(2ª PARTE DO 4º DIA DE VIAGEM)
DE VIK A HÓFN – 270 KM – 3H 20 MIN


se puder dedique 1 dia
(dormida em Vestrahorn – perto de Hófn)
(De Reykjavik a Hófn – 460 km – cerca de 6 h)
Tendo partido de Vik (A) (a seguir ao almoço) e indo ao longo da estrada 1 ou “Ring Road“, passados uns 30 km começam-se a vislumbrar campos de lava cobertos com musgo.


B – MOSSY LAVA FIELDS – dedique 15 minutos a 1/2 hora
Se for atento um pouco mais adiante haverá um parque de estacionamento à direita onde poderá parar, contemplar e fotografar melhor essa paisagem deslumbrante e única.



O musgo é uma planta comum na Islândia e cresce abundantemente na região montanhosa sendo uma característica especial dos campos de lava da Islândia. Uma das mantas de musgo mais espetaculares está localizada na costa sul da Islândia, sobre o Campo de Lava Eldraun.
C- FJAĐRÁRGLJÚFUR CANYON – dedique cerca de 1 hora
Continuando a circular pela Ring Road (estrada 1), passados uns 3 a 4 km, vire para a F 206 e passados poucos quilómetros chegará ao destino.




Fjaðrárgljúfur (não muito longe da vila de Kirkjubæjarklaustur) é um desfiladeiro no sudeste da Islândia, apresentando paredes íngremes e águas sinuosas do rio Fjaðrá, que flui ao longo dele. Tem 100 m de profundidade e (cerca de) 2 quilómetros de comprimento. Vale a pena a paragem!
VATNAJOKULL NATIONAL PARK
Fomos gozando o parque Vatnajökull ao longo do trajeto. Oferece uma paisagem deslumbrante.





O Parque Nacional Vatnajökull é um dos três parques nacionais da Islândia. Abrange toda o glaciar Vatnajökull e extensas áreas circundantes.
Continuando ao longo da estrada principal 1 ou Ring Road
(depois de Skaftafell (D) / Svartifoss- que não conseguimos visitar) Jökulsárlón fica a cerca de 60 km (50 min). Vire à esquerda a seguir à ponte, estacione no parque e goze um encanto único da natureza.

E – JOKULSÁRLÓN ICEBERG LAGOON
dedique 1 hora ou 2 horas (se quiser andar de barco)

Jökulsárlón é a lagoa glaciar mais famosa e maior da Islândia pelo grande número de icebergs que flutuam nas suas águas.




Tem uma área aproximada de 20 quilómetros quadrados e mais de 200 metros de profundidade. Se tiver tempo pode fazer uma pequena viagem de barco na lagoa. (Por perto há a famosa Diamond Beach, à qual já não conseguimos ir por motivos de tempo).

Continuando pela estrada 1 durante 75 km (1 hora) e a poucos quilómetros de Höfn, ponha no Google Maps a indicação de Viking Café e vá atento pois pode passar despercebido ou não se entender muito bem mas tem que virar à direita para uma estrada de cascalho, pouco antes do túnel. Após a curva basta seguir a estrada de cascalho e chegará à Guesthouse Viking Café e cafetaria. (Se sair de Hófn está a cerca de 16 km (20 min) de alcançar o local pretendido).


Como nós ficámos aí alojados deram-nos um cartão de livre acesso à montanha e praia. Doutro modo quem quiser aceder a essa área terá que se dirigir à cafetaria e pagar uma pequena taxa (800 ISK) para entrar nessa estrada privada.
F – STOKKSNESS ( Vestrahorn) – dedique 1 a 2 horas
Pode ir a pé ou de carro até à zona da montanha, da praia e do farol.

Se quiser pode começar por ir à Viking Village, localizada no terreno de um agricultor local ( fica logo do lado esquerdo, no sopé da montanha), a qual foi criada em 2010 como um adereço para um filme (estando finalmente para estrear no próximo ano). Situada no meio de um espaço enorme à sombra das enormes montanhas, o local de filmagem parece uma aldeia viking autêntica rodeada da rica beleza natural do país ártico. Os cavalos do agricultor pastam nos campos próximos, dando um verdadeiro toque antigo ao cenário.
Ao lado da Viking Village, cenário criado para um filme, encontra-se a deslumbrante península de Stokksnes, também conhecida como Vestrahorn, que integra o sul da montanha Kastarárfjall, a montanha Vestrahorn (com 454 metros de altura),


lagos e uma praia de areia preta. Não há palavras para descrever tal cenário! É um local que permite momentos deslumbrantes: de fotografia e de contemplação num ambiente completamente natural e virgem!

O contraste de tons que muda de instante a instante provocado pelas nuvens que se deslocam para aqui ou para acolá devido ao vento, o sol que por isso tão depressa fica visível como escondido e ainda a montanha refletida na água da praia, é indescritível. Incessantes disparos! É um local mágico e idílico na Islândia!
E pronto! Toca a dormir para avançarmos nas nossas aventuras na Terra do Fogo e do Gelo!