Sófia – uma capital à sua espera!

Sofia é a capital da Bulgária desde 1879, sendo também a sua maior cidade. Sófia está localizada na parte ocidental do país, na Planície de Sófia e nas encostas mais baixas do Monte Vitosha. A altitude média da cidade é de 550 metros acima do nível do mar, tendo um clima continental moderado.

Está localizada numa encruzilhada estratégica sendo “ponto de passagem” de várias rotas oferecendo o aeroporto de Sófia também ligações convenientes para todas as principais cidades europeias. Há também boas ligações, internas, ferroviárias e rodoviárias que permitem chegar a todos os destinos do país.

Fundada há milhares de anos, hoje a cidade continua a desenvolver-se como o centro cultural e económico do país. Os edifícios da era romana, medieval e otomana dão uma ideia das origens antigas da cidade.

Fora do centro da cidade, Sófia possui zonas residenciais divididas por áreas atraentes de parques verdes tendo sempre a presença do monte Vitosha como pano de fundo.

1. COMO CHEGAR A SÓFIA
2.PONTOS DE INTERESSE
3. ROTEIRO
1 DIA A 2 DIAS – para conhecer os principais locais de interesse
OU 3 DIAS – se quiser dedicar algum tempo a museus
4. RESTAURAÇÃO
5. ALOJAMENTO

1. COMO CHEGAR A SÓFIA

Partindo de Lisboa pode fazer um voo com escala em Frankfurt ou Munique e depois um outro para Sófia. Conte com umas 6 a 8 horas para isso, considerando também que em Sófia são 2 horas mais tarde do que em Lisboa.

2. PONTOS DE INTERESSE

Sófia é uma cidade fácil de explorar a pé, pelo facto de ser plana e os locais de interesse se situarem numa área não muito extensa. No entanto, se necessitar de se deslocar para fora do centro pode sempre utilizar o táxi pois são numerosos e baratos ou ainda o metro. (O sistema de metro consiste em 3 linhas que atravessam o centro da cidade desde o este ao oeste, norte e sul).

Há vários locais imperdíveis:

O Boulevard Vitosha – a principal artéria da Sófia moderna, repleta de restaurantes e lojas (de marcas nacionais e internacionais) permanentemente agitada, representa pelas suas características um ponto de encontro. É um must! Algo nunca visto!

A Igreja de Santa Nedelya – situada no final do Boulevard Vitosha (perto da Praça de Santa Nedelya e Praça Nezavisimost) – tem formas arredondadas, bem típicas das igrejas ortodoxas e frescos interessantes. (Para fotografar tem que pagar 5 Lev).

A igreja foi alvo de um terrível atentado bombista em 1925 e ficou quase completamente destruída. Este ocorreu durante um serviço fúnebre e destinava-se a matar o Tsar Boris III. (O ataque aconteceu, na realidade, tendo vitimado 150 pessoas e ferido outras 500, matou os principais líderes políticos e militares de Sófia, mas o principal alvo que era o Tsar Boris III não sofreu sequer arranhões, pois conta-se que ele se atrasou e chegou já depois da explosão).

Ruínas de Serdika – Esta estação de metro de Sófia esconde uma das principais ruínas da Época Romana as quais só foram descobertas no ano 2000. Elas ocupam uma boa parte da área daquilo que foi um anfiteatro romano.

Praça Santa Nedelya – pode-se considerar o marco zero da cidade pois a esse nível encontramos uma Igreja Ortodoxa, uma Mesquita Islâmica, uma Sinagoga Judia e uma Igreja Católica.

Praça Nezavisimost – fica localizada perto do prédio que era sede do antigo partido comunista e de vários templos religiosos de denominações diferentes.

Prédio do Partido – excelente mostra da arquitetura do período estalinista.

Estátua/Monumento a Santa Sófiaé uma estátua grande – da santa padroeira da cidade – erigida, na encruzilhada mais movimentada da cidade, em 2000, no local onde estava uma estátua de Lenine, para ser o símbolo milenar da cidade. Significando Sófia “sabedoria divina” a estátua da santa faz jus a isso pois tem uma coruja no braço esquerdo, animal que também é o símbolo da sabedoria.

A Igreja de Santa Petka Samardzhiska– é uma pequena capela com reflexo de várias influências, cujas pinturas no interior  e obras sacras são interessantes.

Mesquita Banya Bashi A mesquita Banya Bashi foi erguida em 1571 por cima de termas naturais. A capital búlgara é conhecida pelas suas fontes de água mineral e no lado de fora dessa construção há nascentes.

Banho Público de Sofia – O edifício tem umas linhas muito interessantes mas hoje em dia ele já não funciona mais enquanto tal (funcionou até 1986). Neste momento alberga o Museu de História de Sófia. Na frente do edifício ainda existe uma pequena fonte com uma torneira de água termal.

Mercado Central de Sófia – O Mercado de Sófia fica num edifício de 1909  e nos seus dois andares há lojas que vendem produtos locais.

Sinagoga de Sófia – é uma das maiores sinagogas do leste europeu. Foi acabada em 1909.  Funciona como Museu de História dos Judeus na Bulgária.

Igreja de São Jorge(Situa-se na chamada Rotunda de São Jorge) – com os seus tijolos vermelhos e bem conservada é a construção mais antiga de Sófia ainda de pé.  Foi construída no começo do século IV na época do imperador Constantino onde antes da rotunda funcionavam banhos romanos. Está localizada no centro do Hotel Sheraton e do prédio da Presidência (Palácio Presidencial), e próxima das ruas mais modernas da cidade. Começou por ser um lugar de ritual usado pelos romanos, depois igreja, na época de dominação otomana foi  uma mesquita e finalmente voltou a ser uma igreja na mão dos búlgaros.

Palácio Presidencial – é facilmente identificável porque tem sempre guardas na parte da frente (que de hora à hora fazem o render da guarda, não com a pompa e circunstância da guarda londrina).

Igreja de Alexander Nevsky – é uma catedral ortodoxa. É um dos principais símbolos de Sófia pela majestosa arquitetura e pela decoração da fachada em estilo neo-bizantino. Erguida no início do séc. XX, ela tem uma cúpula no centro com 45 metros de altura, janelas e torres em formato de arco e belíssimos vitrais, lustres e murais no interior. Situa-se no centro de cidade e muito próxima de outros pontos de interesse. A entrada é gratuita, mas para tirar fotos é necessário pagar. Ela é uma das maiores do mundo podendo acolher cerca de 10 mil pessoas.  

Igreja de Santa Sófia – fica próxima da Catedral e também vale a pena ser visitada. É a mais antiga igreja de Sófia e tem enorme relevância por causa do seu histórico: foi construída no séc. VI  e após a invasão turca foi utilizada como mesquita. No século XIX, um terramoto destruiu parte da estrutura e ela deixou de ser um centro islâmico. Após a reforma, estabeleceu-se como igreja ortodoxa.

Igreja Russa– foi construída a pedido de um diplomata russo, que achava que as igrejas búlgaras não era ortodoxas o suficiente e por isso ele temia pela sua salvação, então mandou construir uma nos moldes das igrejas russas e escolheu São Nicolau como santo padroeiro. A igreja por dentro é pequenina, tendo o teto coberto de imagens. É linda! Não é permitido fotos no interior.

Teatro Nacional Ivan Vazov – construído em 1907 e marcado pelo sumptuoso estilo neoclássico, representa um atrativo emblemático da capital búlgara. É um edifício inspirado no Neoclassicismo de Viena (construído por arquitetos vienenses) cujas torres (2) fazem lembrar um pouco alguns prédios de Viena. Tem a figura de um anjo dourado. Fica em frente ao jardim da cidade e perto da Catedral Alexander Nevsky e de charmosos bares e cafetarias. O teatro tem mais de 1000 lugares.

3. ROTEIRO

FIM DE TARDE

Tendo chegado a Sófia ao fim do dia e escolhido um hotel com uma localização privilegiada, no início do Boulevard Vitosha, ao nível do Palácio Nacional da Cultura, após o ato de check-in, começámos logo a contactar com a mais famosa avenida da capital da Bulgária – Boulevard Vitosha. É indescritível a animação e atmosfera que se vivia por ali num fim de tarde que ainda se tornou mais esplendoroso pela iluminação que começava a abrilhantar mais esse local! Nunca tínhamos visto um local com tantas esplanadas e restaurantes. Se nos virarmos para trás temos como paisagem o Monte Vitosha. Fomos andando e gozando o Boulevard Vitosha e quase no fim temos o Palácio da Justiça à esquerda e um pouco mais adiante a fantástica Igreja Santa Nedelya,

já enriquecida pela iluminação do fim do dia! Depois de termos gozado momentos únicos, queríamos contactar com iguarias búlgaras num desses locais. Apesar da pesquisa feita no Tripadvisor, gostamos sempre de perguntar na receção do hotel. Pautámo-nos pelo conselho da rececionista. Ficámos maravilhados com o espaço, com as iguarias e com o preço da refeição (sendo que em Sófia, é mais caro que noutros lugares quaisquer, na Bulgária).

MANHÃ E TARDE

Iniciámos o nosso dia no Boulevard Vitosha para observar de novo o mesmo mas com outras cores e ambiente diferente. Começámos por observar a oferta de lojas – tanto marcas nacionais, incluindo de souvenirs com uma oferta riquíssima de peças búlgaras, bem como internacionais.

Depois disso estava na hora de começar a enriquecer os nossos olhares com o Palácio da Justiça e com a Igreja Nedelya

cujo interior está repleto de frescos magníficos. Prosseguindo por diante começamos a ver as Ruínas de Serdika e imediatamente a seguir a Igreja de Santa Petka Samardzhiska e do lado esquerdo a Estátua de Santa Sófia e a Igreja Católica de São José. Momentos de muitos cliques pois para além dos locais já mencionados há a referir ainda uma série deles interessantes: a Mesquita, o Mercado, a Sinagoga e o Banho Público.

Explorada esta zona é só dirigir o seu olhar para o lado direito e ao fundo dará de caras com a Praça Nezavisimost na qual se situa o Prédio do Partido. Vá até lá e do lado direito fica o Palácio Presidencial. Penetrando nele verá a Rotunda/ Igreja de São Jorge. Após tantos momentos ricos estava na hora de reconfortar o estômago, não sem antes ainda, vermos a Igreja Russa. Em frente à igreja havia um restaurante russo e como já tínhamos saudades de iguarias desse país, optámos por almoçar aí. O espaço em si é deslumbrante e com vista para a igreja russa. As iguarias também corresponderam ao esperado!

Faltava ver um dos ícones mais relevantes de Sófia: a Catedral de Alexander Nevsky com as suas famosas cúpulas douradas visíveis de alguns pontos da cidade. O seu exterior é mais rico do que o interior, no entanto como a entrada não é paga, vale a pena dar uma olhada. (Se tiver tempo veja o edifício de Ópera e Ballet bem como o Anfiteatro de Serdika – que agora é parte do Hotel Arena Serdika). Não muito longe da Catedral situa-se o famoso Teatro Nacional Ivan Vazov.

Faltava ver um dos ícones mais relevantes de Sófia: a Catedral de Alexander Nevsky com as suas famosas cúpulas douradas visíveis de alguns pontos da cidade. O seu exterior é mais rico do que o interior, no entanto como a entrada não é paga, vale a pena dar uma olhada. (Se tiver tempo veja o edifício de Ópera e Ballet bem como o Anfiteatro de Serdika – que agora é parte do Hotel Arena Serdika, pois não ficam muito distantes da catedral).

Não muito longe da Catedral situa-se o famoso Teatro Nacional Ivan Vazov. É um edifício imponente ganhando uma maior projeção ainda pelas fontes em frente a ele e pelo parque. É um local de encontro pois toda a envolvência convida a isso.

Depois de termos ficado com uma boa noção de Sófia, queríamos continuar a descobrir mais um pouco da forma de estar do povo búlgaro.

Tendo seguido a sugestão do rececionista do hotel quanto a restaurantes, ele sugeriu-nos um que segundo ele era um verdadeiramente típico da Bulgária. Fomos, então, jantar ao restaurante Chevermeto: um espaço requintado com música e dança ao vivo!

Como Sófia tinha sido o primeiro local a visitar na Bulgária, aí íamos “de armas e bagagens” prontos a continuar a desbravar as maravilhas búlgaras!

4. RESTAURAÇÃO

Boulevard Vitosha Restaurante Shtastlivetza – nº27 – com esplanada e espaço interior lindíssimo
Restaurante Pizza Palace, nº 34- com esplanada e
espaço interior
Boulevard Tsar Osvoboditel, nº 10 Restaurante russo – Arbat – espaço interessantíssimo – em frente à Igreja Russa
Cadeia de restaurantes Happy– Bar & Grill
Boulevard Bulgaria, nº 1– NDK -Pronoto ( a cerca de 150 m da Igreja de Alexander Nevski)Restaurante Chevermeto – espaço muito interessante com música e dança ao vivo- tipicamente búlgaro

5. ALOJAMENTO

Vitosha BoulevardRosslyn Central Park Hotel Sófia

One thought on “Sófia – uma capital à sua espera!

Deixe um comentário