavelmente favorável em relação à sua latitude, chegando a ter temperaturas semelhantes a outras localidades situadas mais a sul. É por isso um dos municípios finlandeses com maior número de casas de férias.
Perto de Kuopio visitámos a Torre Puijo ( uma torre de observação) a qual tem 75 metros de altura e situa-se no topo da colina Puijo em Kuopio. Inaugurada em 1963 a torre oferece vistas deslumbrantes de 360 graus – para Kuopio e arredores. Foi a primeira torre construída com restaurante giratório com capacidade para 100 pessoas, nos países nórdicos.



A Torre representa paragem obrigatória para qualquer viajante pois ela oferece uma ampla e fabulosa vista – para a cidade de Kuopio, lagos, ilhas e floresta.

É uma sensação maravilhosa a de se poder tomar um simples café e termos aquela paisagem como pano de fundo: um autêntico mosaico de lagos azuis, ilhas verdes e ainda uma grande floresta primitiva.


A colina de Puijo com 150 metros de altura tem duas pistas de ski, uma das quais para iniciantes, sendo anualmente palco de competições.
São locais que hão-de fazer sempre parte das nossas memórias de terras finlandesas!


