NY – Lower Manhattan

É o nome dado à extremidade sul da ilha de Manhattan (baixa de Manhattan), onde se situa o Centro Financeiro e a Sede do Governo da cidade de NY. À semelhança de outras zonas da cidade, não há consenso quanto aos limites da sua fronteira terrestre; contudo, na perspetiva do viajante penso que será adequado aceitar a Canal Street como o seu limite norte. Esta rua cruza horizontalmente a ilha de Manhattan ao nível da Manhattan Bridge (ponte que fica a norte da célebre Ponte de Brooklyn). Imediatamente a norte de Lower Manhattan está a Chinatown de NY no lado leste e a zona de Soho e TriBeCa no lado oeste.

Pode-se considerar que a Lower Manhattan é o “ponto de encontro” entre a cidade antiga e a nova pois monumentos e igrejas dos primórdios da cidade por um lado a competir com um mundo de arranha-céus e do mundo financeiro por outro. Foi nesta zona que se instalou o primeiro governo do país e que ainda hoje as finanças acontecem nesta parte da cidade. Quem não conhece pelo menos a famosa Wall Street e o seu famigerado símbolo Touro de Bronze?

Dedique 1 dia a esta zona da cidade!

EDIFÍCIOS EM DESTAQUE

Edifício da Câmara Municipal de NY (New York City Hall)- sede do Governo da cidade (desde 1812) é considerado um dos edifícios públicos mais bonitos do país, estando coroado com uma Estátua da JustiçaSitua-se na Broadway e Park Row.

Bolsa de Valores de NY – New York Stock Exchange Building– Edifício de fachada neoclássica e remontando a 1903 é o centro financeiro dos EUA, tendo nascido como bolsa local veio a tornar-se numa empresa mundial. Os edifícios em seu redor formam o coração do distrito financeiro de NY. Situa-se no nº 20 Broad Street na confluência com a Wall Street.

Palácio da Alfândega – US Custom House – com fachada em granito e construído em 1907, perto do qual está o Touro de Bronze – símbolo de Wall Street, funciona enquanto National Museum of the American Indian. Oferece exposições temporárias sobre a vida dos americanos nativos (índios) seus costumes e artesanato. Situa-se no nº 1 da Bowling Street, entre as State e Whitehall Streets.

O Touro de Bronze ou Charging Bull (1989) simboliza a força do povo americano após a queda da Bolsa de Valores em 1987. É de tal forma, um ícone desta zona da cidade que não é fácil tirar fotografias sem nelas ficarem “milhentas” pessoas. Situa-se na Broadway em Bowling Green Park.

A Wall (muro, parede) Street deve o seu nome ao muro que protegia Manhattan dos algonquianos (tribos nativas americanas). Hoje em dia representa o coração dos negócios da cidade.

A Igreja da Trindade – Trinity Church – edifício gótico com portas de bronze fundado em 1697, sofreu alterações e acrescentos (sacristia, capela e ala de Manhattan) até à sua conclusão em 1846.  Situa-se na Broadway – Wall Street.

Woolworth Building, construído em 1913 em estilo neogótico, foi um dos primeiros arranha-céus de NY e à data o mais alto do mundo (241 metros de altura e 57 andares). Este edifício serviu de exemplo aos que se seguiram nas décadas de 1920 – 30. Situa- se no nº 233 da Broadway, entre Park Place e Barclay Street.

Municipal Building – erguido em 1914 domina o Civic Center, ocupando toda a Chambers Street. Apresenta uma estrutura de 25 andares sendo o seu topo um verdadeiro bolo de noiva com torres e espirais.

Cunard Building– edifício com fachada renascentista e portas de bronze construído em 1921. Pertenceu à companhia de navegação marítima Cunard Line, mas atualmente alberga o US Post Office (os “Correios” dos EUA).

Federal Hall – edifício da Wall Street construído em 1842, em estilo neoclássico. Possui uma estátua de bronze de George Washington para assinalar o local onde o 1º presidente dos EUA prestou juramento em 1789. Situa-se no nº 26 da Wall Street ao nível da Nassau Street.

WORLD TRADE CENTER

Conhecido mundialmente devido aos atentados terroristas do 11 de setembro de 2001, era onde existiam as famosas Torres Gémeas, símbolo do poder da economia americana. A zona onde ocorreu o ataque tornou-se numa enorme cratera tendo sido designada como Ground Zero (Zona Zero). Essa zona sofreu muitas remodelações, tendo passado pela demolição de alguns edifícios e a construção de outros.

One World Trade Center – é o edifício que mais se destaca nesta nova zona sendo neste momento o edifício mais alto dos Estados Unidos (541 m) e o 7º mais alto do mundo. Realça pelo brilho da sua estrutura de aço e vidro. Inaugurado em 2014 tornou-se um dos principais pontos de referência da cidade. O seu observatório a 386 metros de altura oferece uma vista espetacular.

Memorial do 11 de setembro (9/ 11 – Memorial & Museum) – Inaugurado a 11 de setembro de 2011, no 10º aniversário (após a queda das 2 torres) contém o nome de todas as pessoas que morreram nos ataques. Pretende prestar uma homenagem ao passado e transmitir esperança no futuro. As 2 piscinas com surpreendentes cascatas representam as ausentes torres gémeas. O Museu expõe artefactos relacionados com esse acontecimento. Situa-se no One Liberty Plaza.

St. Paul’s Chapel – igreja mais antiga de Manhattan erguida em 1766. No seu interior magnífico georgiano, existe uma exposição sobre o 11 de setembro. Situa-se no nº 209 da Broadway, entre as Fulton e Vesey Streets, a um quarteirão do Ground Zero.

O Castelo Clinton (forte de 1807) e o Battery Park (erguido maioritariamente sobre um aterro nos sécs. XVIII e XIX) são antigas construções defensivas da baía de NY. É neste último que se encontra o cais de onde partem os barcos para Ellis Island e a Estátua da Liberdade.

TRAJETO ATÉ ELLIS ISLAND

percurso de barco (carreiras regulares a partir do Battery Parkpara Ellis Island é bastante compensador. Faz paragem na ilha da Estátua da Liberdade mas pensamos que não se justifica sair, porque a estátua é mais interessante vista à distância (ou do próprio barco) e habitualmente tem longas filas.

ELLIS ISLAND E O MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Em Ellis Island, local onde foram recebidos milhões de imigrantes, (oriundos de muitos países, entre 1892 e 1954) funciona um museu que vale a pena visitar. Além disso, as vistas deslumbrantes sobre Manhattan, só por si, justificam a viagem.

A Ellis Island representa o símbolo da herança imigrante da América uma vez que ela funcionou como palco de receção, entre 1892 e 1954, de mais de 12 milhões de pessoas que fugiam à perseguição religiosa, à pobreza ou ainda à instabilidade no seu país.

Desde 1990 Ellis Island funciona como Museu da Imigração. Ele retrata a experiência das pessoas que aí chegavam e dá uma imagem global das comunidades imigrantes na América. O museu está dividido em várias alas sendo as mais interessantes: o Grande Átrio, os Dormitórios e a Sala de Bagagens.

Mais uma zona explorada na imensidão de oferta de NY!

Deixe um comentário