Iceland and its impressive waterfalls and canyons

Apesar deste artigo ser apenas acerca de Cascatas e Desfiladeiros e eles constituirem pontos imperdíveis numa viagem à Islândia, vai deparar-se com paisagens deslumbrantes a cada momento. Porquê? Simplesmente porque a Islândia é uma súmula de tudo o que há no mundo daí que todos os trajetos, mesmo esquecendo os pontos de interesse, são de um deslumbre de tirar o fôlego! Isto significa que ao elaborar um plano de viagem a esta ilha ímpar, deixe-se encantar por tudo e dedique-lhe pelo menos 10 a 12 dias.

Ora bem … mas se estamos a falar de cascatas e desfiladeiros aí vamos nós!

A. CURIOSIDADES

1. Sabe quantas cascatas há na Islândia?

Pois … há cascatas de várias formas e tamanhos, com mais ou menos caudal, mais ou menos volumosas … enfim são cerca de 10.000!

2. O que significa FOSS?

FOSS – significa Cascata, daí que sempre que uma palavra tenha o seu términus assim, já sabemos que estamos perante algo fabuloso!

3. O que é um desfiladeiro?

De acordo com a infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/desfiladeiroum desfiladeiro é uma passagem estreita entre montanhas ou vale em garganta resultante do predomínio da ação erosiva vertical dos rios e glaciares em rochas duras. “

O mapa abaixo indica a sequência de cascatas e desfiladeiros do nosso roteiro circular pela Islândia durante 8 dias, no sentido anti-horário, não tendo incluído a zona dos Fiordes do Oeste. 

1. ÖXARÁRFOSS – Cascata no Parque Nacional Thingvellir
2.GULFOSS – a pouco mais de 100 km da capital Reykjavik
3. SELJALANDSFOSS – Cascata situada no Sul
4. SKÓGAFOSS – Cascata situada no Sul
5. FJADRANRGLJÚFUR CANYON – Desfiladeiro situado a norte de Vík
6. RJÚKANDAFOSS – Cascata situada a 50 km de Egilsstaðir ( no leste )
7. STUDLAGIL CANYON – Desfiladeiro situado a 72 km (1h) de Egilsstaðir
8.DETIFOSS – Cascata situada no Norte
9.GODAFOSS – Cascata situada no Norte
10.KIRKJUFELLFOSS – Cascata situada na península de Snæfellsnes (no oeste)

B. CASCATAS E DESFILADEIROS

Não vale a pena ter este tipo de pensamento! Mas afinal as cascatas e desfiladeiros são todos diferentes, todos iguais? É verdade! São todos majestosos!

1. ÖXARÁRFOSS – dedique-lhe 1/2 hora

Öxarárfoss é uma das atrações mais visitadas no Parque Nacional Thingvellir o qual se situa a cerca de 50 km de Reykjavik (pelas estradas 40 e 36 – 1 hora de trajeto).

Há vários parques de estacionamento mas se for no sentido do Centro de Visitantes e estacionar nesse, perto daí há uma plataforma da qual se tem uma vista abrangente e fabulosa da regiãoParque de estacionamento – 750 ISK; WC – 200 ISK

Öxarárfoss é uma cascata com 20 metros de altura que flui do rio Öxará encontrando-se do lado esquerdo do desfiladeiro Almannagjá (com 8 km de extensão onde se pode observar o afastamento das placas téctónicas). Apesar de não se destacar pela altura e tamanho, a sua localização e o contraste da sua água cristalina com o fundo de pedras negras que a compõem, torna-a uma cascata admirável.

2. GULFOSS – dedique-lhe 1 hora

Situa-se a 116 km da capital Reykjavik a cerca de 1h e 40 minutos. Se partir do Parque Thingvellir encontra-se a 70 km, cerca de 1 hora de percurso.

A Cascata Gulfoss é uma das maiores e das mais imponentes! Não há palavras nem fotografias ou vídeos que consigam descrever a beleza de tal fenómeno da natureza. É algo imperdível!

Tem Centro de Informações, estacionamento e visita gratuitos. WC – 200 ISK.

A fascinante e volumosa Gullfoss ou Golden Falls, com 32 metros de altura, alimentada pelo rio glacial Hvítá, cai numa queda de duas camadas num desfiladeiro acidentado. Os sons da água e as cores são intensos. Espetáculo natural de tirar o fôlego com cascata “tripla” pois pode ser observada de três pontos, permitindo cada um deles uma visão diferente: trilho inferior mais perto da cascata (aconselhável levar parka para não se molhar), zonas intermédia e superior: alcançadas através de uma enorme escada. Deve-se levar sapatos/ténis resistentes, apesar de ser fácil circular mas o piso pode estar escorregadio.

3. SELJALANDSFOSS – dedique-lhe pelo menos 1 hora

Situada a 128 km da capital Reykjavik a cerca de 1h e 50 minutos.

A cascata Seljalandsfoss, com 65 metros de altura, localizada no sul da Islândia, à beira da estrada 1, é uma das mais impressionantes, visitadas e fotografadas do país. Tem a particularidade de se poder caminhar por detrás dela. É indescritível essa sensação! (levar roupa impermeável – a água da cascata atinge vários metros de distância) o que a torna ainda mais fabulosa. Por vezes somos agraciados com um arco-íris.

4. SKÓGAFOSS – dedique 1 hora

Situada a 156 km da capital Reykjavik a cerca de 2h e 15 minutos e a 34.5 km (30 min.) de Vik.

Skógafoss é uma das maiores quedas de água da Islândia, ficando situada na parte sul da ilha, a cerca de 5 km da localidade de Skógar. Desenrola-se na parte final do rio (com o mesmo nome – Skóga). Tem 60 metros de altura e mais de 25 metros de largura. É considerada uma das mais famosas e mais bonitas. Pode ser contemplada de baixo ou de cima (se tiver coragem de subir 430 degraus). Vale a pena subir pois vê-se parte do seu percurso e assiste-se ao cair da água de uma forma impetuosa e incessante sobre um leito de pedras negras. Usufrui-se também de uma vista espetacular da costa sul da Islândia.

5. FJADRANRGLJÚFUR CANYON

Vindo de Vik está a cerca de 70 km (1 hora) fazendo a Ring Road (estrada 1). Quando faltarem 3 a 4 km vire para a F 206 e passados esses quilómetros chegará ao destino.

Fjaðrárgljúfur (não muito longe da vila de Kirkjubæjarklaustur) é um desfiladeiro no sudeste da Islândia, apresentando paredes íngremes e águas sinuosas do rio Fjaðrá, que flui ao longo dele. Tem 100 m de profundidade e (cerca de) 2 quilómetros de comprimento. Vale a pena a paragem!

6. RJÚKANDAFOSS

Rjúkandafoss situa-se a cerca de 50 km (40 min.) depois de Egilsstaðir (leste), estando a dirigir-se para o norte pela estrada 1 ou Ring Road. Não estava nos nossos planos mas ela chamou por “nós”. É impossível não ver tal maravilha pois ela encontra-se à beira da estrada. Amplo estacionamento, sem WC. Vale a pena a paragem. Curta caminhada íngreme (5 minutos) para a observar mais de perto. Se tiver sorte pode também ver “habitantes” – ovelhas a pastar por ali.

Rjúkandi ou Rjúkandafoss é a 12ª cascata mais alta da Islândia. Rjúkandi contém várias quedas, sendo que coletivamente atinge 93 metros. A sua altura bem como a sua localização não a deixam passar despercebida.

7. STUDLAGIL CANYON

Partindo de Egilsstaðir apanha-se a estrada 1 e a seguir a 923 para chegar a Stuđlagil Canyon, representando isso 72 km, 1 hDepois de alcançar o desfiladeiro tem várias formas do apreciar. Ou só de cima ou caminhando pelos trilhos e aí pode ir observando essa maravilha. Quanto a nós melhor ainda será descer a escadaria onde há uma plataforma da qual se tem uma perspetiva mais de perto e mais completa. Não há adjetivos para qualificar tal maravilha!

Desfiladeiro de Stuðlagil (ou seja Colunas de Basaltoé um dos mais encantadores do mundo pela imensa “coleção” de colunas de rocha basáltica. Tem 500 metros de comprimento e colunas de basalto com 20 a 30 metros de altura de ambos os lados do rio.

8. DETIFOSS

Partindo de Húsavik pelas estradas 85 e 864, a Cascata Dettifoss situa-se a cerca de 90 km – 1h 20 min.

Fica no Planalto Central, muitas vezes inacessível no Inverno. Numa paisagem vulcânica e algo ameaçadora, ergue-se com uma imponência inigualável. Dettifoss é uma cascata situada no nordeste da ilha sendo uma das maiores quedas de água da EuropaHá vários pontos de onde se pode admirar esta maravilha. Pode-se ir deliciando, fazendo o trilho ao longo de uma paisagem lunar, desde o parque de estacionamento até mais perto dela onde há também uma ótima plataforma. Tudo é impressionante: a sua dimensão, o som da queda de água, o spray gerado pelo volume da água … . É mais um local imperdível!

9. GODAFOSS

Cascata Godafoss pode ser facilmente alcançada a partir de:
Akureyri pela estrada 1 ou Ring Road, representando isso 34 km (30 minutos)
Húsavik pelas estradas 85, 845 e pela 1 – 47 km (35 minutos)
No nosso caso como partimos de Dimmuborgir estávamos a 50 km, cerca de 42 minutos.

É algo imperdível e um dos pontos mais visitados no norte da Islândia!

A Cascata Godafoss é uma queda de água espetacular de doze metros de altura e trinta de largura, cujas águas do rio Skjálfandafljót, provenientes do glaciar Vatnajökull, caem desconcertadamente numa magnífica paisagem vulcânica. É considerada por muitos uma das cascatas mais bonitas da Islândia. (Uma antiga lenda conta que é aqui que moram os Deuses antigos desde que a Islândia se converteu ao Cristianismo).

10.KIRKJUFELLFOSS

A Kirkjufellsfoss fica a 180 km, 2h e 30 m de Reykjavik mas como ela faz parte (do lado norte) da Península de Snæfellsnes (que se situa a norte de Reykjavik), que é uma zona imperdível na Islândia, não é difícil chegar até ela.

Kirkjufellsfoss é uma pequena cascata, mas muito bem localizada! Perto da magnífica montanha Kirkjufell. Em conjunto com a montanha Kirkjufell forma um cenário idílico e mágico. Algo nunca visto, de tal forma que tem servido de cenário a várias produções cinematográficas (entre elas – Game of Thrones). Não há películas que valham!

É claro que muito mais haveria para explorar! Há sempre uma próxima vez, pois quantas vezes será necessário ir a este destino paradisíaco e esgotar o que ele tem para oferecer?

Deixe um comentário