


” Um mosteiro é um edifício de habitação, oração e trabalho de uma comunidade de monges e freiras, e que é construído fora da malha urbana de uma cidade.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro
A Bulgária é um país rico em mosteiros localizados, de facto, por um lado, em locais que apelam à oração e meditação, mas por outro, deslumbrantes pela riqueza ambiental. Não ficando por aqui os mosteiros búlgaros são também riquíssimos em frescos. Os mesmos podem ser observados nas paredes (os quais assumem frequentemente a designação de mural) ou nos tetos tendo como base gesso ou argamassa, cuja técnica remonta à antiguidade.
Apesar de num artigo anterior ter abordado RILA – Montanha e Mosteiro, não poderia neste, que sendo acerca de mosteiros, não o voltar a mencionar, até porque ele é o maior, o mais famoso, o mais visitado …
MOSTEIRO DE RILA


É o exemplo mais impresssionante da arquitetura Revivalista Nacional. O Mosteiro de Rila fica num vale no sopé de montanhas (de Rila) com densas florestas, a cerca de 120 km de Sófia, mais de 1h e meia de trajeto. É protegido por muralhas semelhantes a fortalezas de 20 metros. O exterior do mosteiro tem um pátio claro e aberto com um elegante rendilhado de arcos listados de vermelho, branco e preto. Tem lindos murais nas arcadas, colunas delgadas e cúpulas cegas. A Igreja da Natividade (datada de 1835) é a maior igreja num mosteiro na Bulgária. Tem murais magníficos que ilustram personagens e episódios da Bíblia. As 3 cúpulas principais contêm murais da Sagrada Trindade. Foi considerado Património Mundial da UNESCO. Aconselha-se 1 h a 1h30m de visita.
ver mais em: https://viagensdalita.com/2022/02/03/rila-montanha-e-mosteiro/
MOSTEIRO DE BACHKOVO

O mosteiro de Bachkovo, situa-se no sul da Bulgária, perto da vila de Bachkovo, a sul de Plovdiv – cerca de 30 km, (a 189 km de Sófia, a capital) 10 km ao sul de Asenovgrad na base da montanha Rhodope, na margem direita do rio Chepelare, a cerca de 440 metros acima do mar. Este grande mosteiro ortodoxo, que possui quase 8.000 m², o 2º maior da Bulgária, depois do de Rila, é também Património Mundial da UNESCO.
O mosteiro foi fundado em 1083 pelo Georgiano Gregoriy Bakuriani, sendo o Ossário a única parte remanescente (da estrutura original do mosteiro) do séc. XI. O Mosteiro foi destruído pelos otomanos no século XVI e restaurado no século XVII. É conhecido e apreciado pela combinação única da cultura bizantina, georgiana e búlgara, unido pela fé comum.
Nos arredores do Mosteiro há um parque de estacionamento no qual deve deixar o carro pois na rua de acesso já não é possível circular ou estacionar, se for viajante comum. Nessa rua ligeiramente a subir há alguns cafés e bancas com produtos regionais.
O mosteiro ortodoxo de Bachkovo com os seus 2 pátios serenos cheios de canteiros de flores, árvores exóticas (uma delas bicentenária trazida da Geórgia) e bebedouros, apresenta algumas igrejas e uma arquitetura interessante e frescos. Refira-se também o Refeitório (reconstruído em 1601) o qual apresenta uma mesa em pedra bastante comprida e frescos (de um pintor anónimo de um valor artístico bastante significativo), no teto e a presença do Ossário – única parte remanescente do séc. XI o qual está situado a cerca de 300 metros do complexo do mosteiro contemporâneo. Possui um projeto arquitetónico muito próprio e frescos antigos, mas não está aberto ao público.
O portão de entrada dá acesso a um átrio rodeado por edifícios (Refeitório e antigo alojamento dos monges) no centro do qual se situa o templo principal – a Igreja Sveta Bogoroditsa (Catedral da Assunção da Virgem) do séc. XVII (1604). Possui três naves, um arco, uma zona de entrada, um alpendre e cúpula. Está ricamente decorada com frescos relativos aos doadores da igreja e da Virgem Santa e de Jesus Cristo. Tem uma cruz de prata dourada saindo da cúpula com a inscrição “Vença Sempre!” em georgiano.




Na catedral, está, também, guardado um valioso ícone da Virgem Maria de Deus (de 1310), trazido da Geórgia. Acredita-se que este ícone tenha poderes milagrosos. A igreja foi construída no local da igreja mais antiga do mosteiro destruída pelos turcos.



No pátio contíguo há a Igreja de S. Nicolau, de 1834, com frescos de Zahari Zograf e outros pintores de renome.




Aconselha-se pelo menos 1 h de visita.
MOSTEIRO DE BASARBOVO


O Mosteiro de Basarbovo, situado a cerca de 15 km de Ruse, (a leste de Basarbovo) é o único mosteiro búlgaro de pedra, construído num penhasco, no vale do rio Lom.
A natureza inacessível do vale tornou-o popular entre os eremitas medievais que estabeleceram mosteiros nas cavernas, decorando-os com frescos sumptuosos, restando apenas o Mosteiro de Basarbovo em funcionamento. Apresenta duas zonas distintas: num plano inferior – um pequeno pátio, algumas árvores, uma fonte e uma igreja



e num plano superior há uma capela repleta de ícones a qual é alcançada por uma escada de pedra em ziguezague. A esse nível há também figuras escavadas na rocha.


São locais que se visitam pela sua localização fantástica e pela riqueza a nível de interiores!
One thought on “Bulgária – Mosteiros e os seus frescos”