Sicília – Dicas e Pontos de Interesse

LOCALIZAÇÃO

Sicília, a principal ilha do Mar Mediterrâneo, está separada do continente e da Itália peninsular pelo estreito de Messina (apenas a 3 km de distância).

Fazem também parte da Sicília as ilhas Eólias (no norte, na província de Messinaarquipélago composto por algumas ilhas entre elas Vulcano e Stromboli), as ilhas Égadas (3) (em frente à costa ocidental da Sicília, na província de Trapani ) e as ilhas Pelágias (sendo a principal Lampedusa, situadas no mar de África, no meio do Mediterrâneo, entre a costa da Tunísia  e da Sicília).  Estas ilhas representam a ponta mais a sul da Itália.

A – GENERALIDADES
Fuso Horário
Moeda
Língua
Condução
B – SICÍLIA VISTA POR NÓS!
Locais
Culinária

A – GENERALIDADES

FUSO HORÁRIO

1 hora mais tarde que em Portugal

MOEDA

Euro

LÍNGUA

A língua oficial na Sicília é o Italiano, contudo praticamente todos os sicilianos também falam o Siciliano. Falam e entendem razoavelmente o Inglês.

CONDUÇÃO

A condução automóvel na Sicília exige alguns cuidados adicionais relativamente ao que é habitual na maioria do continente europeu. Para muitos sicilianos os sinais que obrigam a ceder a prioridade ou a limitar a velocidade e o traço contínuo nas estradas não são mais do que adereços decorativos, pelo que é aconselhável manter uma atenção redobrada para evitar acidentes. A não esquecer também que os sicilianos apitam por 2 motivos: por tudo e por nada!

Se não é raro um peão ser travado a meio da passadeira por uma apitadela de um condutor apressado, não é menos frequente ver pessoas a atravessar calmamente a rua a poucos metros de uma passadeira de peões, por vezes empurrando um carrinho de bebé. No entanto, ao longo dos 1500 km da nossa viagem não tivemos qualquer problema e não vimos nenhum acidente. Contudo, há a possibilidade de virmos a receber alguma multa tardia por excesso de velocidade em virtude de ser muito frequente encontrar sinais que limitam a velocidade a 30 km/hora em estradas de montanha, que toleravam velocidade próxima (ou acima) dos 50 km/hora. Como diz o provérbio” em Roma sê romano e assim por vezes arriscávamos um pouco, habitualmente com um condutor siciliano a morder-nos “os calcanhares” (e provavelmente a rogar-nos pragas por circularmos devagar).

Para além da atenção redobrada andei sempre com os médios acesos, sinalizei todas as mudanças de direção e apliquei um autocolante da empresa locadora do carro no canto esquerdo do pára-choques traseiro, na esperança da clemência por parte dos condutores sicilianos ao dar a entender que não era dali.

B – SICÍLIA VISTA POR NÓS!

Numa primeira viagem a um país ou ilha, é difícil conhecermos tudo, a menos que consigamos dedicar todo o tempo do mundo! Consideramos que ficámos com uma boa ideia da Sicília, mas se fosse agora teríamos, certamente, ido mais dias. (a nossa experiência foi vivida durante 8 dias, tendo tido início e fim em Palermo, a capital).

1. Palermo11. Noto
2. Catedral de Monreale12. Ragusa
3. Cefalù 13. Agrigento ou Vale dos Templos
4. Giardini Naxos Templos

Agrigento ou Vale dos Templos (13), a Zona Arqueológica de Selinunte (17) e o Parque Arqueológico de Segesta (18)

5. Taormina e Arredores14. Mazara dell Vallo
6. Etna15 e 16. Marsala e Salinas
7. Gargantas de Alcantara 17. Selinunte
8. Catânia18. Segesta
9 e 10. Siracusa e Ortigia 19. Érice
Com muita pena ficaram alguns locais por explorar por falta de tempo: Messina, Scala dei Turchi, Modica, Trapani e Castellmmare del Golfo!

LOCAIS

1. PALERMO (se puder dedique 1 dia)

Palermo, capital da Sicília e a sua maior cidade, é rica em história, cultura, arte, música e comida. Estes fatores associados ao seu atraente clima mediterrâneo fazem dela uma escolha como destino turístico, onde é fácil chegar pois possui aeroporto internacional. É um bom ponto de partida para conhecer a ilha.

É uma cidade que tem para oferecer desde o estilo românico, gótico, barroco, Art Nouveau e normando repercutindo-se isso a nível de igrejas, palácios e edifícios.

Tem como principais pontos de interesse (perto uns dos outros):

CattedraleVia Vittorio Emanuele
Teatro Al MassimoPiazza G. Verdi
Palazzo dei Normanni o RealePiazza del Parlamento
Chiesa di Santa Maria dell’ Ammiraglio o MartoranaPiazza Bellini
Chiesa e Monastero di Santa Caterina
d’ Alessandria
Piazza Bellini
Fontana PretoriaPiazza Pretoria
Quattro CantiVia Maqueda com a Via Vittorio Emanuele
Mercados em vários locais da cidade

ver mais em:

https://viagensdalita.com/2022/12/08/palermo-capital-com-tesouros-escondidos/

2. CATEDRAL DE MONREALE ( dedique 2 horas)

Catedral de Monreale – considerada uma das mais belas do mundo é uma verdadeira obra-prima arquitetónica. A verdadeira atração deste grandioso monumento são os seus mosaicos de fundo dourado cobrindo mais de 6000 m2. (fica a cerca de 15 minutos de Palermo).

ver mais em: https://viagensdalita.com/2022/09/15/sicilia-a-majestosa-catedral-de-monreale/(abre num novo separador)

3. CEFALÙ (se puder dedique 1/2 dia)

Pequena e pitoresca cidade à beira-mar, no sopé de um promontório rochoso, na costa norte da Sicília a cerca de 70 km de Palermo (a 1 hora de carro). É um destino turístico escolhido pelas suas praias, pela sua localização e pelas obras de arte que conserva.

IMPERDÍVEL:
Passear ao longo do mar (com antigo porto e cais)
Centro histórico com um traçado medieval caracterizado por ruas estreitas, pavimentadas com os seixos da praia e calcário.
Lavanderia na via Vittorio Emanuele
Catedral Normanda –  o edifício mais importante da cidade – Património Mundial da UNESCO

Subir até o topo de La Rocca di Cefalù – falésia com vista para a cidade; oferece vistas espetaculares.

4. GIARDINI NAXOS

Giardini Naxos fica localizada na costa leste da Sicília (grosso modo entre Messina e Catânia e a 5 km de Taormina) num local privilegiado: à beira do Mar Jónico.  Hoje em dia é um destino de férias, oferecendo lindas praias, muitos restaurantes, bares e lojas. É um bom local para pernoitar pois é tranquilo e permite facilmente alcançar Taormina, a Isola Bella, Castelmola, Chiesa Madonna della Rocca, o Etna e as Gargantas de Alcântara.

5. TAORMINA E ARREDORES (se puder dedique 2 dias)

TAORMINA

Taormina é um ponto duplamente alto da Sicília: pela beleza e pela excelente localização geográfica.

Taormina, localizada no cimo do Monte Tauro, usufrui de uma localização privilegiada permitindo vistas maravilhosas para o mar Jónico e para o vulcão Etna.

Por estas razões é considerada por muitos a “Pérola do Mar Jónico”. Para além disso está rodeada de pontos de interesse imperdíveis também.

A zona antiga de Taormina fica a cerca de 250 metros acima do mar, tendo como principais pontos de interesse:

TEATRO GREGO OU ANTIGO
CORSO UMBERTO:
Porta Catânia
Piazza del Duomo:
Duomo di Taormina ou Catedral São Nicolau
Fonte Barroca
Piazza IX de Aprile:
Chiesa San Giuseppe
Ex-Chiesa di Sant’Agostino
Torre dell’ Orologio
Belvedere di Taormina
Palazzo Corvaja
Chiesa di Santa Catarina di Alexandria
Porta Messina
GIARDINI DELLA VILLA COMUNALE OU JARDIM PÚBLICO
ARREDORES (do mar para o topo)
Isola Bella
(Giardini Naxos)
Chiesa Madonna della Rocca
Castelmola

ver mais em: https://viagensdalita.com/2022/07/14/taormina-e-seus-arredores/

6. ETNA (dedique pelo menos 1/2 dia)

Dominando a paisagem do leste da Sicília o Monte Etna, com uma altura de cerca de 3350 metros, é o pico mais alto da Itáliaa maior montanha localizada numa ilha e o 5° vulcão mais ativo do mundo. Por estas razões foi incluído na Lista de Patrimónios Mundiais da UNESCO em 2013. Todas estas características fazem dele um destino turístico popular na Sicília e por também ser bastante fácil de alcançar, ao contrário de outros vulcões ativos no mundo. 

ver mais em: https://viagensdalita.com/2022/06/09/etna-monte-e-vulcao/

7. GARGANTAS DE ALCÂNTARA (dedique pelo menos 1/2 dia)

As Gargantas de Alcântara constituem um dos pontos de interesse imperdíveis na Sicília. Representam algo único na paisagem natural siciliana. As Gargantas de Alcântara – Gole dell’ Alcantara – são um estreito e vertiginoso desfiladeiro natural de 25 metros de altura cortado pelas águas geladas do rio Alcântara. O Parque Natural de Alcântara está muito próximo dos principais destinos da zona – (costa leste da ilha da SicíliaTaormina e Giardini Naxos).

ver mais em: https://viagensdalita.com/2022/05/26/sicilia-gargantas-de-alcantara/

8. CATÂNIA (dedique pelo menos 1/2 dia)

Catânia (2ª maior cidade) é uma antiga cidade portuária na costa leste da Sicília. Situa-se no sopé do Monte Etna. Quem pretender apenas explorar esta zona da ilha – essencialmente o Etna, Taormina, Siracusa e Ortigia, Ragusa, Módica, Noto, Vale dos Templos, Mazara dell Vallo …., pode ser uma boa opção voar para esta cidade.

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE
1. caminhar um pouco ao longo da marginal
2.centro da cidade:
Piazza del Duomo
Fontana dell’ Elefante
Catedral
Palazzo dei Chierici
Mercado de La Pescheria
Anfiteatro Romano
Via Etnea rua principal – repleta de igrejas, numerosos palácios bem como diversos edifícios públicos

9 e 10 . SIRACUSA E ORTIGIA (se puder dedique pelo menos 1 dia)

Siracusa e Ortigia ficam apenas a uma hora de Catânia. São 2 locais imperdíveis e que se completam.

Siracusa (capital da província), há uns séculos atrás considerada a maior cidade da magna Grécia, reflexo da economia, política, pólo científico e cultural, berço das artes e da filosofia, conseguiu manter intacto o encanto do passado graças aos seus interessantes monumentos. Como reflexo disso foi incluída na lista de Patrimónios da Humanidade da Unesco em 2005.

O centro histórico de Ortigia, a parte mais antiga da cidade (de Siracusa), é um labirinto de ruas estreitas e pátios românticos, ligado pelas pontes Santa Lucia e Umbertino (liga o continente à Piazza Pancali).

P.S – Tendo em mente que não se pode circular livremente de carro na ilha de Ortigia, estacione na parte de Siracusa e explore a ilha a pé!

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE
SIRACUSA
Parque Arqueológico Central de Neapolis: Anfiteatro Romano, Teatro Greco (Teatro Grego) e o Orecchio di Dionisio (Orelha de Dionísio – uma gruta de calcário com a forma de uma orelha humana)
Porto de Siracusa
Estátua de Arquimedes
Santuário Madonna delle Lacrime
(ilha de) ORTIGIA
pontos a partir do início da ilha até ao ponto mais remoto – o castelo
(se tiver tempo não perca a hipótese de fazer 1 refeição no restaurante Pepe Rosa,
considerámos que foi o melhor restaurante de toda a Sicília!)
Antico Mercato (Mercado Antigo)
Templo di Apollo (Templo de Apolo) – o templo dórico mais antigo da Sicília, séc. VI a.C
(imediatamente após a entrada na ilha de Ortigia)
Piazza Archimede (Praça Arquimedes) – Fontana Diana (Fonte Diana)
Palazzo Vermexio – Câmara Municipal
Piazza Duomo/ Minerva (Praça da Catedral/Minerva) – Duomo (Catedral)
Fonte Arethusa (nascente de água doce – costa oeste de Ortigia)
Castelo Maniace (na ponta da ilha Ortigia)
Se tiver tempo muito mais há para explorar!

11. NOTO (dedique pelo menos 2 horas)

Declarada Património da Humanidade da Unesco pelo seu maravilhoso centro histórico barroco que se desenvolve essencialmente em 3 ruas paralelas. A principal delas, o Corso Vittorio Emanuele, na extremidade oposta à Porta Reale, apresenta a Chiesa di S. Domenico e o Teatro Tina di Lorenzo e a meio a Piazza Duomo que dum lado tem o Palazzo Ducezio (Câmara Municipal) e do outro a Cattedrale ou Basilica di San Nicolò (monumento mais notável de Noto) com uma grande escadaria e uma esplêndida fachada, terminando na Porta Reale. É de realçar também o Palazzo Nicolaci di Villadorata com varandas com grandes curvas apoiadas em mísulas de pedra esculpidas em forma de seis figuras diferentes. (se tiver tempo tem muito mais pontos ao dispor).

12. RAGUSA (se puder dedique 1 dia)

Localizada (no sudeste da Sicília) a montante de um desfiladeiro profundo, Ragusa é a capital do barroco siciliano bem como a capital da província mais pequena e rica da Sicília.

É composta por 2 núcleos citadinos: a parte moderna (Ragusa Superior – no topo da colina) com ruas largas e a pequena Ibla (numa encosta mais abaixo) ou seja a parte antiga, em estilo barroco, com ruelas labirínticas, algumas escadas, casas de pedra cinza, praças, igrejas e palácios barrocos.

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE
passear descontraidamente pelas ruelas
Piazza del Duomo
Duomo di San Giorgio (Catedral de San Giorgio)
Portale San Giorgio Vecchio (antes de atingir o Jardim)
Giardino Ibleo (no extremo leste da cidade velha)
Igreja de Santa Maria delle Scale – vista deslumbrante sobre Ragusa
(pode-se alcançar a pé subindo as Salita Commendatore (cerca de 1/2 hora) ou de carro)
Chiesa Santa Maria dell’ Itria – com cúpula com cerâmica de Caltagirone

13, 17 e 18 – TEMPLOS DA MAGNA GRÉCIA

(se puder dedique 2 a 3 horas a cada um deles)

Há 3 zonas distintas de Templos majestosos na ilha da Sicília: a zona Arqueológica de Agrigento ou Vale dos Templos (1), a Zona Arqueológica de Selinunte (2) e o Parque Arqueológico de Segesta (3).

ver mais em: https://viagensdalita.com/2022/09/29/sicilia-templos-da-magna-grecia/

14 – MAZARA DELL VALLO (dedique pelo menos 1/2 dia)

Mazara del Vallo é uma cidade situada na costa oeste da Sicília à beira do Mar Mediterrâneo entre a África e a Europa e é o maior centro de pesca da Sicília. Pela sua proximidade com África a influência tem-se feito sentir ao longo dos séculos. Anualmente a imensidão de pessoas que chegam da Tunísia e do Magrebe que vivem maioritariamente no Kasbah, continuam a conferir-lhe as suas tradições.

centro histórico de Mazara del Vallo desenvolve-se num quadrilátero não muito grande, sendo a parte mais antiga da cidade designada Kasbah: um bairro labiríntico que representa um testemunho arquitetónico da presença árabe na Sicília, conciliando também características muito peculiares da Sicília: a cerâmica.

ver mais em: https://viagensdalita.com/2022/08/18/mazara-del-vallo-um-cheiro-a-africa/

15 e 16 – MARSALA E SALINAS (dedique pelo menos 1/2 dia)

Situada no extremo oeste da Sicília (a cerca de 30 km de Trapani), conhecida pelos seus vinhos fortificados doces e secos, Marsala (5ª cidade mais populosa da Sicília) é a capital de uma das grandes regiões vinícolas da Sicília. O seu vinho conjuntamente com o turismo são a base da sua economia. Tem um centro histórico interessante bem como as salinas na Reserva Natural do Stagnone (uma área marinha com lagoas de sal).

(Os famosos vinhos generosos de Marsala são tradicionalmente servidos como aperitivo ou com entradas – o seco (ou ainda para dar sabor aos alimentos, especialmente na cozinha de origem italiana e o doce servido com sobremesas).

IMPERDÍVEL
entrada no centro histórico pela Porta Nuova ou pela Porta di Mare/ Porta Garibaldi
( a mais bem preservada hoje)
passear ao longo das ruas pavimentadas com pedras brilhantes, do centro histórico com imponentes edifícios barrocos e salpicados de praças interessantes
fazer uma refeição num dos muitos interessantes restaurantes no centro histórico – entre a Via Garibaldi e Porta Nuova
entrar numa enoteca (wine bar)- perto da Via XI Maggio (no centro histórico)
Piazza della Repubblica – principal praça da cidade
Duomo di San Tommaso di Canterbury – Catedral (séc. XVII)
Chiesa del Purgatorio ( séc. XVI – com fachada barroca de 2 camadas)
Palazzo VII Aprile/Palazzo Senatorio (agora Câmara Municipal)

Depois de gozar o centro histórico não perca a oportunidade de visitar as salinas próximas com os seus moinhos de vento, na Reserva Natural Il Stagnone.

Entre Trapani e Marsala – cerca de 30 km estendem-se “piscinas rasas cheias de água com montinhos brancos nas suas bordas – sal”. : são as magníficas salinas – (as últimas que restam na Sicília). A área é perfeita graças à alta salinidade do Mar Mediterrâneo, a um clima caracterizado por pouca chuva, muito sol e ventos frequentes que ajudam na evaporação.

19. ÉRICE – (dedique 1 manhã ou 1 tarde)

Érice, pertencente à rede das aldeias mais bonitas de Itália, fica espetacularmente situada no topo do lendário monte Eryx, a 750 metros acima do nível do mar, sendo as suas muralhas quase todas do séc. IV.

Érice é acessível de carro, havendo alguns parques de estacionamento ao dispor junto das Portas de acesso ao vilarejo, ou ainda de teleférico (se estiver a funcionar) a partir de Trapani. Vindo de Trapani de carro ou de teleférico a visita começa na Porta Trapani.

P.S. – Como Érice se situa numa zona alta é aconselhável levar um agasalho pois habitualmente está muito vento e frio!

IMPERDÍVEL
vaguear pelas ruelas empedradas e gozar a imensidão de lojinhas apaixonantes de souvenirs
entrar numa confeitaria e provar os famosos doces de amêndoa dolci ericini
Piazza Umberto – a principal praça de Érice
Real Duomo (Igreja Matriz) e Torre di Frederico (junto da igreja)
Castello di Venere
vistas deslumbrantes para San Vito Lo Capo (para um lado) e para as salinas de Trapani ( do outro lado)
vistas deslumbrantes para Trapani e arredores

P.S – se tiver tempo para além do mencionado tem ainda mais igrejas (San Martino, San Giuliano) conventos, fortalezas e jardins à sua espera!

CULINÁRIA

Antes de qualquer viagem temos por hábito fazer pesquisa a todos os níveis para saber um pouco o que podemos esperar e encontrar! Estávamos convencidos de que a culinária siciliana não era mais do que já conhecíamos da cozinha italiana (massas, pizzas…).

A ilha da Sicília possui, no entanto, uma das melhores cozinhas da Itália, destacando-se pela sua singularidade e qualidade, repleta de ingredientes frescos, sabores inesperados e deliciosas combinações agridoces.

É interessante como apesar da culinária da ilha da Sicília ser principalmente baseada na cozinha italiana se tornou numa cultura gastronómica ainda mais rica, variada e complexa. Ela reflete traços de todas as culturas dos povos que passaram pela ilha ao longo dos últimos dois milénios, tendo isso incutido essencialmente influências gregas, espanholas e árabes.

O povo siciliano soube “juntar todos os ingredientes”, desde a influência de todos os povos invasores ao solo fértil que fornece produtos de qualidade, tendo esses fatores ajudado na conceção de receitas únicas e maravilhosas que têm perdurado e aperfeiçoado ao longo do tempo.

É uma mistura que resulta muito bem advindo daí pratos fabulosos e nunca vistos, desde as entradas (antipasti) vários tipos de pastaarancinocaponata, aos pratos principais (primi e secondi piatti) fileto di pesce (spada), cuscuz com gamberi … e ainda às sobremesas – (desserts/dolce e gelato) com os famosos cannoli, entre outras escolhas.

Só por um tour gastronómico já vale a pena conhecer terras sicilianas.

ver mais pormenores em: https://viagensdalita.com/2022/05/05/sicilia-ceramica-culinaria-e-mercados/

Posto tudo isto, o que espera para visitar a Sicília?

5 opiniões sobre “Sicília – Dicas e Pontos de Interesse

    1. A ilha da Sicília surpreendeu-nos bastante pela positiva de tal forma que gostaríamos de voltar lá outra vez. a grande questão é que o mundo é muito grande e anda nos falta conhecer mais alguns recantos. Por exemplo nunca fomos à Nova Zelândia e Austrália. Acabámos de chegar do Egito. Apesar de ter uma imensidão de locais fabulosos – templos e pirâmides, é um país muito desorganizado – no Cairo – cidade com 22 milhões de habitantes, acreditas que não há semáforos nem passadeiras? É indesscritível! Para além diisso estava pejado de turistas o que não permite gozar os locais de forma tranquila! Mas pronto! Já está feito! Acho que é local a não repetir!

      Gostar

Deixe um comentário