


Riquewihr, Ribeauvillé e Kayserberg são vilarejos históricos e pitorescos com construções medievais. Estão localizados no meio da rota do Vinho da Alsácia, um pouco a norte de Colmar. Dedique algumas horas a cada um destes 3 locais descontraídos.
RIQUEWIHR


Riquewihr é uma jóia medieval cercada por vinhedos e uma das cidades mais visitadas da Alsácia. Fica a cerca de 15 Km de Colmar ( a 5 km de Ribeauvillé ; a cerca de 9 km de Kayserberg) e a 70 Km de Estrasburgo. A sua economia é baseada na produção vinícola e no turismo. Foi agraciada com o título das mais belas aldeias de França (plus beaux villages de France) visando promover o turismo.
Há séculos que Riquewihr combinando a sua fantástica arquitetura com vinhos de elevada qualidade, recebeu o título de “Pérola do Vinhedo” da Alsácia.
A cidade medieval (bem preservada), em si, tem poucas ruas, mas todas elas estão repletas de encanto com as suas casas de estilo enxaimel adornadas com flores. Em redor de Riquewihr delicie-se com a paisagem de vinhas que vem completar o quadro fabuloso com o seu verde. O portão alto da cidade, Dolder, (do final do século XIII) com os seus 25 metros de altura, serviu como torre defensiva, torre de vigia e campanário, foi e continua a ser o emblema da cidade. A torre abriga um museu desde 1911, do topo da qual se pode desfrutar de uma vista notável dos telhados da cidade e da planície da Alsácia.


A atual Câmara Municipal, em estilo neoclássico construída em 1809, possui uma passagem estreita, que atravessa o prédio imponente, recorda a função do antigo portão fortificado, tanto defensivo como principal acesso à cidade. Uma fonte decora também este setor da cidade.


O ponto de partida para gozar este vilarejo pode ser o Hotel de Ville (Câmara Municipal), seguindo pela Rue du General de Gaulle, a principal da vila. Mais adiante está a Place des Trois Églises e, mais à frente, o Dolder.
Uma das vezes da nossa visita pela Alsácia pernoitámos em Riquewihr no Hotel Best Western Le Schoenenbourg junto a vinhas, de modo que começámos logo a usufruir de uma paisagem descontraída e bem característica da Alsácia.
Riquewhir é um local muito agradável onde apetece gozar cada cantinho, passando isso por calcorrear as ruas, entre elas a Rue du Général de Gaulle (a principal),


e apreciar a beleza das suas casas de estilo enxaimel de diversas cores, todas elas preservadas e repletas de flores, de entrar nas lojas de souvenirs, por fazer uma refeição num dos muitos restaurantes, por provar um bretzel numa das pastelarias …


Goze bem esta pedra preciosa da Alsácia!
RIBEAUVILLÉ


A cidade está localizada a cerca de 17 km (25 min) de Colmar e 65 km (45 min) de Estrasburgo. Encontra-se no sopé das montanhas de Vosges. Localizada no meio dos vinhedos da Alsácia é o lar de muitos viticultores.



Esta cidade, como outra qualquer da Rota dos Vinhos da Alsácia, é encantadora. Ribeauvillé teve 3 castelos fortificados medievais (Saint-Ulrich – o mais antigo e o mais importante, Girsberg e Haut-Ribeaupierre – localizado no ponto mais alto), cujas ruínas ainda hoje dominam majestosamente a cidade (incluindo a “Tour des Bouchers”do século XIII, reconstruída no século XVIII) e as colinas circundantes. Todos os três castelos são acessíveis através de um trilho na encosta da montanha.
Situada entre vinhedos e montanhas, na cidade não circulam carros. A Grand’Rue e os seus bairros pitorescos medievais, alinhados com casas abundantemente floridas (do século XV ao XVIII) pontilhados com praças adornadas com fontes de estilo renascentista, fazem a delícia de qualquer viajante. Na bela arquitetura das ruelas medievais realcem-se as duas igrejas antigas, de São Gregório e de Santo Agostinho, ambas belas construções góticas,


o Hotel de Ville (edifício do séc. XVIII) e essencialmente a Tour des Bouchers.


Desfrute de momentos descontraídos em terras alsacianas!
KAYSERBERG
Kaysersberg, cujo significado é montanha do imperador, está localizada a 14 km de Colmar, na encosta oriental dos Vosges, o que lhe dá um encanto especial com o seu castelo (imperial construído entre os séculos XIII e XVI) lá no topo. Encontra-se cercada de vinhedos.


É um local descontraído com casas típicas interessantes, muitas flores e um riacho que lhe confere um ar bucólico pelo som da água a correr entre pedrinhas.

Não sendo um local muito grande está tudo mais ou menos concentrado na rua principal, a General de Gaulle,


onde se encontra o Hotel de Ville, a igreja e a ponte, entre outros edifícios,


destacando-se a casa do mais famoso morador da região e Prémio Nobel Albert Schwitzer.


Demos uma volta completa na cidade, tendo passando por vários bares, hotéis, lojas e restaurantes, tendo acabado por jantar num deles. Foi muito interessante pelo espaço e pelas iguarias.
Percorrer a Rota dos Vinhos da Alsácia é ir descobrindo pequenas cidades com características semelhantes mas todas elas dignas da nossa visita! Não hesite!