NY – Midtown

É uma zona situada entre a rua 59 (59th Street) e a rua 34 (34th Street) – parte central de Manhattan, que inclui muitos dos pontos de interesse da cidade e onde se concentram o maior número de arranha-céus.

ARRANHA-CÉUS

Empire State BuildingÉ um dos ícones da cidade de Nova Iorque. Já foi visto em vários filmes. Proporciona vistas deslumbrantes de Manhattan dos observatórios do 86º andar ou 102º. Foi o edifício mais alto do mundo desde a sua conclusão no início de 1931 até 1972 (conclusão da Twin Tower Norte). Este edifício de art déco tem 443 metros de altura e possui 102 andares. A seguir aos ataques do 11 de setembro de 2001, recuperou o estatuto de edifício mais alto da cidade até 2013 (data da conclusão do One World Trade Center). Neste momento o Empire State é o 5º mais alto arranha-céu dos Estados Unidos. Foi considerado como uma das 7 Maravilhas do Mundo e designado como Marco Histórico Nacional em 1986. Situa-se na 5th Avenue entre as 33rd e 34th Streets West. Metro – linhas B,D, F, N, QR para a 34th Street.

Chrysler Building

O Edifício Chrysler é dedicado ao comércio e indústria mundial. Foi criado com o desejo de atender à necessidade dos empresários de hoje que, com suas atividades delicadas, devem ter o ambiente e as condições de escritório mais favoráveis.” afirmação feita por Walter Chrysler em maio de 1930.

Foi iniciado em 15 de outubro de 1928, destinado a tornar-se no mais alto edifício do mundo (77 andares) e na mais prestigiosa torre de escritórios do mundo. Menos de 18 meses depois, a torre de aço inoxidável do Chrysler Building foi secretamente montada, elevada através da cúpula e aparafusada no lugar.

Quando foi inaugurado em 1930 era o edifício mais alto dos Estados Unidos da América e do mundo (ultrapassando a Torre Eiffel). Ainda assim é considerado o edifício com a mais alta estrutura de tijolos do planeta. Este edifício, como homenagem ao automóvel, em art déco impõe-se pela sua flecha reluzente de aço inoxidável, bem como pelos seus tampões e pelas suas famosas gárgulas prateadas (inspiradas na figura do capot de um automóvel Chrysler), tornando-o algo impressionante.

Atualmente é o 3º edifício mais alto da cidade (com mais de 300 metros de altura). Em 1976 foi considerado Marco Histórico Nacional. O átrio é visitável.

Situa-se no nº 405 da Lexington Avenue estação de metro – 42nd St – Grand Central.

G.E. Building É o elemento principal do Rockefeller Center. Esta estreita torre de 70 andares apresenta um perfil em degraus ao longo da sua altura.

No seu cimo tem o famoso The Top of the Rock.

The Top of the Rock – Situado no topo do G.E. Building (do complexo do Rockefeller Center), no Observation Deck , com terraços voltados para leste, oeste, norte e sul, permite apreciar vistas espetaculares da Big Apple. É, sem dúvida, uma das melhores atrações da cidade de NY. Situa-se no nº 30 da Rockefeller Plaza, mas a sua entrada faz-se pela 50th Street, entre a 5th e a 6th Avenue. Estação de metro mais próxima – 47-50 Streets – Rockefeller Center Station. Compre um bilhete que lhe permita escolher se quer subir no Sky Shuttle para ver o nascer do sol ou ao fim do dia com a cidade já iluminada.

Rockefeller Center – É o maior complexo do mundo de um particular (19 edifícios). O seu início remonta à década de 1930 sendo o primeiro projeto comercial a integrar jardins, área comercial incluindo restauração e escritórios. Assim sendo alberga: 2 jardins Channel Gardens e Sunjen Garden; o G.E. Building – sendo este o edifício mais relevante do complexo – com uma Área Comercial subterrânea e o The Top of the Rock; os Estúdios da NBC; os Estúdios do Today Show; o Radio City Music Hall sendo de salientar ainda a Estátua de Prometeu e a Estátua de Atlas. O Rockefeller Center estende-se das 5th às 8th Avenues, entre as 48th e 51st Streets.

Flatiron Building – Essa torre de 21 andares, deve o seu nome ( flatiron – ferro de engomar) ao seu formato triangular. Um dos primeiros edifícios a ter estrutura de aço rematada com fachada de pedra trabalhada. Construído em 1902, foi um dos primeiros arranha-céus de NY e também o mais alto do mundo nessa altura. Situa-se de frente para a Madison Square, na esquina da 5th Avenue com a 2nd Street.(em rigor situa-se abaixo do limite inferior da Midtown). Estando nessa zona não perca a hipótese de fazer uma refeição ou comprar produtos italianos no espaço Eataly.

Helmsey Building – É um edifício imponente, estilo Beaux-Arts, de 35 andares construído em 1929 como Edifício Central de Nova Iorque. Era a estrutura mais alta do complexo “Terminal City” em torno da Grand Central antes da conclusão do que hoje é o Edifício MetLife. Eleva-se sobre o trânsito da Avenida circulando o mesmo por baixo dos seus 2 portais. Situa-se (ao norte do Grand Central Terminal) no nº 230 da Park Avenue entre as East 45th e 46th Streets (East).

OUTROS EDIFÍCIOS DE RENOME

Grand Central Terminal – A estação atual foi inaugurada em 1913 sendo um terminal de comboios e de metro. Foi inaugurado em 1903 com o nome Grand Central Station, que foi oficialmente alterado em 1913. No entanto é ainda usado para referir este terminal. O edifício tem uma estrutura de aço coberta de granito e mármore. O seu interior é bastante requintado, valendo a pena visitar. O terminal é usado diariamente por milhares de pessoas. Oferece uma rica área de restauração e de lojas. Situa-se ao nível da East Park Avenue e da 42nd St.

MoMA – (Museum of Modern Art) Museu de Arte Moderna (fundado em 1929) é um dos mais famosos e importantes de arte moderna do mundo, possuindo um dos melhores e mais completos acervos desse tipo de arte. Situa-se na 53rd Street entre a 5th e a 6th Avenue – estação de metro – 5th Ave- 53rd St.

Catedral de São Patrício (Saint Patrick’s Cathedral) – Igreja católica (construção de 1878) em estilo neogótico francês é a mais sumptuosa de NY e a maior catedral católica dos EUA. Situa-se na 5th Avenue ao nível da 50th Street. (muito perto do Rockefeller Center) – Metro – linha 6 para a 51st Street e linhas E, F para a 5th Avenue.

Times Square– antes conhecida como Longacre Square, mudou de nome no início do séc. XX aquando da construção do edifício que durante muitos anos serviu para abrigar os escritórios centrais do jornal New York Times, o Times Building, hoje conhecido como One Times Square.

Times Square vulgarmente apelidada de “Encruzilhada do Mundo“, resultado de vários cruzamentos e esquinas é, tão somente, o cruzamento mais famoso de NY representando também o símbolo do animado Theater District, que inclui a Broadway. 

Todos os letreiros luminosos (para propósitos de publicidade), que lhe conferem uma beleza inigualável, devem-se ao facto de naquela área comercial todos os edifícios serem obrigados a instalá-los. É considerado o ponto turístico mais visitado do mundo, tendo sido mais recentemente modificada para atender o grande fluxo de turistas e transeuntes, com a definição de áreas exclusivas para pedestres. A zona da Times Square situa-se na junção da Broadway com a 7th Avenue, entre a 42nd e a 47th Streets.

Broadway – A Broadway já existia antes do plano urbanístico de 1811 (“Commissioners’ Plan of 1811″) e por isso não obedece ao padrão ortogonal característico de NY. É muito famosa pelos seus teatros, que exibem principalmente peças do estilo “musical”. Esta rua é a continuação de uma estrada com várias dezenas de quilómetros, que tem origem a norte de NY e termina em Lower Manhattan.

5th (Fifth)Avenue – é a avenida mais famosa de NY. Desde a sua conceção (início do séc. XIX) que é ocupada por membros da alta sociedade que a princípio aí construíam as suas mansões. Com a mudança dos comerciantes, no início do séc.XX, para norte, a alta sociedade também se deslocou para a parte alta da cidade. Hoje em dia a 5th Avenue continua, no entanto, a ser uma grande área comercial de marcas de luxo que são símbolo de riqueza e posição social.

Tem muito por onde escolher! Eis algumas dicas para ajudar a planear a sua ida a NY, tendo em mente que esta é uma das muitas zonas da cidade!

Deixe um comentário