
Tampere é uma cidade que se situa (a cerca de 170 quilómetros ao norte de Helsínquia) na zona oeste da Finlândia. Está cercada pelos lagos, Näsijärvi e Pyhäjärvi e Iidesjärvi (mais pequeno), havendo, para além disso, mais 180 lagos (com mais de 10.000 m2) e lagoas, na cidade, representando tudo isso 24% da área total da cidade.
http://www.world-guides.com/europe/finland/pirkanmaa/tampere/tampere_maps.html
A cidade encontra-se rodeada por lagos e também por uma paisagem montanhosa, sendo de referir as reservas naturais de Pyynikki e Viikinsaari. É a terceira cidade mais populosa da Finlândia. Foi oficialmente declarada a “Capital Mundial da Sauna”, por possuir a maior quantidade de saunas públicas do mundo. É também uma cidade com um centro de tecnologia de ponta, pesquisa, educação, cultura, desportos e negócios.
ROTEIRO – 1 DIA
TARDE – TAMPERE
Ficámos alojados no Hotel Scandic Rosendahl, edifício moderno de vidro e tijolo com uma localização fabulosa – à beira do Lago Pyhäjärvia, ficando a cerca de 2 a 3 km do centro da cidade.

Pode-se usar o transporte do hotel ou começar logo a gozar o parque Pyynikki, caminhando através dele até atingir as ruas da cidade. Aí vira-se à direita e caminha-se ao longo da rua Satamakatu. A meio, quer se olhe para a esquerda ou para a direita, vemos um parque – o parque Hämeenpuisto, que constatámos que se estende por cerca de 1.3 km tendo início relativamente perto da margem do Lago Pyhäjärvi (num dos lados) terminando perto do Lago Näsijärvi no outro.
Fazendo a rua Satamakatu até ao fim alcançamos a Praça Laukontori. Essa praça tem alguns restaurantes virados para a água e é também donde saem barcos para fazer um passeio ao longo do lago Pyhäjärvi.

Não perca caminhar ao longo das pontes pedonais para obter vistas interessantes para algumas partes da cidade, embelezadas pela presença da água.
Após estes momentos queríamos também alcançar o coração da cidade – a Praça Central


que se situa na costa oeste do lago Tammerkoski, perto da ponte Hämeensilta.
Por ali é-nos dado ver o edifício do Teatro, alguns edifícios Arte Nova, uma Fonte que é ponto de encontro por se encontrar no centro. Perto daí localiza-se também a Câmara Municipal.



Caminhando depois ao longo da rua Alekxis Kiven katu, cruzando a rua mais longa do centro da cidade, Satakunnankatu, alcançamos a Área Finlayson – um bairro, no centro da cidade, residencial e industrial, onde havia uma antiga fábrica de algodão e também alguns monumentos como Palácios e uma Igreja.


Se retomarmos a rua Satakunnankatu e passarmos na Ponte Satakunnansilta, passado três ruas, atingimos a Catedral de Tampere (Tuomiokirkonkatu 3), a qual é considerada a mais bonita igreja da Finlândia. Ela tem um estilo menos opulento que as catedrais do resto da Europa. Toda construída em pedra e com um interior bem simples, mantém, no entanto, as linhas das principais catedrais da Finlândia.


MANHÃ – PARQUE E TORRE DE OBSERVAÇÃO PYYNIKKI
Existem inúmeras reservas naturais em Tampere. Pyynikki e Viikinsaari perto do centro da cidade são as mais conhecidas delas.
Pyynikki, que foi formada pela ação do gelo e do mar há mais de 10.000 anos, é a crista de cascalho mais alta do mundo. Essa zona tem um parque e uma torre de observação.


Tendo tempo é muito agradável fazer uma caminhada no parque e ao mesmo tempo apreciar a paisagem e é imperdível a subida à Torre de Pyynikki, pois de lá obtém-se uma excelente vista da cidade, lagos e floresta.




Mas o tempo escasseava e outras maravilhas finlandesas aguardavam-nos!





