NY – Central Park and Surroundings

O “Central Park“, apelidado como “O Quintal ou Coração Verde da Cidade” é um dos símbolos de NY e um dos principais pontos de interesse. Ele recebe milhões de pessoas por ano constituindo um oásis no meio da imensidão de edifícios. Foi considerado  um Marco Histórico Nacional em 1962.

Dependendo se quer começar a volta pela zona East ou West do Parque assim escolherá as estações de metro considerando iniciar o passeio ao nível do Central Park South. Se tiver tempo dedique 1 a 2 dias a esta zona da cidade, incluindo a visita aos museus.

Pode, também, pura e simplesmente querer só dedicar algum tempo ao Central Park. Aconselha-se um passeio de 1 a 2 horas, se o tempo estiver bom.

CENTRAL PARK

O Central Park estende-se da 59th (a sul) até à 110th St (a norte). É circundado por quatro vias públicas- 8th Ave (West), Central Park Sul, Central Park Norte e 5th Ave (East). East Metro – linhas 4, 5 ou 6 – 5th Avenue /59th St ou West Metro – linhas 1, 2, 3 ou 9 – 59th St/ Columbus Circle.

Entre a 59th e a 79th Streets tem muitos pontos agradáveis. Podem-se ver desde lagos artificiais a algumas das 30 pontes que ligam os cerca de 93 km de caminhos e alamedas. Entre outros pontos de interesse não perca – Strawberry Fields – memorial a John Lennon (criado por Yoko Ono, viúva de John Lennon) – ex-membro dos Beatles, derivando o memorial do nome da canção Strawberry Fields Forever, escrita por Lennon. A entrada para o memorial está localizada no Central Park West na West 72nd Street, perto de onde John Lennon morava e foi assassinado (apartamentos Dakota). O memorial é um mosaico de caminho circular de pedras incrustadas, com uma única palavra, o título da canção mais famosa de Lennon, Imagine.

A Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) – estátua de bronze de Alice, o Chapeleiro Maluco e o Coelho Branco na zona East do parque, grosso modo entre a 75th e a 76th Streets (a norte do Conservatory Water), a estátua de Hans Christian Andersen – ao pé da qual no verão há sessões de leitura de histórias infantis (do lado esquerdo do Conservatory Water) e a Bow Bridge – ponte em ferro fundido que liga o Ramble a Cherry Hill por um arco de 18 metros que cruza o lago – ao nível da 73rd St (Metro ao nível da 72nd St).

ZONA EAST DO CENTRAL PARK

Na zona East – 5th Avenue – para além do Central Park tem ao seu dispor o Metropolitan Museum of Art e o Museu Guggenheim entre outros edifícios – Metro – linhas 4, 5 ou 6 – 5th Avenue /59th St.

O Metropolitan Museum of Art – conhecido como The Met, aberto ao público em 1872, é um museu de arte que possui uma coleção de todos os continentes, considerada a mais ampla do mundo ocidental, a qual vai dos tempos pré-históricos aos dias de hoje. É um dos museus de arte mais visitados do planeta. Situa-se no nº 1000 da Fifth Avenue. Metro – linhas 4, 5 ou 6 para a 86th St.

O célebre Museu Guggenheim, de arte moderna e contemporânea, é um edifício famoso de linhas curvas na fachada, lembrando uma gigantesca concha branca. O nome do museu é em homenagem ao seu fundador Solomon Robert Guggenheim. Deve os seus traços ao arquiteto americano Frank Lloyd Wright. Em 2008 foi considerado um Marco Histórico Nacional. O acervo está exposto ao longo de uma rampa em espiral que sobe até ao topo do edifício; o modo mais confortável de visitar o museu é subir de elevador até ao último piso e depois descer a rampa. Tem uma vasta coleção de obras de Kandisnky, algumas obras de Picasso, Fernand Léger, Manet entre outras. Situa -se no nº 1071 da 5th Avenue com a 88th Sreet. Metro – linhas 4, 5 ou 6 para a 86th St.

Apple Store – Estando na 5th Avenue (na zona dos museus) não perca a possibilidade de ver o edifício da Apple. Ele tornou-se um ponto turístico da cidade, devido ao sucesso da marca e da arquitetura da loja, em formato de cubo de vidro. Situa-se no nº 767 da 5th Avenue.

ZONA WEST DO CENTRAL PARK

Na zona West 8th Avenue – para além do Central Park existe o American Museum of Natural History (Museu de História Natural), o Lincoln Center for the Performing Arts (Centro Lincoln para Artes Performativas) e o Metropolitan Opera HouseMetro – linhas 1, 2, 3 ou 9 – 59th St/ Columbus Circle.

O Museu de História Natural e o complexo de edifícios do Lincoln Center for the Performing Arts (Centro Lincoln para Artes Performativas), cuja construção foi iniciada em 1959 sob a influência de Leonard Bernstein (alberga a Metropolitan Opera House) é particularmente interessante ao pôr do sol, devido à conjugação da iluminação interior (visível através das suas enormes janelas) com a luz ténue do fim da tarde. Junto ao canto inferior esquerdo do Central Park existe uma grande Praça circular chamada Columbus Circus.

O Museu de História Natural – é o maior museu de História Natural do mundo. As seções mais concorridas são a dos dinossauros, a dos meteoros e o salão dos minérios e pedras preciosas. Situa-se no lado West do Central Park ao nível da 79th StMetro – linhas B, C – 81st St.

Lincoln Center for the Performing Arts (Centro Lincoln para Artes Performativas) – nasceu na década de 1950 transformando bairros degradados num enorme complexo cultural: alberga a Metropolitan Opera, a New York City Opera and Ballet, 2 TeatrosLincoln Center e Walter Reade e ainda 3 outras Salas. Dança, música e teatro acontecem neste maravilhoso complexo. Não perca a Praça, as janelas da Metropolitan Opera, a estátua de Henry Moore em frente ao Lincoln Center Theater bem como a fonte – Metro – linhas 1, 2, 3 ou 9 – 66th St/ Lincoln Center.

Posto isto, os principais pontos de interesse desta zona estão cumpridos! Vamos a outra!

Deixe um comentário