Finlândia – Naantali e Turku

NAANTALI

Naantali é uma cidade no sudoeste da Finlândia e fica situada a 14 quilómetros a oeste de Turku. Pela sua fantástica localização à beira mar, é escolhida por muitos, tendo-a tornado um dos centros turísticos mais importantes do país no verão. Apesar da cidade abranger uma área de cerca de 312 km2, a maior parte está localizada em ilhas (as quais se encontram essencialmente cobertas por florestas e terras agrícolas), vivendo a maior parte da população na área continental.

O nome, desta pequena cidade colorida e pitoresca, provém da fundação de um convento (no séc. XV) numa pequena aldeia – Vallis Gratie – Vale da Misericórdia, cujo nome remonta ao tempo em que o povo sueco vivia em terras finlandesas, Nadhendaal e em finlandês Naantali.

A encantadora cidade velha de Naantali e o seu mar cintilante tornaram-na famosa na Finlândia. É conhecida pelo seu ambiente descontraído, velhas casas de madeira coloridas (sendo que todas elas têm nome próprio),

ruas sinuosas e a igreja. Ela é um dos ícones de Naantali e é a segunda igreja medieval mais antiga da Finlândia.

A igreja, de pedra branca, terminada em 1462 fazendo parte íntegra do convento, é o único edifício que resta, com uma localização privilegiada, à beira da água, pois diz-se que de acordo com a visão de Santa Brígida, a igreja deveria ficar situada de maneira que houvesse um lampejo de água tranquila. A magnífica torre barroca, que é parte integrante da silhueta de Naantali, foi concluída em 1797. A igreja sofreu alguns restauros entre 2010- 2012.

Quando se chega a Naantali sentimo-nos desde logo contagiados por uma atmosfera indescritível : A cidade parece uma tela colorida pelos tons das casas, pelo azul da água, pelas diferentes tonalidades dos barcos, rematando o cenário com a cúpula da igreja.

A sensação que se tem quando nos apercebemos do local onde nos encontramos, é que não vamos querer sair dali: respira-se tranquilidade, bem-estar!

É fabuloso percorrer aquelas ruas tranquilas, repletas de casas de madeira, cada uma com a sua cor e com muitas flores, formando um conjunto harmonioso;

a aproximação da água donde logo se vislumbra uma imensidão de barcos

e a cúpula da igreja, afirmando-se no horizonte. E para bem melhor gozar o panorama almoçámos no restaurante Snickari virado para o cais. Não perca!

Naantali é um local contagiante do qual não apetece arredar pé!

TURKU

Turku, é uma cidade e a antiga capital (até 1812, quando o czar Alexandre I decidiu mudar a capital para Helsínquia) que fica situada no sudoeste da Finlândia localizada na proximidade da foz do rio Aura, desenvolvendo-se a cidade nas duas margens do rio (havendo 9 pontes na cidade). É a mais antiga cidade finlandesa, fundada no século XIII, sendo na atualidade a sexta maior cidade da Finlândia e a terceira maior região. A região onde se situa Turku era originalmente designada Suomi (Finlândia), vindo-se a tornar mais tarde no nome do país. Turku, é assim, uma cidade histórica com um castelo (começado a construir no final do século XIII e concluído em meados do século XVI) e uma catedral do século XIV.

Como seria Turku se tivesse continuado a ser a capital?

Deixe um comentário