Koprivshtitsa e as suas casas tradicionais!

Koprivshtitsa, a 110 km a leste de Sófia e a 90 km a norte de Plovdiv situa-se num vale ao longo do rio Topolnitsa, numa área montanhosa (parte central da montanha Sredna Gora). Descoberta no século XIV como um rico centro de criação de gado, no início do século XIX a sua prosperidade atraiu bandidos que saquearam e incendiaram a cidade em várias ocasiões. No entanto recuperou rapidamente tendo sido nesse período de reconstrução que foram construídas as suas casas de madeira e pedra pintadas de cores vivas.

Koprivshtitsa continua a preservar a atmosfera do período do revivalismo nacional búlgaro do séc. XIX. A cidade tem vários monumentos arquitetónicos do período, (383 ao todo), a maioria dos quais foram restaurados de forma a manter a sua aparência original.

Graças às suas muitas belas casas , Koprivshtitsa é uma das cidades mais atraentes de Búlgaria. Muitas delas funcionam como alojamento local, restaurantes, museus, lojas de souvenirs…

Foi aqui em Koprivshtitsa que a importante Revolta de abril de 1876 foi declarada, com o disparo do primeiro tiro contra a dominação otomana. Há uma ponte sobre um pequeno riacho num local tranquilo a sudoeste do centro da cidade, onde o primeiro turco foi morto durante a revolta de abril, conhecida como The Bridge of the First Shot (ponte do primeiro tiro). Essa ponte corcunda é um local sagrado na história búlgara.

Koprivshtitsa foi também o lar de vários dos principais revolucionários da Bulgária. Um deles foi Todor Kableshkov: revolucionário do século XIX e um dos líderes da Revolta de abril, é lembrado como um dos revolucionários búlgaros mais corajosos, considerando a tenra idade com que entrou no movimento revolucionário. A sua casa em Koprivshtitsa agora está transformada em museu e foi construído um monumento no local onde ele decidiu iniciar a rebelião.

Georgi Benkovski: revolucionário búlgaro e figura de liderança na organização e direção da revolta búlgara anti-otomana de abril de 1876.

PASSEIO POR KOPRIVSHTITSA

Liberte-se do carro e goze esse lugarejo de um e do outro lado do riacho ligados pela famosa ponte do Primeiro Tiro (entre outras). Qualquer um dos lados desenvolve-se também pelas encostas acima, oferecendo uma panóplia de casas coloridas de diferentes tonalidades.

Na Praça principal, ao lado do riacho, pode-se ver o Mausoléu Apriltsi (construído em 1928) para homenagear aqueles que morreram no levante de abril de 1876.

Do mesmo lado caminhando rua acima há casas típicas funcionando como Balcão do Turismo e alguns museus.

Num nível superior há a igreja da Assunção construída em 1817 sendo a mais antiga de Koprivshtitsa,

um monumento ao revolucionário Todor Kableshkov bem como a sua casa museu.

No outro lado do riacho, lá bem no cimo pode-se observar um monumento erigido ao revolucionário Georgi Benkovski.

Dedique uma manhã ou uma tarde a este local descontraído e agradável e se coincidir com hora de refeição não hesite e faça como nós! Desfrute de um bom repasto (no restaurante e hotel Chuchura) num local encantador e descontraído!

Após momentos passados num local único. muitos mais tínhamos pela frente!

One thought on “Koprivshtitsa e as suas casas tradicionais!

Deixe um comentário