Etna – Monte e Vulcão

Dominando a paisagem do leste da Sicília o Monte Etna, com uma altura de cerca de 3350 metros, é o pico mais alto da Itália, a maior montanha localizada numa ilha e o 5° vulcão mais ativo do mundo. Por estas razões foi incluído na Lista de Patrimónios Mundiais da UNESCO em 2013. Todas estas características fazem dele um destino turístico popular na Sicília e por também ser bastante fácil de alcançar, ao contrário de outros vulcões ativos no mundo. Para além disso ele constitui um importante centro de pesquisa científica que permite a milhares de geólogos e vulcanólogos recolher e estudar dados.

ERA UMA VEZ UM VULCÃO …

O vulcão Etna é um dos maiores vulcões do mundo que foi crescendo em altura e em largura devido a milhares de erupções, (podendo ainda vir a aumentar gradualmente devido à sua atividade frequente), e o maior dos 3 vulcões mais ativos de Itália (cobre uma área de cerca de 1190 km quadrados, com um perímetro de 140 km), sendo um dos mais ativos da Europa e do mundo.

O Monte Etna é considerado um vulcão ativo devido à libertação permanente de vapores e gases bem como de cinzas vulcânicas da cratera central, apresentando mais de 200 crateras formadas ao longo de milhares de anos. Os contornos da forma do Etna dominam a paisagem das cidades de Catânia, Taormina e Acireale, bem como outras localidades na região do oeste da Sicília.

O Etna representa uma fonte de rendimento importante para a ilha da Sicília: turismo, agricultura e vinha , uma vez que os solos vulcânicos proporcionam campos férteis.

… E AS SUAS ERUPÇÕES!

A atividade vulcânica do Etna começou há aproximadamente 500 000 anos, com erupções sob a superfície marinha, ao largo da costa da Sicília. O vulcanismo começou a ocorrer há cerca de 300 000 anos a sudoeste do cume que hoje o vulcão apresenta, para o qual se moveu há uns 170 000 anos. As erupções de então começaram a construir o cone vulcânico principal, formando um estratovulcão em erupções efusivas e eruptivas alternadas. O crescimento da montanha foi ocasionalmente interrompido por erupções maiores que levaram ao colapso do cume para formar caldeiras.https://pt.wikipedia.org/wiki/Etna

Apesar da sua longa história, o primeiro registo de uma erupção do Etna remonta a 1500 anos a. C. ao qual se seguiram muitos outros. Os mais significativos referem-se às erupções de 1329 e 1669 (uma das mais violentas). No século XX sofreu 6 erupções (1910-1911, 1928, 1950-1951, 1971, 1983 e 1992-3 sendo esta última a de maior dimensão registada (em 300 anos).

No século XXI também já mostrou “o ar da sua graça” umas quantas vezes! Em 2001-2002 houve erupção violenta que levou à declaração de estado de emergência na região. Em janeiro de 2021 iniciou um período de ação que se prolongou durante 6 meses e provocou um aumento de 30 metros na altura da cratera sudeste do vulcão, devido à imensa expulsão de material.

A mais recente erupção ocorreu no dia 11 de Fevereiro de 2022, tendo a sua explosão repentina causado uma nuvem de fumos com mais de 8 km de altura.

Apesar de ocasionalmente ser muito destrutivo, em geral as erupções do Etna não constituem grande risco à população que vive nas localidades próximas, devido à sua natureza efusiva (erupções efusivas). Além disso há um observatório na cidade de Catânia, localizada no sopé do Etna, que monitoriza o vulcão de dia e de noite, ajudando a tranquilizar um pouco mais a população.

1. COMO ALCANÇAR O ETNA
2. COMO SUBIR O ETNA
3. TEMPO DE VISITA
4. A NOSSA EXPERIÊNCIA

1. COMO ALCANÇAR O ETNA

Se quiser apenas visitar a costa leste e a ponta da costa sul Catânia, Taormina, o vulcão Etna, as Gargantas de Alcântara, Siracusa, Ortigia e as lindas vilas medievais de Noto, Módica e Ragusao aeroporto que se encontra mais perto é do Catânia. O Etna fica a cerca de 1h de trajeto de Taormina ou de Catânia.

LADO SUL DO ETNA

Após várias pesquisas concluímos que seria mais interessante chegar ao Etna tendo optado pelo lado sul, indo no sentido do Rifugio Sapienza, base da aventura (1800/1900 metros)! A esse nível há a bilheteira onde pode adquirir os bilhetes para o teleférico ou para o autocarro todo o terreno e ainda alojamento, bares/restaurantes e lojas de souvenirs.

DE CARRO

É bastante fácil de alcançar. Pernoitámos em Giardini Naxos (perto de Taormina). Tendo carro alugado vai-se fazendo o trajeto e parando aqui e acolá para gozar a paisagem até chegar ao Rifugio Sapienza.

TOUR

Há empresas que fazem o circuito partindo de Taormina ou Catânia.

2. COMO SUBIR O ETNA

TELEFÉRICO

Trajeto de teleférico até aos 2500 metros.

VEÍCULO TODO O TERRENO

Pequeno autocarro 4×4, podendo ficar no 1º nível – 2500 metros (30€ por px) ou no 2º nível – 2900 metros (60€ por px).

A PÉ

Também há a hipótese, se tiver tempo e estiver em boas condições físicas, de fazer a escalada a pé, levando para tal roupa e calçado adequados e bastão.

3. TEMPO DE VISITA

UMA MANHÃ OU UMA TARDE

Nós dedicámos uma manhã (de seguida fizemos o trajeto para as Gargantas de Alcântara, onde já fomos almoçar).

UM DIA INTEIRO

Se tiver tempo consegue dedicar um dia ao Etna e zona envolvente.

4. A NOSSA EXPERIÊNCIA

Chegados ao local (Rifugio de Sapienza) cerca das 9h 30 minutos libertámo-nos da viatura e começámos a aventura. Era nossa intenção fazermos o trajeto de teleférico até aos 2500 metros e depois subirmos um pouco mais a pé. Como o teleférico não estava a funcionar as alternativas eram ou ir a pé ou num pequeno autocarro 4×4, podendo ficar no 1º nível – 2500 metros ou no 2º nível – 2900 metros. Pautámo-nos por escolher ir de autocarro e subir só até ao 1ª nível e ainda bem e já se vai perceber porquê!

Fazer uma subida íngreme ziguezagueante durante alguns quilómetros (para vencer um desnível de 600 metros) num piso de cinza vulcânica e com alguma neve é algo desafiante, um pouco perigoso e assustador! É claro que os condutores têm experiência e sabem lidar bem com o fazer das curvas, o acelerar ou abrandar o ritmo! Mas mesmo assim é uma aventura daquelas! Nos momentos em que nos conseguíamos abstrair e apreciar a beleza de uma paisagem lunar, a neve e as vistas sobre o mar, era de ficarmos sem palavras por muitos cliques e vídeos que se fizessem!

Atingidos os 2500 metros e recuperados daqueles momentos de algum stress, deliciámo-nos a andar em cima da neve (finais de março de 2022), gozar momentos únicos e observar vistas panorâmicas de tirar o fôlego: montanha, seus arredores, o encantador Parque Etna, bem como a costa do mar Jónico.

E depois … era ter coragem para enfrentarmos o desafio da descida. Se tivéssemos tempo e calçado adequado se calhar teríamos feito a descida a pé, não havendo certeza de ser tarefa fácil!

Foi uma descida picada também mas valeu pela experiência pois tirámos partido da grande altura do veículo 4×4 para contemplar pela última vez algo deslumbrante e com uma história imensa!

É claro que numa deslocação à Sicília não se pode perder este TOP +!

One thought on “Etna – Monte e Vulcão

Deixe um comentário