Sicília – A Majestosa Catedral de Monreale

COMO CHEGAR

Se aterrar em Palermo e quiser começar por ver uma igreja – Catedral de Monreale – considerada uma das mais belas do mundo, do aeroporto até Monreale são 34,5 quilómetros sendo a previsão de meia hora de trajeto. Saindo da cidade de Palermo são entre 8 a 10 quilómetros, 15 minutos de viagem.

HORÁRIO

Não vá em vão! Consulte o horário de funcionamento pois há diferença entre as épocas do ano. Ver em: http://www.monrealeduomo.it/page.php?21

PREÇO E TEMPO DE VISITA

O preço varia de acordo com o que quiser visitar.

Tem ao dispor: A Catedral; O Terraço; A Capela Roano e o Museu Diocesano.

Ver mais em: https://www.duomomonreale.com/cosa-visitare/cappella-roano.html

Entre os 18 e 25 anos 3€
Adultos 13€
apenas para o Ingresso na Catedral
Tempo de visita 1 a 2 horas

A CATEDRAL DE MONREALE

Quando se faz pesquisa para nos documentarmos acerca deste ou daquele local conseguimos ficar com uma ideia do que se procura. A Catedral de Monreale supera todas as espetativas. Só ao “vivo e a cores”!

A Catedral de Monreale é uma verdadeira obra-prima arquitetónica. Remontando à era normanda (1172 – 1176) incorpora também elementos árabes, bizantinos, românicos e clássicos sendo considerado o melhor exemplo da arquitetura normanda na Sicília e uma das mais belas igrejas do mundo. A verdadeira atração deste grandioso monumento são os seus mosaicos de fundo dourado cobrindo mais de 6000 m2, os quais retratam a história do mundo segundo a Bíblia, desde a Criação até os Atos dos Apóstolos.

Essa façanha foi da responsabilidade de mestres de várias nacionalidades especializados na técnica do mosaico, tendo cobrido a abside e as paredes com painéis de uma magnitude impressionante.

A fachada possui um pórtico renascentista com três grandes arcos, (acrescentado no séc.XVI) o qual oculta o frontispício primitivo, decorado com mosaicos, relevos e um magnífico portal com portas de bronze. Lateralmente erguem-se duas torres quadradas assimétricas.

A igreja possui 102 por 40 metros. Esse amplo interior divide-se em 3 naves: uma nave central (três vezes mais larga que as outras duas) e duas naves laterais, seguindo, assim, o esquema das basílicas católicas italianas.

As paredes das naves, o santuário e as absides (numa área de 6340 m2) são todas revestidas com mosaicos bizantinos policromáticos com fundo douradomostrando frisos geométricos, medalhões e diversas imagens de santos e anjos, com inscrições em grego e latim, e ilustrando vários episódios da Bíblia. De todas as cenas se destaca o monumental Cristo Pantocrator na capela-mor, com a Virgem e o Menino, santos e anjos abaixo. ” https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Monreale

A imagem majestosa do Cristo Pantocrator domina a igreja desde a bacia da abside principal parecendo unificar tudo como um todo. (Pantocrator é uma palavra de origem grega que significa etimologicamente “todo-poderoso” ou “omnipotente”).

O teto, em madeira ricamente decorada, foi reconstruído após o desastroso incêndio de 1811 que destruiu o telhado da igreja.

O piso também é digno de nota pelo trabalhado em mosaico de mármore, o qual só foi completado no séc. XVI.

O claustro do antigo convento oferece uma visão interessante: arcos pontiagudos sustentados por 228 colunas ricamente decoradas.

A UNESCO inscreveu Palermo como Patrimônio Mundial por “ser um exemplo de sincretismo sócio-cultural entre as culturas Ocidental, Islâmica e Bizantina na ilha que gerou novos conceitos de espaço, estrutura e decoração. Também testemunha a coexistência frutífera de pessoas de diferentes origens e religiões”

Não perca esta maravilha!

One thought on “Sicília – A Majestosa Catedral de Monreale

Deixe um comentário