


Dubai é o segundo maior Emirado, tendo Dubai como a sua própria capital. Situa-se na costa leste da Península Arábica, no canto sudoeste do Golfo Pérsico, fazendo fronteira com os Emirados de Abu Dhabi (a sul) e Sharjah (a nordeste) e fronteira internacional com Omã a sudeste.
Dubai é a cidade do mundo que mais cresceu na última década. O Sheikh Rashid bin Saeed Al Maktoum, (8º governante da família) governou o Dubai de 1958 a 1990 com paixão e compreensão. (A descoberta de petróleo em 1966 transformou o emirado e seu modo de vida. As primeiras exportações de petróleo em 1969 foram seguidas por um período de rápido desenvolvimento que lançou as bases para a sociedade moderna de hoje). Ele percebeu o que era necessário para transformar Dubai na cidade cosmopolita e próspera que é hoje, sendo nos tempos que correm um dos destinos mais procurados pelos viajantes do mundo inteiro.
QUANDO VISITAR O DUBAI
A melhor época para visitar a cidade de Dubai é entre novembro e abril (meses mais frescos – 28 a 32°C, com pouquíssima pluviosidade) pois nos meses de verão, de junho a setembro, as temperaturas situam-se entre os 35° e 42°C .
QUANTO TEMPO
Para ficar com uma ideia razoável do Dubai dedique-lhe 4 a 5 dias. Doutra forma selecione o que gostaria de conhecer em primeira mão.
COMO SE DESLOCAR
Se não estiver inserido num tour organizado pode deslocar-se de táxi ou de metro pois as distâncias entre alguns locais são consideráveis e devido ao clima (quente) não é agradável fazer muitos quilómetros a pé. Há muitos táxis ao dispor e a um preço simpático. O metro também funciona bem. De acordo com o local onde estiver alojado assim definirá os percursos a fazer.
O QUE VER E FAZER
Para os viajantes sedentos de saber o que ver e fazer no Dubai aí vão alguns pontos de interesse:
| 1. BURJ KHALIFA |
| 2. MALLS |
| 3. FONTES DO DUBAI |
| 4. DUBAI FRAME |
| 5. THE VIEW AT THE PALM |
| 6. GRANDES HOTÉIS: BURJ AL ARAB E ATLANTIS THE PALM |
| 7. MESQUITAS |
| 8. DUBAI ANTIGO |
| 9. DUBAI MIRACLE GARDEN |
| 10. IDA AO DESERTO |
| 11. JANTAR A BORDO DE UM DHOW |
| 12. PRAIAS |
1. BURJ KHALIFA

O Burj Khalifa em 2010 tornou‑se na estrutura artificial mais alta do mundo, com uma altura de 830 metros (160 andares habitáveis). É imperdível a subida ao Burj Khalifa pois a vista é magnífica, seja de dia ou de noite. Suba até ao 124º ou 148º e obterá uma vista panorâmica de 360º da cidade do Dubai. Os bilhetes comprados online, com alguns dias de antecedência, são mais baratos do que comprados no local. A entrada para a atração encontra-se no piso LG do Dubai Mall, junto à praça de alimentação. Aconselho cerca de 1 hora para gozar a vista panorâmica.
2. MALLS
DUBAI MALL


O Dubai Mall é o maior centro comercial do mundo em área útil. Está localizado no complexo Burj Khalifa, no coração da prestigiada Downtown Dubai. Inaugurado em 4 de novembro de 2008 é um paraíso de compras com 1.200 lojas, 1 hotel de 5 estrelas, mais de 2 dezenas de salas de cinema, uma praça de alimentação com imensos espaços de fast food e mais de 100 restaurantes de classe mundial, um ringue de patinagem no gelo (Dubai Ice Rink) que funciona o ano inteiro. Tem também um dos maiores aquários do mundo, entre outros espaços.
IBN BATTUTA MALL


Este shopping pretende representar algumas das regiões que o explorador Ibn Battuta visitou no séc. XIV – (as 6 zonas do mall) – Egito, Tunísia, Índia, China, Pérsia e Andaluzia. Mesmo que nada queira comprar vale a pena dedicar algum tempo a algo que o vai surpreender. É como fazer uma viagem pelo mundo. Metro- Ibn Battuta.
DUBAI MARINA MALL

O Dubai Marina Mall é um shopping enriquecido pela sua proximidade da Marina do Dubai. Faz parte do projeto Dubai Marina, tendo aberto ao público em 2000, usufruindo de torres residenciais e villas em seu redor, o que lhe confere mais clientes. Este centro comercial tem quatro pisos distribuídos por 36.000 m2, possuindo 140 lojas, 21 opções gastronómicas, indo desde fast food a refeições com mais requinte e uma área de lazer dedicada aos mais jovens. É um dos principais shoppings de Dubai, tendo uma oferta para todos os gostos e para todas as bolsas. Metro – Jumeirah Lakes Towers.
SOUK MARINAT JUMEIRAH

O Souk Madinat Jumeirah permanece fiel ao estilo árabe (arquitetura autêntica) sendo uma recriação de um souk tradicional (mercado árabe popular) mas incorporando ao mesmo tempo aspetos da tecnologia moderna. Dispõe de uma oferta muito diversificada e muito diferente de qualquer outro lugar – desde lojas de souvenirs, a roupa tradicional, a jóias, a perfumes, a artesanato, a artigos para o lar, a especiarias, a galerias de arte e espaços de refeições. É uma profusão de cheiros, cores e encanto.
Estando por aí não perca a hipótese de ir a um café, um restaurante ou bar e usufrua do privilégio de vistas sobre a água. Poderá ainda fazer um percurso ao longo do Dubai Creek, nos pequenos barcos a motor (abras) ao dispor, numa viagem de 5 quilómetros. Metro – Mall of the Emirates.


SOUK AL BAHAR


O Souk Al Bahar, situado no coração da Downtown Dubai, tem uma localização privilegiada. O acesso é feito através de edifícios majestosos rodeados de água do lago Burj, tendo como pano de fundo Burkj Khalifa e as Fontes do Dubai. É provavelmente um dos locais mais fotografados da cidade do Dubai. O Souk Al Bahar, não é exatamente um souk em termos convencionais, é um shopping de estilo árabe mas com um toque moderno. Oferece uma experiência fascinante de compras (100 lojas) desde o clássico ao contemporâneo, mais entretenimento e restaurantes com uma vista deslumbrante para o lago Burj. Metro – Burj Khalifa/ Dubai Mall.
3. FONTES DO DUBAI

Junto ao Dubai Mall, as Fontes do Dubai, localizadas no lago artificial Burj de 12 hectares, oferecem um espectáculo de águas. A coreografia das águas dançantes combinando os elementos água, luz e música é um espetáculo cativante e único no mundo: jatos de água disparam no ar ao longo do lago Burj em sincronia com música do mundo e árabe, enquanto Burj Khalifa à noite forma um cenário memorável. Esse show fantástico acontece diariamente às 13h e e depois a cada meia hora das 18h às 23h durante a semana ou 23h 30 m aos fins de semana.
4. DUBAI FRAME

O Dubai Frame inaugurado em 2018 é um edifício com o formato de uma moldura, sendo a maior do mundo (150 m de altura por 95 m de largura). Pauta-se por ser uma criação em vidro, aço, alumínio e cimento. Foi concebido de forma a proporcionar aos visitantes duas visões distintas: para um lado a Dubai e os seus modernos arranha-céus e para o outro a Dubai de outrora, ou seja as partes mais antigas e genuínas da cidade. Essas perspetivas são alcançadas do deck de observação, permitindo daí também ver o vão inferior do edifício, uma vez que o piso tem uma zona central de vidro. O Dubai Frame fica no Park Zabeel. Garanta uma visita mais barata através da aquisição dos bilhetes online. Compre com alguma antecedência.
Aconselha-se cerca de 1 hora para apreciar os 2 mundos distintos do Dubai.
5. THE VIEW AT THE PALM


O The View at The Palm (inaugurado em abril de 2021) está localizado no piso 52 do The Palm Tower. Desfrute de vistas incomparáveis de um dos ícones mais famosos do Dubai. O The View at the Palm é uma plataforma de observação de 360 graus a 240 metros de altura. Oferece aos seus visitantes uma vista fascinante e esplêndida das águas cristalinas do Golfo Pérsico e para o célebre arquipélago de ilhas artificiais chamado Palm Jumeirah. Para o lado contrário é possível vislumbrar o horizonte da cidade do Dubai. Compre os bilhetes online com alguma antecedência.
6. GRANDES HOTÉIS
BURJ AL ARAB

O hotel Burj Al Arab é mais um ícone da cidade do Dubai. O edifício parece a vela de um barco (com 231 metros de altura) à deriva no Golfo Pérsico. O seu formato pretende assemelhar-se à vela de um dhow (tipo de barco árabe). É considerado o único hotel de 7 estrelas do mundo (inaugurado em dezembro de 1999).
A visita ao interior do hotel só é permitida com reserva de quarto ou num dos restaurantes e bares. Não estando lá alojado (cerca de 1.400€ por um quarto), poderá ter acesso a ele, estando hospedado no Jumeirah Beach Hotel, participando numa visita guiada ao Burj Al Arab ou reservar um High Tea no Skyview Bar (uma espécie de chá tardio, servido às 19h, incluindo sanduíches, scones, pastéi …a troco de AED 410 (100€ ) por pessoa.
HOTEL ATLANTIS THE PALM

O Hotel Atlantis é certamente um dos hotéis mais grandiosos, pois para além da sua localização privilegiada, na extremidade da ilha do Palm Jumeirah, é um resort requintadíssimo, com ofertas inimagináveis cujos quartos têm vista para o mar ou para o Palm Jumeirah. Ele constituiu o primeiro resort construído na ilha (inaugurado em 2008). Tem também quatro restaurantes chiques (com a culinária de chefs com estrelas Michelin, abrigando também o Aquaventure e o Lost Chambers Aquarium com mais de 65.000 animais marinhos. É visitável. Dedique-lhe 1 a 2 horas.
7. MESQUITAS
A Mesquita Al Farooq Omar Bin Al Khattab, uma das maiores nos Estados Árabes Unidos, tem capacidade para acolher cerca de 2000 crentes, representando uma peça de arte no centro da zona Al Safa. Com 30 metros de altura apresenta um design inspirado na célebre Mesquita Azul de Istambul, seguindo, assim, um estilo Otomano. Foi uma das primeiras mesquitas a receber pessoas não-Muçulmanas. É um local onde se pode admirar a sua maravilhosa arquitetura ou gozar momentos de paz e harmonia.


A Mesquita de Jumeirah fica na extremidade norte da Rua Jumeirah Beach, em frente ao Palm Strip Mall, sendo um dos marcos dessa zona. A sua construção (de 1976) deve–se ao Sheikh Rashid Bin Saeed Al Maktoum, governante do Dubai na altura. Foi construída em estilo tradicional fatimida, combinando elementos da arquitetura oriental e ocidental. Feita de pedra branca pura, apresenta desenhos geométricos intrincados e caligrafia árabe. Também é conhecida como a “mesquita dos dois minaretes”, devido aos dois minaretes que enquadram uma cúpula central. Inaugurada em 1979 tem capacidade para albergar cerca de 1200 fiéis. (A Mesquita de Jumeirah aparece na nota de AED 500).
8. DUBAI ANTIGO


Os distritos mais antigos de Dubai cobrem uma área de 1500 metros quadrados. Dubai é caracterizada pelo riacho histórico – Creek – que divide a cidade em: Deira (no norte) e Bur Dubai (no sul).
Deira, outrora o centro residencial de Dubai, continua a ser uma área com uma atmosfera incrível. Não perca a travessia de abra (barco que faz a travessia entre as 2 margens do Creek) e os vários souks ao dispor: ouro, especiarias, perfumes e produtos em geral.
Bur Dubai, uma das zonas mais antigas de Dubai, essencialmente conhecida pelo bairro histórico Al Bastakya ou Al Fahidi repleto de antigas casas tradicionais com pátios interiores e com torres de vento.
NO BUR DUBAI delicie-se essencialmente com:
- O bairro Al Fahidi ou Al Bastakiya: metro – estação – Al Fahidi
- O Souk Bur Dubai (perto do cais dos barcos para a outra margem do Creek – Deira)
- Antiga muralha/forte da cidade
- Travessia de abra para a outra margem
- O Museu do Dubai – história, cultura e tradições de Dubai. (fechado para reconstrução)
- O bairro Al Seef – 1 dos mais populares do Dubai- souks, cafés, alojamento, restaurantes com comida tradicional – restaurante Al Fanar (entre outros) – metro – estação – Emirates
- O Parque Creekside – um dos maiores espaços verdes da cidade: metro – estação – Dubai Healthcare City
Dedique pelo menos uma manhã ou uma tarde a estas 2 zonas da cidade.
9. DUBAI MIRACLE GARDEN

O Dubai Miracle Garden inaugurado em 14 de fevereiro de 2013 ocupa mais de 72.000 metros quadrados, com mais de 50 milhões de flores e 250 milhões de plantas. Representa uma explosão de cores e aromas desenvolvida com a visão de se tornar o maior jardim de flores do mundo.
O Dubai Miracle Garden geralmente funciona de outubro a abril de cada ano. Ele fica fechado de maio a setembro devido a altas temperaturas com média de 40 °C , o que não é propício para a visualização de flores, nada fácil num clima árido.
10. IDA AO DESERTO
O passeio ao deserto, inclui safari e jantar tendo uma duração aproximada de 6 horas. Ele é oferecido por várias operadoras de turismo locais. Um veículo da operadora escolhida vai-nos buscar ao hotel, deixando-nos de volta no final do passeio. Nós partimos por volta das 15.30 – (umas duas horas antes do por do sol, para que o mesmo seja presenciado no meio do deserto) e regressámos por volta das 21.30. Não perca a hipótese de passar por esta experiência única.


11. JANTAR A BORDO DE UM DHOW
Não perca a oportunidade de jantar a bordo de um barco de estilo árabe: goze uma paisagem única: arranha-céus duplamente vibrantes: pelo seu formato e pela iluminação.


12. PRAIAS
O clima e a temperatura convidam a gozar momentos descontraídos nas lindas praias do Dubai. São locais repletos de oferta tanto a nível de restauração como de desportos. Apenas tivemos contacto com a Sunset Beach (uma das mais sossegadas) com o famoso Burj Al Arab como pano de fundo, mas tem muitas mais ao dispor.
É mais um local à espera de quem queira ir à descoberta de algo inimaginável!
para mais pormenores pode consultar:
https://viagensdalita.com/2022/01/20/dubais-most-impressive-buildings/
https://viagensdalita.com/2022/03/03/dubai-and-its-fantastic-malls/
https://viagensdalita.com/2021/12/30/dubai-antigo-e-as-perolas-do-golfo/
https://viagensdalita.com/2022/02/10/dubai-miracle-garden-the-largest-in-the-world/