Islândia – Vík e Arredores

(1ª PARTE DO 4º DIA DE VIAGEM)
SE PUDER DEDIQUE 1 DIA

VÍK

Vík í Mýdralou simplesmente Víké a aldeia mais ao sul da Islândia, (a 186 km de Reykjavik). É uma pequena, maravilhosa e acolhedora localidade, tendo-se tornado pela sua localização privilegiada, um centro de expansão e base para explorar as imediações. É um bom local para pernoitar, fazer uma refeiçãodescontrair dando uma volta pelo lugarejo, incluindo um passeio pela linda praia e com sorte poder contactar com aves e o seu doce chilrear. Tem também uma área de serviço.

Situa-se à beira-mar, abaixo das falésias de Reynisfjall com a fantástica praia de areia preta, Reynisdrangar com rochedos e colónias de pássaros.

REYNISDRANGAR BEACH- dedique 1 a 2 horas

Tendo nós pernoitado em Vík e não tendo conseguido ver alguns dos pontos (no dia anterior) aqui mencionados e imperdíveis, começámos logo a nossa manhã pela fantástica praia de areia preta, Reynisdrangar em Vík.

Foi um início de dia espetacular na medida em que nos deliciámos com o contacto dos pés na praia de “areia negra” – pedras vulcânicas, o marulhar da água ao longo da costa, os imponentes rochedos e

o esvoaçar e chilrear dos papagaios do mar bem como de outras espécies. Não apetecia sair dali!

Reynisdrangar são formações rochosas (altas pilhas negras conhecidas como Troll Rocks) que se elevam do oceano, na Black Sand Beach (praia de areia preta) no extremo oeste da vila costeira de Vík (a cerca de 10 km por estrada da famosa praia de Reynisfjara).

Devido à sua proximidade com as falésias de Reynisfjall e Dyrhólaey, locais de nidificação por excelência de gaivotas e outras aves, no verão de papagaios-do-mar (são adoráveis!), é fabuloso poder contactar de perto com essa vida selvagem.

REYNISFJARA BEACH – dedique 2 horas

Depois de nos termos deliciado com e na praia Reynisdrangar partimos de Vík pela estrada 1 no sentido de Skógar. Passados poucos quilómetros desvia-se para a estrada 215 para Reynisfjara sendo o trajeto todo de 11km – 12 minutos.  (se estiver a fazer a estrada 1 (vindo da cascata de Skógafoss) após 34,5km (30 min) atingirá o ponto desejado). Tem parque de estacionamento, WC e restaurante.

Chegados ao local é toca a apetrecharmo-nos do material necessário para registar momentos que ficarão para todo o sempre nas nossas memórias. É algo ímpar! Temos dificuldade em saber para onde olhar, pois tudo o que se avista é fantástico!

Reynisfjara, localizada na costa sul da Islândia, perto da pequena vila de Vík í Mýrdal, é, assim, uma extensa praia de areia negra (de origem vulcânica), junto a uma escarpa (montanha Reynisfjall) com inúmeras colunas de basalto 

– parecendo o orgão de uma igreja – as quais formam também uma caverna,

 tendo ainda dois rochedos que emergem do mar (Oceano Atlântico).

Para além disso olhando para o lado oposto pode contemplar o rochedo Arnardrangur, bem como ter a melhor vista para o arco do rochedo Dyrhólaey.

Tudo isto torna o local idílico, fazendo dele um dos pontos imperdíveis na Islândia.

DYRHÓLAEY – dedique 2 a 3 horas

Dyrhólaey Lighthouse, é o local que oferece melhor panorâmica da zona, facilmente alcançado de Vík (20 km – 20 min.) ou de Skógafoss (27,6 km – 30 min.).

Saindo de Reynisfjara pela mesma estrada, quando atingir a estrada 1 continue no sentido de Skógar até ver a placa com indicação de Dyrhólaey. Aí apanha-se a estrada 218  até  um desvio que indique Lighthouse (20 km – 20 min.).

Depois tem 1 parque de estacionamento ao dispor. É libertar-se da viatura e começar a gozar momentos inesquecíveis.

Dyrhólaey é um planalto rochoso com um enorme arco no mar.

Caminhando até ao farol tem uma paisagem deslumbrante: significando isso ver (uma imensidão depapagaios do mar, o rochedo Dyrhólaey – com o seu famoso arco – o rochedo Arnardrangur e a praia Reynisfjara com formações lávicas e rochedos na água.

Se tiver tempo pode caminhar ao longo dos trilhos e gozar esse local de várias perspetivas.

(Fizemos este percurso numa manhã e regressámos a Vik, onde almoçámos, metemos combustível e prosseguimos viagem em direção a Hófn, mas tinha sido mais tranquilo se tivéssemos tempo para dedicar 1 dia completo)

INFORMAÇÕES ÚTEIS

VIK é um local que pode servir de estadia vindo de Reykjavik (estando a fazer o percurso pela ilha no sentido anti-horário ) situando-se perto de:

1. Cascata Skógafoss (30 km pela Ring Road)
2. Vík e Reynisdrangar Beach
3. Reynisfjara Beach + Arnardragur (11km pela Ring Road e estrada 215)
4. Dyrholaey (20 km pela Ring Road e estrada 218)
5. Mossy Lava Fields (campos de lava cobertos de musgo) na estrada para Hófn
(Ring Road = Estrada 1)

para quem vem do nortede Akureyri, Húsavik (estando a fazer o percurso pela ilha no sentido dos ponteiros do relógio) vai encontrar algumas das principais atrações da Islândia antes de chegar a Vík.

1. Stokksnes (280 km – pela Ring Road)
2. Jokulsárlón Iceberg Lagoon (193 km – 2h 30 min – pela Ring Road)
3. Vatnajokull National Park
4. Skaftafell + Svartifoss (141 km – 1h 50 min. – pela Ring Road)
5. Vík e Reynisdrangar Beach
(Ring Road = Estrada 1)

Muitos mais momentos tínhamos para vivenciar nesse dia! Venha connosco!

Deixe um comentário