Rila – Montanha e Mosteiro

O termo Rila, remonta ao tempo dos trácios, e significa montanha bem regada, devido à enorme quantidade de lagos glaciares e de fontes termais.

Rila é uma cordilheira, com as mais altas montanhas da Bulgária, no sudoeste do país e das mais altas da região dos Balcãs. O seu pico mais alto é o Musala com 2925 metros. A maior parte da montanha é ocupada pelo Parque Nacional de Rila (criado em fevereiro de 1992 para proteger diversos ecossistemas de importância nacional). A montanha é mundialmente conhecida pelos seus 7 lagos e culturalmente famosa pelo Mosteiro de Rila.

COMO IR ATÉ LÁ?

Durante a preparação da nossa viagem à Bulgária fizemos pesquisa no sentido de perceber o que seria melhor. Se inseridos num tour ou ir por nós próprios! Acabámos por optar pela 2ª hipótese. É claro que por um lado é mais fácil ir com alguém (visita guiada) que conheça os locais mas por outro o ter que andar em grupo pode obrigar a perder mais tempo! De qualquer das formas saia bem cedo de Sófia para rentabilizar o dia o melhor possível! Dedique, então, um dia à montanha e ao mosteiro.

O QUE VISITAR DE MANHÃ OU DE TARDE:

Apesar de nós termos começado por visitar o mosteiro de Rila, pensamos que teria sido melhor ter começado pela montanha, pois exige mais tempo!

MONTANHA

Ora bem, como já referi, a montanha de Rila é, essencialmente, famosa pelos seus lagos. Os Sete Lagos de Rila, são os mais visitados da Bulgária. Situam-se numa elevação entre 2.100 e 2.500 metros acima do nível do mar.

Os Sete Lagos de Rila são um grupo de lagos glaciais, situados no noroeste da montanha. Cada lago tem um nome associado às suas características ou formato.

A ida à montanha para ver os 7 lagos exige umas 5 a 6 horas – cerca de 1h e meia – 100 km – a partir de Sófia – para chegar ao local e o restante tempo para o trajeto de teleférico (cerca de 25 minutos) e para a caminhada na montanha para ver os lagos.

De Sófia até ao teleférico são cerca de 100 km. Faça a Auto-Estrada de Sófia até Dupnitsa (72km – 55min) e depois siga no sentido de Panichishte. Primeiro surge Sapareva Banya (local com fontes termais) e depois Panichishte. Depois de passar pela aldeia, a estreita estrada de montanha leva-o directamente a um parque de estacionamento pago, onde pode deixar o seu carro (de Panichishte até ao parque de estacionamento perto do teleférico – 8,6 km – 20 a 25 min). Nós chegámos ao parque de estacionamento para apanhar o teleférico para subir à montanha por volta das 16h 30m.

Aí há 2 opções: subir a pé até ao cimo da montanha (vimos algumas pessoas a subir ou a descer) ou fazer o trajeto de teleférico (cerca de 25 minutos). Como tínhamos visto vídeos que mostravam a subida à montanha de teleférico e nos pareceu fabulosa, assim fizemos (para rentabilizar o tempo e para apreciar a paisagem).

O teleférico percorre mais de 2 Km, começando na estação inferior ( Pionerska) que se encontra a 1585 metros de altura e atingindo a estação superior (Chelet Rika Lakes) a 2100 metros de altura sendo o preço de cerca de 10 € (ida e volta).

Foi uma viagem deslumbrante por um lado pelas árvores verdejantes, arbustos floridos, um trilho e por outro por ir acompanhando as cadeiras (dezenas) no sentido ascendente ou descendente.

No final do teleférico, há uma cabana chamada “Rilski ezera” (termos búlgaros para “Rila lakes”), que marca o início do percurso.

(Convém levar ténis ou calçado confortável e uma parka ( no caso de refrescar um pouco). Se necessitar comer algo ou beber há uma estalagem antes da subida para começar a ver os lagos. Convém levar dinheiro vivo, pois não aceitam pagamento com cartão). A paisagem é fantástica.

Com muita pena nossa tivemos que abortar a caminhada às 18 e tal pois o último teleférico saía por volta das 19 horas.

Significa isto que só conseguimos avistar um lago, o qual se encontrava do lado esquerdo.

E pronto! Aí íamos nós! Ao menos, iríamos deliciar-nos com a descida de teleférico. É difícil afirmar qual o trajeto mais interessante: se a subida ou a descida!

Apesar de só termos visto um lago ao longe valeu a pena! Não perca a hipótese de os ver todos!

MOSTEIRO

Se tiver ido aos 7 Lagos da Montanha de Rila de manhã terá que percorrer cerca de 90 km – 1h 30 min, para alcançar o mosteiro de Rila.

CONSELHOS :

Não tente ir até à entrada do mosteiro para estacionar o carro. Como não sabíamos fomos andando até às proximidades do mosteiro. Lá perto havia de facto um parque de estacionamento mas que não comportava nem mais uma viatura. Quando se começar a aperceber de carros estacionados ao longo da estrada é melhor tentar encontrar um lugar por aí. Nós tivemos que começar a andar em sentido contrário e estacionámos no primeiro espaço que encontrámos. (Há sempre lá polícias para não permitir que as pessoas estacionem à deriva).

Depois de nos termos libertado do carro andámos cerca de uns 400 metros para alcançar a entrada do mosteiro, sendo que um de nós teve que ir ao carro outra vez para ir buscar peças de vestuário que assegurassem a nossa entrada.

Como não é permitido entrar com manga à cava ou curta, calções ou saia/vestido acima do joelho, certifique-se de que leva a indumentária certa. Pode-se sempre levar um casaco num saco ou um lenço e colocar imediatamente antes da entrada.

Para gozar bem o mosteiro e os seus frescos dedique-lhe pelo menos 1 hora.

O Mosteiro de Rila é o mais visitado e famoso sítio histórico e cultural da Bulgária.

Está situado (na parte noroeste) no sopé da montanha de Rila, no meio de densas florestas (a cerca de 120 km de Sófia, mais de 1h e meia de trajeto ), no vale do rio Rilska. Encontra-se protegido por muralhas semelhantes a fortalezas de 20 metros.

É o maior, o mais importante e o mais famoso mosteiro da Igreja Ortodoxa na Bulgária. Fundado no século X mas destruído por um incêndio, no início do séc. XIX, o complexo foi completamente reconstruído entre 1834 e 1862. É o  exemplo  mais impresssionante da arquitetura Revivalista Nacional. A estrutura mais antiga no local é a  Torre de Creles, construída em meados do séc. XIV. Foi considerado Património Mundial da UNESCO.

O exterior do mosteiro tem um pátio enorme e aberto com um elegante rendilhado de arcos listados a vermelho, branco e preto. Tem capacidade para mais de 300 (celas) monges.

Tem lindos murais nas arcadas, colunas delgadas e cúpulas cegas.

A Igreja da Natividade, datada de  1835 é a maior igreja num mosteiro na Bulgária. Tem murais magníficos que ilustram personagens e episódios da Bíblia. As 3 cúpulas principais contêm representações da Sagrada Trindade.

É indescritível a sensação de estar num local destes. Todas as palavras e fotografias são insuficientes para descrever tanta maravilha. Pena que não se possa fotografar no interior da Igreja pois obrigaria a uns quantos mais cliques!

DICA: Se conseguir fazer uma refeição no restaurante Tavern of Rila, vai adorar simplesmente: pela sua localização, à beira do rio e pelas iguarias. Se puder reserve!


2 opiniões sobre “Rila – Montanha e Mosteiro

Deixe um comentário