Nessebar e Sozopol – pérolas do Mar Negro

Sozopol e Nessebar – património cultural reconhecido pela UNESCO – são dois locais famosos pela combinação de bela natureza costeira e marcos históricos. Ambas as cidades têm milhares de anos de história e atraem um fluxo constante de turistas de verão.

A costa búlgara do Mar Negro começou a ser povoada há milhares de anos, oferecendo duas vertentes distintas no presente: um precioso património histórico em muitas cidades costeiras da Bulgária e resorts – uma ótima oportunidade para diversificar as férias e sentir a atmosfera dos tempos antigos. Entre os locais de interesse mais populares são as Old Towns de Nessebar e a de Sozopol. Dedique pelo menos uma manhã ou uma tarde a cada uma delas.

NESSEBAR  

Nessebar (também conhecida como  Nesebar ou Nesebur) foi fundada há quase 3.000 anos. A cidade velha conta a história do povo que viveu nessas terras. Foi declarada reserva arquitetónica e devido à abundância de construções históricas foi incluída, em 1983, na Lista do Património Mundial da UNESCO. A parte antiga da cidade está situada na península, a qual outrora era uma ilha (pequena faixa de terreno com 850 m de comprimento e 350 m de largura), que foi ligada ao continente por um estreito istmo. Ao longo dos séculos, quase um terço da cidade velha desapareceu no mar, no entanto, hoje ainda há partes da sua parede de fortificação que permanecem de pé. A rica história de Nessebar e a bela mistura do moderno e do antigo torna-a um dos lugares mais românticos e extremamente popular no Mar Negro.

Após ter passado no istmo de acesso à old town, vire à esquerda e estacione o carro num dos parques fora da zona antiga. A partir daí comece a gozar: a baía de Nessebar, a fortaleza e a zona antiga.

Caminhando ao longo da marginal temos um moinho num plano superior dum lado e do outro a Estátua de Saint Nicholas. Sem nos apercebermos e porque a paisagem é um deleite, os cliques são mais que muitos!

A zona antiga com ruelas em paralelepípedos conduz os nossos olhares para uma panóplia de opções: lojas de souvenirs, casas típicas em madeira, umas termas bizantinas, um anfiteatro, restaurantes e uma imensidão de igrejas e alguns museus. Vá circulando ao longo das ruelas e vá apreciando tudo o que vai encontrando no trajeto. No início da zona antiga tem logo um posto de turismo onde pode obter uma planta da old town, para ter mais a noção dos locais por onde vai passando.

Se for amante de espaços religiosos tem muito para explorar, havendo pelo menos 2 que prendem a nossa atenção: A Old Metropolitan Church (Igreja Metropolitana Antiga) pela sua localização, por toda a sua envolvência e utilização (peças teatrais e concertos). Embora esteja em ruínas, ela continua a ser o ponto fulcral da zona antiga.

Ela constitui a maior e mais antiga das igrejas de Nessebar, remontando a sua construção ao séc. V.. Apenas parte das suas paredes subsistem: uma arcada de tijolo e pedra de duas camadas culmina numa grande abside central que agora é um ponto de encontro popular. Nesse dia fomos contemplados com uma exposição de pintura que coloria ainda mais esse espaço. A outra que chama particularmente a atenção é a Igreja de S. João “Aliturgitos”. Apesar de estar também em ruínas enriquece-a o facto da sua localização privilegiada: à beira do Mar Negro, oferecendo a janela virada para o Este vistas surpreendentes para essa zona.

Entre no espírito e goze esse local o melhor possível!

SOZOPOL

Sozopol é uma das cidades mais antigas (os primeiros vestígios de ocupação remontam à Idade do Bronze) da costa sul do Mar Negro búlgaro (localizada a 35 km ao sul da cidade de Burgas).

(Estando por essa bandas dê um giro por Burgas pois é a cidade mais importante da zona. Caminhe ao longo da rua pedonal repleta de lojas e restaurantes, no fim da qual se atinge o Mar Negro. Faça a marginal e se tiver tempo desça até à praia, podendo também fazer o pontão até ao fim, no qual existe um café. Desfrute da paisagem oferecida! É um local descontraído!)

A cidade estabeleceu-se como um centro comercial e naval nos séculos seguintes e tornou-se uma das maiores e mais ricas colónias gregas da região do Mar Negro. A cidade-estado (denominada Apolloniya) teve um rápido crescimento durante os primeiros séculos de sua existência. No século V a.C., enormes muros de fortaleza foram construídos para proteger os seus monumentais edifícios públicos. No século V, a cidade foi novamente fortificada por novas muralhas de proteção, as quais permanecem até aos dias atuais e podem ser vistas no extremo sudeste da península. (Quando o cristianismo foi aceite como a religião oficial do Estado, Apolloniya foi rebatizada de Sozopolis, de acordo com o novo dogma cristão). Sozopol foi, em determinada altura, uma importante diocese (com mais de 20 igrejas ortodoxas e 5 mosteiros).

A antiga cidade histórica e porco de pesca de Sozopol estão localizados numa baía panorâmica na costa búlgara, constituindo um dos resorts mais populares à beira do Mar Negro.

Hoje Sozopol está dividida em: Old town e New town (cidade antiga e cidade moderna).

A Cidade Antiga é conhecida pela sua atmosfera romântica conservando o espírito de eras passadas, através das suas ruas estreitas e sinuosas de paralelepípedos e pelas suas casas antigas de pedra e madeira (características da arquitetura do Mar Negro do período do Renascimento) de uma beleza peculiar. Algumas dessas casas são pequenos restaurantes empoleirados nas falésias costeiras oferecendo, assim, uma vista magnífica. Ainda se podem observar restos de alguns templos incluindo a basílica medieval. Nas imediações existe também a pequena Capela de São Constantino e Helena. Mantém também parte das antigas fortificações (construídas entre os sécs. IV e XIV ) na zona sul da parte antiga.

A cidade antiga de Sozopol foi declarada reserva-museu em 1974. (A reserva inclui mais de 180 residências, construídas a partir de meados do século XVIII até o início do século XIX). A old town de Sozopol e as relíquias de São João Batista foram eleitas as mais importantes “Maravilhas da Bulgária” em 2011.

A parte moderna de Sozopol está repleta de hotéis, restaurantes com uma oferta espetacular tanto a nível de iguarias como de paisagem e outras diversões agradáveis.

Existem duas praias na cidade de Sozopol ( a praia central e a Praia de Harmani) e outras duas nas imediações (o Golden Fish Campground e a Praia de Kavatsi).

A uma curta distância, a sul de Sozopol, fica a Reserva Natural de Ropotamo. Lá, os visitantes podem fazer passeios de barco para ver a rica variedade de aves e a vida vegetal da região. Vimos pessoas a fazer passeios de barco, mas por motivos de tempo não conseguimos desfrutar desses momentos.

CONSELHO: Antes de começar a deliciar-se com este local tão agradável e pitoresco estacione o carro num dos parques fora da cidade antiga. Atenção que as informações não são muito claras e quando menos nos apercebemos, circulávamos por entre muitos turistas e carros no meio de ruas estreitas e sinuosas! Com algum cuidado lá conseguimos conduzir no sentido da saída da parte antiga e estacionar.

Ultrapassada essa peripécia queríamos muito começar a gozar de forma tranquila aquele local à beira-mar plantado. Como estava na hora de reconfortar os estômagos, acabámos por almoçar num dos restaurantes virados para o porto. Gostámos das iguarias mas depois de termos descoberto a zona sudoeste repleta de restaurantes virados para a baía, ficámos com pena pois a paisagem é deslumbrante. Comece o trajeto do lado do porto a seguir ao qual existe logo uma zona de praia e casario num plano superior. Continue o passeio começando a calcorrear as ruas de paralelepípedos repletas de casas de madeira.

No centro irá encontrar as ruínas de uma basílica medieval bem como a Capela de São Constantino e Helena e uma casa típica a funcionar enquanto Museu Etnográfico.

Desça depois uma escadaria que o levará até à zona sul da península onde as vistas são de cortar a respiração. Aí irá encontrar restos da antiga fortaleza que ajudam a completar o cenário. Olhando para a sua direita tem uma baía imensa com casario mais moderno e zonas balneares. De regresso ao carro ainda poderá visitar a Igreja de Cirílio e Metódio.

Se, por estas paragens, tiver mais tempo que nós, dedique um pouco mais a estas 2 maravilhas búlgaras!

2 opiniões sobre “Nessebar e Sozopol – pérolas do Mar Negro

Deixe um comentário