São Tomé – Capital e Norte

CAPITAL DE SÃO TOMÉ

Passear ao longo: – da  marginalAv. 12 de julho
– da Baía Ana Chaves 
– da Praia Lagarto, linda praia de areia fina (em frente a uma das instâncias hoteleiras da ilha – Omali)
Forte de São Sebastião
(estava fechado para obras)
Museu Nacional de São Tomé  e Príncipe  – relíquias do passado colonial das ilhas-
(extremo sul da Baía Ana Chaves)
Andar pelas ruas da capital passando por: Sé Catedral da Nossa Senhora da Graça
Palácio Presidencial (também designado como: do Povo ou do Governo)
Avenida da Água Grande
 Praça da Independência
Fazer uma visita aos:
(fechados ao domingo)
Mercado Novo
Mercado Municipal (também designado como Antigo)
Para os amantes de chocolate e café visitar:

 a Fábrica de Chocolate Claudio Corallo – imperdível
deve-se reservar antecipadamente: tel: 2399916815. Pode também consultar o instagram – claudiocorallo_chocolate ou o Facebook – claudiocorallo.stp).

Loja Diogo Vaz  (café e venda de chocolates)

na Av. Marginal 12 de julho
(Baía Ana Chaves)
no sentido do aeroporto
 Associação CACAU  espaço cultural, com exposições temporárias e lojas volantes de artesanato.

A capital e cidade de São Tomé não sendo muito grande tem muito para oferecer, dependendo dos gostos e tempo disponível (ficámos apenas com uma ideia geral pois demos a volta à ilha em 9 dias, não tendo sobrado muito tempo para dedicar à capital).

É imperdível, no entanto, passear ao longo da Avenida Marginal 12 de julho, Baía Ana Chaves 

e Praia Lagarto para gozar a tranquilidade do local e contactar com a forma de estar dos São Tomenses: há quem lave roupa no mar, há crianças deliciadas a brincar, a tomar banho naquelas águas aprazíveis…

No extremo sul da Baía Ana Chaves situa-se o antigo Forte de São Sebastião com uma localização esplêndida (junto ao mar) que funciona desde 1975 como Museu Nacional de São Tomé  e Príncipe  o qual apresenta relíquias do passado colonial das ilhas (estava fechado para obras).

Dê também um giro pela zona da Sé Catedral da Nossa Senhora da Graça,

do Palácio Presidencial, da Avenida da Água Grande e da Praça da Independência.

Os famosos Mercados Novo e Municipal (também designado como Antigo) também merecem uma visita. Era nossa intenção visitá-los domingo de manhã. Ficámos a saber por um São Tomense que estes espaços não funcionam aos domingos. Ele disse-nos que era uma pena não conseguirmos contactar com o bulício que se vive naqueles locais, passando isso por vivenciar um ambiente colorido e de cheiros autênticos da imensidão de produtos – hortaliças, folhas do mato, fruta de toda a espécie, peixe fresco, fumado, salgado, galinhas vivas, carvão, aguardentes, vinho de palma, azeite de palma, óleo de coco….

Mas passando de carro constatámos que se vendem à mesma artigos em plena rua …

Outro ponto de visita obrigatório para os amantes de chocolate e café e não só!: a Fábrica de Chocolate Claudio Corallodeve-se reservar antecipadamente. tel: 2399916815. pode também consultar o instagram – claudiocorallo_chocolate ou o Facebook – claudiocorallo.stp). É uma experiência única e imperdível.

A visita e sessão de apresentação dada pelo próprio Sr. Claudio Corallo tem a duração de 1h e 30 minutos. Ao longo desse tempo vamos ouvindo a explicação e provando todos os chocolates que ali se produzem. Este chocolate é considerado um dos melhores do mundo o que corresponde de facto à realidade.

É claro que depois de passarmos pela experiência de provar aquelas maravilhas, para poder voltar a contactar com aqueles sabores, não deve haver ninguém que não adquira umas quantas caixas.

Na Loja Diogo Vaz pode passar pela experiência de provar bolos deliciosos e beber café ou outras bebidas quaisquer, bem como comprar café, chocolates …

A Fábrica de Chocolates bem como a Loja Diogo Vaz situam-se muito perto uma da outra, na Av. Marginal 12 de julho (Rua do Município) no sentido do aeroporto.

Se tiver tempo também pode fazer uma visita à Associação CACAU que é um espaço cultural, com exposições temporárias e lojas volantes de artesanato.

NORTE DA ILHA

Morro Peixe – vila piscatória Centro de Proteção de tartarugas
Micolò aldeia piscatóriajunto ao mar – pequenos restaurantes tradicionais – grelhados, petiscos e outros pratos tradicionais
Roça Agostinho Neto
a mais emblemática da ilha
(10 km a norte
da capital)
Memorial do Heróis da Liberdade
e
Praia Fernão Dias
em Fernão Dias
(17.6 km – 37 min
da capital)
Lagoa Azul (estrada no sentido norte-oeste – depois de passar Bela Vista, Conde, Roça Agostinho Neto e Guadalupe) – a caminho de Neves, depois de Guadalupe, no norte de São Tomé águas azul turquesa – local ideal para um bom mergulho.

Era nossa intenção visitar as vilas piscatórias Micolò e Morro Peixe onde há um Centro de Proteção de tartarugas, bem como o Memorial dos Heróis da Liberdade em Fernão Dias, mas como já tínhamos reservado almoço no famoso restaurante Santola em Neves e não queríamos perder a visita à Roça Agostinho Neto e a passagem pela Lagoa Azul, não conseguimos incluir os 3 primeiros locais na nossa manhã.

A antiga Roça Rio D’ Ouro, (fundada em 1865) hoje nacionalizada e designada Roça Agostinho Neto (recebeu este nome após a independência, em memória do primeiro presidente de Angola) é uma das maiores roças da ilha de São Tomé. Emblemática pela sua dimensão e imponência arquitetónica, com uma beleza sem igual que nos transporta para a época colonial, é de lamentar, no entanto, o estado de degradação que apresenta.

Quando se chega à Roça aparece logo alguém que se predispõe a fazer uma visita. Era uma guia jovem que desde logo nos informou que o contributo que nós pudéssemos fazer, iria ser utilizado para pôr em prática projetos que visavam melhorar as condições de vida da comunidade que ali vivia. Ao longo do passeio foi-nos mostrando os vários espaços da Roça e ao mesmo tempo explicando o funcionamento da mesma.

A Roça organiza-se através de uma artéria central/ avenida principal desenvolvendo-se para a esquerda e para a direita com alguns edifícios/habitações dos antigos feitores, encarregados e trabalhadores, antigas sanzalas,

uma creche,

uma escola,

um hospital e uma igreja. Era uma autêntica aldeia!

Pena estar tudo em completa decadência incluindo o imponente hospital, implantado na extremidade mais elevada. Apesar de já ter sido o principal hospital da ilha está inativo e degradado, estando, neste momento, a ser usado enquanto habitação!

Alguns edifícios e antigas sanzalas estão ocupados por famílias. A creche e escola estão em funcionamento. Foi interessante contactar as crianças, as quais adoram tirar fotografias connosco!

É difícil tecer uma opinião acerca do que vimos por ali! Por um lado vê-se decadência, por outro lado todos os estudantes estavam incrivelmente bem trajados! Será apenas um modus vivendi?!

Esta roça tem uma localização geográfica interessantíssima. Subindo a avenida atinge-se o hospital, o principal edifício da roça,  do cimo do qual se tem uma paisagem lindíssima a perder de vista!

Mas o tempo urgia!

Ainda queríamos passar na Lagoa Azul, assim se designando pelas cor das suas águas azul turquesa, antes da refeição já reservada no restaurante Santola, em Neves.

A Lagoa Azul é considerada a praia mais emblemática do norte da ilha de São Tomé. Para se alcançar a lagoa tem que se descer um declive pronunciado. À medida que sentimos que nos estamos a aproximar dela constatamos, desde logo, que é de uma beleza e tranquilidade de cortar a respiração pois quase parece uma praia privada!

A cor do mar alterna entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda consoante a disposição da luz. É o local ideal para descontrair e para um bom mergulho, mas com muita pena nossa, não conseguimos por falta de tempo!

Em São Tomé somos sempre surpreendidos por jovens que adoram fazer um pouco parte da nossa reportagem fotográfica. Quando souberam que éramos Portugueses ficaram empolgados pois alguns deles estavam a uma semana de vir para Portugal para estudar e procurar uma vida melhor!

O mergulho na Lagoa Azul fica para uma próxima, mas podem saber do resto da nossa aventura em terras São Tomenses!

Acompanhe as cenas dos próximos capítulos, pois são merecedoras disso!

Deixe um comentário