Ilha de BRAČ – uma jóia croata

Brač  é uma ilha de pedra branca que fica no Mar Adriático em frente à cidade de Split. Possui cerca de 396 quilómetros quadrados (aproximadamente 40 quilómetros de comprimento por 15 de largura máxima), sendo a terceira maior do mar Adriático e a maior da região da Dalmácia. É uma ilha famosa pelas praias paradisíacas de seixos brancos, por ser um local onde se pode praticar windsurf e desportos aquáticos, por apresentar ainda vilarejos interessantes como Supetar (ao norte) e Bol (ao sul) e bons restaurantes.

Devido à sua originalidade e beleza a praia de Zlatni Rat (perto de Bol)

é dos mais famosos símbolos do turismo croata! Tem sido regularmente listada como uma das melhores praias da Europa.

A ilha pode ser alcançada de avião (o aeroporto de Brač é o maior aeroporto de todas as ilhas ao redor de Split) durante os meses de verão ou de ferry, partindo de Split ou Makarska.

Fizemos o trajeto para a ilha de barco (ferry) numa viagem de poucos minutos, durante o qual os nossos olhares se prendem entre Split e Brač.

Dedique pelo menos uma manhã ou uma tarde para explorar a ilha. Se tiver alugado carro, como nós, é só decidir como organizar a volta.

Se quiser gozar o encanto e tranquilidade da ilha e fazer disso as suas férias não se irá arrepender!

A cidade principal, Supetar, recebe ferries de Split com regularidade e é também conhecida pelas boas praias.

Marina Vlaska é uma delícia, tanto de longe como de perto. Dedicámos algum tempo à cidade de Supetar tendo visitado a Igreja de São Pedro. É um local descontraído.

Depois queríamos muito fazer um percurso pela ilha para contactar com os locais mais emblemáticos. Eram eles: a montanha Vidova Gora, a cidade de Bol, o Cabo Dourado (ou Zlatni Rat), e as paisagens deslumbrantes oferecidas de diversos pontos da ilha.

montanha Vidova Gora ou Monte de São Vito, deve o seu nome a uma pequena igreja em honra a este santo, construída no séc. XIII ou XIV, da qual só restam ruínas. Vidova Gora constitui o pico mais alto da ilha, com seus 778 metros de altura, tornando Brač a mais alta de todas as ilhas do Adriático. Vidova Gora está situada acima da cidade portuária de Bol, permitindo vistas deslumbrantes para esta cidade, para o Cabo Dourado e para o mar, assim como para outras ilhas da Dalmácia (Hvar, Korčula, Vis, Biševo e Jabuka) e para Split.

Bol situa-se no sul da ilha, 2 quilómetros a oeste da famosa língua de areia, a qual é conhecida pela sua praia mais popular – Zlatni Rat (Cabo Dourado). A cidade em si é um destino turístico popular, conhecido pelos seus bares e restaurantes à beira do porto e pelas condições de windsurf.

Cabo Dourado, preservado na categoria de paisagem protegida desde 1965, representa mais de 12 hectares, com 400 metros de comprimento e é feito de seixos que as torrentes trouxeram de Vidova Gora e que o mar cobriu de areia fina. Tem a forma de uma língua bem projetada no mar. A forma da ponta muda constantemente de forma e direção, dependendo das correntes marítimas. Nalguns casos, a ponta muda completamente para um lado e junta-se à costa, resultando na formação de um pequeno lago no meio. Os veraneantes deliciam-se nas águas da praia Zlatni Rat.

Após este passeio maravilhoso pela Ilha de Brač regressámos a Split de ferry e fomos jantar à pitoresca cidade de Trogir.

Quando decidir visitar a Croácia não perca a hipótese de conhecer a Ilha de Brač !

Deixe um comentário