Abu Dhabi e a sua impressionante mesquita

Os 7 Emirados Árabes situados no continente asiático, ficam mais precisamente na península Arábica, no golfo Pérsico. Abu Dhabi é o maior emirado, sendo também a capital federal dos Emirados Árabes Unidos. Possui a maior extensão territorial, ocupando grande parte da área do país (84‰ do território) com 200 ilhas e um litoral que se estende por 700 quilómetros.

A cidade, que é uma das mais visitadas dos emirados, possui uma arquitetura impressionante, constituindo a Mesquita Sheik Zayed um dos locais imperdíveis em Abu Dhabi. Fica localizada na entrada da cidade e representa o maior e o mais extraordinário espaço religioso dos Emirados Árabes Unidos. É uma das maiores mesquitas do mundo, tendo capacidade para acolher cerca de 40.000 pessoas (aberto a não-muçulmanos) e a principal sala de oração pode acomodar 7.000 fiéis.

Remontando a construção da Mesquita Sheik Zayed a 1996 e tendo sido inaugurada em 2007, com 290 por 420 metros, é de tal magnitude e notável arquitetura, que quase nos faz lembrar o Palácio de um sultão das Noites Árabes.

O design e construção da Mesquita Sheikh Zayed teve por detrás inspiração de monumentos do mesmo género (essencialmente das mesquitas Abu-al-Abbas-al-Mursi no Egito e Badshahi no Paquistão) misturando assim uma série de estilos (persa, mughal, alexandrino, indo-islâmico mouro e árabe) daí resultando a maravilha que se pode observar.

A intenção de Sheik bin Sultan Al Nahayan (presidente dos Emirados na altura) quando decidiu mandar construir a mesquita era proporcionar algo que unisse a diversidade cultural do mundo islâmico com a arquitetura moderna.

A escolha de materiais naturais, oriundos de vários países, tinha como princípio a preocupação da durabilidade, contando isso com o uso do mármore, ouro, pedras semipreciosas, cerâmicas e cristais.

A Mesquita Sheik Zayed oferece, então, um espaço ajardinado, um pátio bastante amplo, considerado o maior exemplo de mosaico de mármore no mundo (17.4000 m²) com desenhos florais espantosos,

fontes com repuxos em movimento,

quase 1000 colunas revestidas de mármore branco e incrustadas com madrepérola,

82 cúpulas brancas, de vários tamanhos, estando a mais alta delas (70 metros de altura) localizada no centro da sala de oração principal, de estilo marroquino decoradas com mármore,

quatro minaretes nos quatro cantos do pátio com mais de 100 metros de altura.

Mas a magnitude da mesquita Sheik Zayed não fica por aqui! Ela abriga o maior tapete persa do mundo feito a mão no salão de orações principal,

bem como 7 lustres importados da Alemanha, folheados a ouro de 24 quilates e com milhões de cristais Swarovski incorporados. ( O maior lustre é o segundo maior dentro de uma mesquita, e o terceiro maior lustre do mundo, tem um diâmetro de 10 metros e uma altura de 15 m).

COMO VISITAR A MESQUITA

PASSO 1

Nas imediações há um enorme parque de estacionamento, onde a viatura ou autocarro (se estiver numa viagem organizada) deverão ficar.

PASSO 2

Depois disso, apesar de estar perto da mesquita, terá que se afastar um pouco no sentido oposto à mesma para alcançar o local (centro comercial) que dá acesso à mesquita.

PASSO 3

Como os muçulmanos são muito rigorosos no “dress code” , homem ou mulher é observado para ver se preenche os requisitos necessários para poder ter acesso a uma escada rolante que nos conduz às proximidades da mesquita. Se for necessário poderá sempre adquirir algo que complete a vestimenta exigida numa das lojas do centro comercial.

VISITA À MESQUITA

Dedique-lhe 1 a 2 horas.

Depois de se libertar das regras, comece a gozar e apreciar algo único no mundo. É difícil saber onde devemos concentrar o nosso olhar, pois fica-se extasiado perante tal maravilha. Tudo é digno de ser fotografado, de tal modo que fui abordada por uns seguranças que delicadamente me disseram que não podia passar para além daquele ponto. Ter-lhes-ei dito que era blogger de viagens, ao que eles acharam piada e permitiram que tirasse mais umas quantas fotografias por dali.

Continuando… com um exterior de mármore reluzente, fontes com as suas águas cristalinas dançantes, o pormenor dos motivos florais do piso, a imensidão de colunas ricamente decoradas, temos dificuldade em prosseguir a visita, mas a curiosidade aguça o apetite! E pronto! Aí temos mais um pouco da riqueza e sumptuosidade do interior da magnífica Mesquita Sheik Zayed com a sensação dos detalhes terem sido feitos para nos impressionar: do chão ao teto, encontram-se desenhos, inscrições árabes, colunas, lustres e arcos em forma de ferradura.

Não se esquecendo de levar a roupa adequada para visitar uma mesquita, ingresse nesse desafio!

Deixe um comentário