A cidade do Dubai está repleta de arranha-céus, tendo todos a sua beleza e opulência, parecendo que todos concorrem para que cada um deles seja o mais espetacular. Apesar disso há sempre alguns que mesmo assim realçam mais por esta ou aquela característica: pela sua altura, pela sua forma, pela sua localização…
Mas … na cidade do Dubai temos dificuldade em saber onde concentrar os nossos olhares ! Nem só os arranha-céus chamam a nossa atenção…



Well! Here we go! Let’s know some of the most impressive Dubai’s buildings!
O Burj Khalifa por ser o mais alto do mundo,


o Dubai Frame pelo seu formato de moldura,


o The View at the Palm pela vista espetacular que tem para a “Palmeira“,


o Burj Al Arab em formato de vela de barco,


o Hotel Atlantis The Palm pela sua localização e opulência


e o Hotel Jumeirah Al Qasr, pelos seus jardins exóticos ao longo de canais, entre outros.


BURJ KHALIFA
O Burj Khalifa, edifício que faz lembrar uma nave espacial em forma de agulha, em 2010 torna‑se na estrutura artificial mais alta do mundo, com uma altura de 830 metros (160 andares habitáveis). Está integrado num vasto complexo comercial e residencial na zona do Down Burj Dubai ficando localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade (Sheikh Zayed Road e Financial Centre Road). É um edifício impressionante pela tecnologia e pelo design, concebido em betão armado, aço, alumínio e vidro. Burj Khalifa, anteriormente conhecido como Burj Dubai mudou de nome devido ao empréstimo feito pelo Khalifa bin Zayed (Sheikh do emirado de Abu Dhabi).
É imperdível a subida ao Burj Khalifa pois a vista é magnífica, seja de dia ou de noite. Suba até ao 124º. Os bilhetes comprados online, com alguns dias de antecedência, são mais baratos do que comprados no local.





DUBAI FRAME
O Dubai Frame inaugurado em 2018 é um marco arquitetónico verdadeiramente indescritível: um edifício com o formato de uma moldura, sendo a maior do mundo (150 m de altura por 95 m de largura). Pauta-se por ser uma criação em vidro, aço, alumínio e cimento. Foi concebido de forma a proporcionar aos visitantes duas visões distintas: para um lado a Dubai e os seus modernos arranha-céus e para o outro a Dubai de outrora, ou seja as partes mais antigas e genuínas da cidade. Essas perspetivas são alcançadas do deck de observação, permitindo daí também ver o vão inferior do edifício, uma vez que o piso tem uma zona central de vidro. O Dubai Frame fica no Park Zabeel. Garanta uma visita mais barata através da aquisição dos bilhetes online. Compre com alguma antecedência.





THE VIEW AT THE PALM
O The View at The Palm, inaugurado em abril de 2021, está localizado no piso 52 do The Palm Tower. Desfrute de vistas incomparáveis de um dos ícones mais famosos do Dubai. O The View at the Palm é uma plataforma de observação de 360 graus a 240 metros de altura (que se eleva acima do Palm Jumeirah) e que oferece aos seus visitantes uma vista fascinante e esplêndida das águas cristalinas do Golfo Pérsico e para o célebre arquipélago de ilhas artificiais chamado Palm Jumeirah. Para o lado contrário é possível vislumbrar o horizonte da cidade do Dubai.


Para além do deck de observação com terraços cobertos e ao ar livre, tem também ao dispor um café, uma exposição criativa que mostra o desenvolvimento da ilha, túneis interativos com temática de aquário e uma loja de presentes, dando acesso direto ao Nakheel Mall, um centro comercial popular com uma grande variedade de restaurantes e entretenimento. Compre os bilhetes online com alguma antecedência.



BURJ AL ARAB
O hotel Burj Al Arab é mais um ícone da cidade do Dubai. Construído numa ilha artificial a 280 metros da costa (ligado à ilha principal por uma ponte particular) parece a vela de um barco à deriva no Golfo Pérsico. O seu formato pretende assemelhar-se à vela de um dhow (tipo de barco árabe). É considerado o único hotel de 7 estrelas do mundo. Foi inaugurado em dezembro de 1999 (a sua construção durou cinco anos).
Tem 231 metros de altura e 3 níveis abaixo do solo, com uma estrutura em betão que inclui 2 colunas que convergem do chão até ao topo simulando a forma da vela de um barco. A zona habitacional do edifício situa-se no espaço entre as colunas.


As suites são de dois andares e têm janelas panorâmicas com vista para o golfo ou para a cidade. O hotel é decorado em ouro dentro e fora dos quartos, além do átrio de entrada. O serviço de transfer do hotel é assegurado por BMWs, Rolls Royce e um helicóptero.
Com muita pena nossa não tivemos tempo para gozar um pouco desta maravilha única, sendo que a visita ao interior do hotel não é permitida sem reserva de quarto ou num dos restaurantes e bares. Não estando lá alojado (cerca de 1.400€ por um quarto), poderá ter acesso a ele, estando hospedado no Jumeirah Beach Hotel, participando numa visita guiada ao Burj Al Arab ou reservar um High Tea no Skyview Bar (uma espécie de chá tardio, servido às 19h, incluindo sanduíches, scones, pastéis … a troco de AED 410 (100€ ) por pessoa.

É um dos edifícios mais fotografados do mundo.
HOTEL ATLANTIS THE PALM

O Hotel Atlantis é certamente um dos hotéis mais grandiosos, pois para além da sua localização privilegiada, na extremidade da ilha do Palm Jumeirah, é um resort requintadíssimo, com ofertas inimagináveis, que se estende ao longo de muitos metros. Todos os quartos (1534 quartos e suites) têm ou vista para o mar ou para o palm jumeirah. Qualquer um de nós sente-se pequeno perante tamanha beleza e sumptuosidade. Difícil de imaginar. Ele constituiu o primeiro resort construído na ilha, tendo sido inaugurado em 2008. Tem também quatro restaurantes chiques (com a culinária de chefs com estrelas Michelin, abrigando também o Aquaventure e o Lost Chambers Aquarium com mais de 65.000 animais marinhos.











HOTEL JUMEIRAH AL QASR



O hotel Jumeirah Al Qasr (de 5 estrelas) está integrado no Madinat Jumeirah the Arabian Resort – Dubai, o maior resort do Emirado, espalhando-se por mais de 40 hectares de paisagens e jardins. Ele foi projetado para se assemelhar a uma cidade árabe tradicional. O resort é composto por 3 hotéis boutique, sendo o do Jumeirah Al Qasr um deles.



“Al Qasr” que se traduz literalmente como “O Palácio” compreende 200 e tal quartos e suites, projetados para refletir a residência de verão de um Sheik. Os espaçosos quartos, com varandas privativas, oferecem vista para o Golfo Árabe ou para os terrenos do hotel. Oferece ainda jardins paisagísticos rodeados de canais, uma praia privativa, bem como um restaurante de marisco suspenso sobre o Golfo Pérsico. Não perca a visita ao interior do hotel pois é deslumbrante. Da varanda obtêm-se vistas fabulosas para o restante resort, significando isso sentirmo-nos parte do cenário de um filme – edifícios à imagem dos de outrora (com torres de vento), canais, palmeiras e como pano de fundo (para o lado direito) o famoso Burj Al Arab.




O hotel também fica ao lado do interessante Madinat Jumeirah Souk e a cerca de 1.4 km do Burj Al Arab.
O QUE É O PALM JUMEIRAH

Ao longo do artigo muito se tem mencionado Palm Jumeirah! O que é isso?
O mundialmente famoso Palm Jumeirah é um arquipélago de ilhas artificiais, criado a partir de uma recuperação de terras que se estende até ao Golfo Pérsico. Está localizado na área costeira de Jumeirah. A costa do Dubai em 1972 tinha 72 km de comprimento, tendo nos dias de hoje mais de 300 km.
As ilhas em forma de palmeira (possuindo 16 “folhas”, o tronco e a parte terminal ou o crescendo) foram construídas ao longo de um período de seis anos através de uma combinação de arquitetura e engenhosidade de engenharia (Alberga mais de 70.000 pessoas de diferentes nacionalidades).
Cada uma das 16 folhas da Palm Island abriga hotéis luxuosos, belas villas, boutiques e shoppings sofisticados, praias imaculadas e muito mais. Além disso, há o Hotel Atlantis the Palm, que é a maior glória da ilha e o The View (mirante no 52º andar) da Palm Tower.
A construção foi feita por duas empresas especializadas holandesas (Van Oord e Boskalis). O formato do arquipélago foi escolhido como uma homenagem à palmeira que desempenhou um papel vital e indispensável como fonte chave de alimento e subsistência (tâmaras) ao longo da história dos Emirados Árabes Unidos.


Mas o Dubai não fica por aqui! Continue a viagem e irá descobrir mais recantos desta tão famosa cidade!
Magnífico! Fabuloso! Impressionante!
GostarGostar
É um mundo à parte! Nem os Estados Unidos conseguem competir!
GostarGostar