Sicília – Gargantas de Alcântara

março 2022

As Gargantas de Alcântara constituem um dos pontos de interesse imperdíveis na Sicília. Representam algo único na paisagem natural siciliana.

As Gargantas de AlcântaraGole dell’ Alcantara são um estreito e vertiginoso desfiladeiro natural de 25 metros de altura cortado pelas águas geladas do rio Alcântara ( um dos poucos rios da Sicília que flui ao longo de todo o ano) com apenas 2 a 4 metros de largura, que desagua próximo de Giardini Naxos (Alcântara deriva do termo Árabe – al qantara- que significa ponte).

As Gargantas do rio Alcântara formaram-se a partir de vários fluxos de lava que desceram da encosta norte do Etna em direção ao Mar Jónico, provenientes de uma violenta erupção vulcânica do Monto Moio (cone secundário do Etna) há cerca de 4.500 anos. O manto de lava atravessou o curso do rio Alcântara (que já tinha escavado o seu leito no solo de rocha calcária ao longo de muitos milhares de anos) e foi arrefecendo lentamente, transformando-se em basalto. O seu arrefecimento lento permitiu a formação de colunas prismáticas hexagonais de basalto; contudo, durante a fase de arrefecimento o manto de basalto (resultante da consolidação da lava) sofreu uma fratura, originando uma grande fenda, que foi rapidamente aproveitada pelas águas gélidas do rio Alcântara, criando um novo leito para o rio (que tinha um caudal muito superior ao atual). Com o passar dos anos, o fluir das águas foi desgastando o basalto e aprofundando a fenda, calculando-se que tenha sido preciso cerca de mil anos até as águas cortarem completamente o manto de basalto e formarem as atuais gargantas, com exposição de algumas colunas hexagonais e criação de formas irregulares pela erosão progressiva das rochas, formando estruturas prismáticas de várias configurações como por exemplo: uma pilha de madeira (disposta horizontalmente), harpa (ligeiramente arqueada), ou ainda (formações mais regulares verticais) tubo de órgão, podendo atingir até 30 metros.

As Gargantas de Alcântara estão integradas no Parque Botânico e Geológico que está dentro do parque regional Parco Fluviale dell’ Alcantara. Apesar das Gargantas terem aproximadamente 400 metros de extensão o acesso ao público só é permitido num pequeno troço (por motivos de segurança).

LOCALIZAÇÃO

O Parque Natural de Alcântara está muito próximo dos principais destinos da zona –   (costa leste da ilha da Sicília) Taormina e Giardini Naxos, sendo facilmente acessíveis a partir de qualquer outro destino da costa jónica. As Gargantas de Alcântara são uma das principais atrações turísticas e um dos lugares mais movimentados nos dias quentes de verão.

Endereço : Via Nazionale, 5, Motta Camastra (Messina).

COMO ALCANÇAR AS GARGANTAS

DE CARRO

Vindo de Messina, de Catânia ou de outro local qualquer, saia em Giardini Naxos (próximo de Taormina) em direção à SS.185 e a partir daí já se encontra apenas a 15 km das Gargantas de Alcântara.

DE AUTOCARRO

pode consultar os horários no site www.interbus.it

TOUR

(inserido num grupo) – pode por exemplo visitar o Etna de manhã e as Gargantas à tarde ou vice-versa.

QUANDO VISITAR

As Gargantas de Alcântara poderão estar fechadas entre novembro e março devido ao risco de inundações repentinas mas o Parque está aberto durante o resto do ano.

HORÁRIO: todos os dias – das 8.30 às 18h

BILHETES: A entrada é paga. O preço varia de acordo com o que se pretende fazer.

Para mais informações vá a: golealcantara.it/

O QUE PODE FAZER

Ali encontra opções para todos os gostos:

Radical – no rio:

com guias ao dispor bem como roupas e calçado adequados ao momento

Canoying

Body Rafting

River Trekking

ou ainda:

Shuttle Tour Tour guiado em pequenos autocarros elétricos dentro do caminho natural do parque.
Bike Tourrecomendado para pessoas que gostem de desporto.
TrilhosNós pautámo-nos por esta opção.

Começámos por descer no elevador e ir até junto à água gozando o seu som e a tranquilidade do local.( se quisermos podemos entrar na água, sendo que é muito fria)

A seguir regressámos ao elevador para iniciarmos uma caminhada ao longo da parte superior do desfiladeiro, gozando do privilégio de passar por um jardim botânico. É relaxante e agradável pois daí avistam-se paisagens virgens e impressionantes, desde desfiladeiros, cascatas, piscinas

e o Terraço do Amor, onde é “obrigatório” dar um beijo para melhor gozar essa paisagem e momento!

Sentimo-nos cercados pela natureza no seio de paisagens espetaculares nunca vistas. (reserve pelo menos 2 horas)

Gargantas de Alcântara: uma das paisagens mais insólitas da Sicília ! Não deixe de visitar esta obra prima da natureza!

One thought on “Sicília – Gargantas de Alcântara

Deixe um comentário