Cairo – Locais a não perder!

UMA CIDADE COSMOPOLITA

Se puder dedique 2 a 3 dias

Cairo – significando literalmente: “conquistador” ou “vencedor” – é a grande capital do Egito, localizada nas margens e ilhas do rio Nilo ao sul do delta. É a maior cidade do mundo árabe e da África, ocupando 3 085 km²”, sendo uma das cidades mais populosas do mundo, com cerca de 22 milhões de habitantes. adaptado e com base na pesquisa feita em :https://pt.wikipedia.org/wiki/Cairo

A cidade do Cairo está situada a cerca de 20 quilómetros de Gizé e das sua famosas pirâmides e Esfinge!

É uma cidade caótica, sem regras de trânsito, passando isso por não ter semáforos, passadeiras, levando tudo isso a buzinadelas por tudo e por nada – desde carros particulares, táxis, ubers, autocarros, motas, sendo difícil olhar para um veículo sem que ele apresente 1 ou várias amachucadelas!

Apesar de ser uma cidade gigantesca onde é difícil circularmos por nós mesmos, onde os vários pontos de interesse ficam a grandes distâncias uns dos outros, embarque nessa aventura! (foi a primeira vez que fomos numa viagem organizada por Agência de Viagens).

COMO SE DESLOCAR

de autocarro – se estiver inserido num tour com guia
de uber – ainda usámos 1 vez e correu bem!
de táxi – um pouco mais caro que o uber mas também poderá ser uma opção
de metro – apesar da linha de metro do Cairo não ser muito extensa, poderá ser uma opção, mas não passámos por essa experiência

ONDE FICAR ALOJADO

DowntownA zona da cidade denominada Downtown – que vai desde a Praça Tahrir até à principal estação de caminhos- de- ferro – Ramses Station – é onde se situam as principais estações de metro, tem avenidas largas, várias praças, pequenos jardins e grandes lojas.
Ilha Zamaleka Ilha Zamalek é interessante (tem 2 estações de metro). Ficámos no hotel Hilton Cairo Zamalek com uma vista deslumbrante sobre o rio e edifícios modernos.
P.S – É ACONSELHÁVEL NÃO FICAR ALOJADO EM HOTÉIS ABAIXO DE 4 ESTRELAS (de acordo com informações de amigos egípcios)

A nível urbanístico a cidade do Cairo é também um verdadeiro mix pautando-se por zonas históricas,

por uma parte moderna e muitas zonas a necessitarem ser reabilitadas.

Ultrapassados todos estes fatores é uma cidade que tem locais de interesse ao dispor de qualquer viajante curioso!

É necessário abstrairmo-nos, então, da desordem do Cairo bem como das multidões e focarmo-nos no encanto dos seus locais emblemáticos que nos contam a sua história, cultura e tradições.

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE

CAIRO ISLÂMICO

se puder dedique pelo menos 1 dia

O Cairo Islâmico ou Cairo histórico é considerado a antiga cidade islâmica da capital egípcia da era medieval, sendo a zona histórica que contém a maior concentração de monumentos medievais islâmicos (mesquitas, madraças/madrassas – escolas muçulmanas – e fontes) e reflete os tempos em que o Cairo era das cidades mais ricas do mundo. Por se considerar uma zona rica a nível de monumentos e repleta de história, em 1979 foi declarada Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Cairo Islâmico localizado a leste da área moderna da cidade, é considerada uma área de destaque no Cairo pelos seus minaretes e cúpulas, bazares e becos, apesar de ser uma área caótica e desordenada. Como conserva, no entanto, o seu encanto como se o tempo não tivesse passado, ela fascina os visitantes com suas estreitas ruas de pedra e cheias de vida bem como com todo o resto.

Comparativamente à extensão total do Cairo desenvolve-se numa área pequena, mas mesmo assim desenvolve-se numa área bem grande, o que obriga a planificar a volta (se não estiverem inseridos num tour).

Locais imperdíveis:
CIDADELA DE SALADINO

A Cidadela do Cairo, fortificação com uma imponente arquitetura, construída, no século XII sob a ordem de Saladino no alto de uma colina no centro da cidade, para proteger a cidade dos ataques europeus e servir de residência segura à realeza, é atualmente um dos  principais lugares de interesse turístico  do Cairo.

Há 2 pontos imperdíveis na Cidadela de Saladino:
as espetaculares vistas panorâmicas sobre a imensidão da cidade, de um plano alto olhando do miradouro da Cidadela, pode-se apreciar como a cidade ganhou o seu apelido, “A Cidade dos Mil Minaretes”. Num dia claro pode-se ver o contorno das Pirâmides de Gizé à distância.
a mesquita Mohammed Alié o monumento islâmico mais famoso da cidade.
MESQUITA MOHAMMED ALI

Conhecida também como Mesquita de Alabastro devido ao material que a cobre tanto por dentro como por fora, localiza-se no alto do monte de Muqatam, no interior da Cidadela de Saladino, tendo, assim, uma localização excepcional o que a torna visível de qualquer ponto do  Cairo histórico.

A mesquita foi construída entre 1830 e 1857 sob a ordem de Muhammed Ali -governador do Egito – tendo o desenho do templo sido inspirado na Mesquita Azul de Istambul. O edifício tem 52 metros de altura, possuindo uma grande cúpula central (21 metros de diâmetro), rodeada por quatro cúpulas pequenas e quatro semi-circulares bem como dois elegantes minaretes cilíndricos. O seu interior merece uma visita.

No seu amplo pátio quadrado tem uma torre com um relógio monumental que nunca chegou a funcionar.

MERCADO KHAN EL KHALILI

Inaugurado em 1382, Khan El Khalili é o mercado mais famoso e importante do Egito e de todo o Médio Oriente e a principal área comercial do Cairo.

O mercado encontra-se no coração do Cairo islâmico,  numa zona amuralhada com um ar medieval.

É algo imperdível: pelo ambiente, pelos aromas, pelas cores e pela imensa oferta de artigos: especiarias, doces típicos, lâmpadas coloridas, tecidos, artesanato, joias, perfumes, instrumentos musicais, souvenirs … ou seja embrenhe-se no espírito e caminhe entre ruas e ruelas e delicie-se no mercado de Khan El Khalili sendo que se se encantar nalgum artigo não aceite o preço inicial, regateie até considerar que é o preço justo!

Também pode usufruir de momentos de descontração num dos seus restaurantes ou cafés, vivenciar um pouco o dia-a-dia dos locais, tomar um chá ou ainda experimentar a sensação de fumar narguilé!

TORRE DO CAIRO

se possível visite ao fim do dia e inclua jantar

A famosa Torre do Cairo situa-se numa área arborizada do moderno distrito de Zamalek, na ilha de Gezira. É uma torre de telecomunicações que remonta a 1961, com 187 m de altura, sendo que durante um período de cerca de 10 anos foi a torre mais alta da África. Foi construída em tijolo, desenhada com um aspeto estilizado e revestida com rede metálica que pretende simular a flor de lótus. Proporciona vistas panorâmicas e fabulosas da cidade. Para tal apanhe o elevador (adquira o bilhete de admissão num guichet à entrada do espaço pertencente à torre) e suba até ao miradouro. Se fizer uma refeição no restaurante giratório da Torre (reserve mesa antecipadamente), que se movimenta subtilmente, obtém diferentes pontos de vista do mesmo lugar. Passámos por essa experiência e recomendamos, tanto pelas iguarias bem como pela vista deslumbrante.

MUSEU EGÍPCIO

dedique 2 a 3 horas

Este museu fica atualmente na zona de downtown, não muito longe da emblemática praça Tahrir. É um local onde se mergulha na história de um país, através de coleções incomensuráveis de artefactos da antiguidade egípcia, que ainda tem muito para contar pois as descobertas do Antigo Egito prosseguem!

Está a ser construído um novo Grande Museu do Egito, situado em Gizé (mais perto das pirâmides) para poder mais facilmente albergar as descobertas já feitas e as demais que surjam entretanto, prevendo-se que venha a ser o maior museu arqueológico do mundo. Apesar das previsões de abertura para o final do ano 2020 ou 2021, em março de 2023 ainda não estava aberto ao público, contendo, no entanto, já muito do espólio do atual.

Se tiver tempo dedique umas 2 a 3 horas ao Museu do Cairo, não perdendo entre outras coisas a sala do Faraó Tutankhamunpena ser proibido fotografar! ( máscara funerária feita em ouro assim como o seu valioso tesouro encontrados no Vale dos Reis em Luxor).

CAIRO COPTA

dedique 1 manhã ou uma tarde

Por vários séculos após o declínio das religiões faraónicas e antes da chegada do islamismo, o Egito foi um país predominantemente cristão. O bairro Copta, (foi uma fortaleza do cristianismo no Egito até à época islâmica, apesar da grande maioria das igrejas no Cairo Copta terem sido construídas após a conquista muçulmana do Egitoapós 642 d.C) uma zona do Cairo antigo, mais concretamente,  a área cristã da capital egípcia, abriga um vasto património histórico e monumental, com traços arquitetónicos mais romanos, passando isso essencialmente por muitas igrejas, o Museu Copta e uma Fortaleza.

Não estando inserido num tour pode apanhar o metro e sair na estação Mar Girgis para explorar a zona do Cairo Copta. Não é uma área extensa mas é interessante e diferente do Cairo Islâmico. As 2 zonas ajudam-nos a melhor entender a cultura e história do Egito desde a era faraónica do Antigo Egito aos períodos cristão e islâmico.

Locais imperdíveis:
IGREJA SUSPENSA ou IGREJA DE SANTA MARIA VIRGEM

igreja de Santa Maria Virgem, é conhecida como a “Igreja Suspensa do Cairo” pelo facto de ter sido construída no topo do portão de água da antiga Fortaleza romana da Babilónia. Pensa-se que esta magnífica igreja seja a mais antiga do Egito, remontando ao séc. IV, tendo sido destruída e reconstruída no séc. XI, sendo toda a secção frontal uma adição relativamente recente – séc. XIX.

Em frente à porta da entrada há um corredor exterior e comprido, (que costumava ser um local de descanso para os visitantes) com ricos mosaicos, seguido de uma escadaria que conduz ao interior ricamente decorado da igreja,

composto por três corredores com abóbadas de berço e teto de madeira, telas incrustadas de marfim e um púlpito de mármore finamente esculpido.

Dentro do templo há obras de arte e mosaicos, pertencentes a diferentes épocas históricas.

IGREJA DE SÃO JORGE

Pensa-se que a Igreja de São Jorge ou Mar Girgis, tenha sido construída ali ou nos arredores no século X (em honra de São Jorge, um dos santos mais populares na região) mas a impressionante estrutura de hoje data apenas do início do século XX. Tem um estilo peculiar, tendo sido construída no topo de uma torre romana redonda sendo a única igreja circular no Egito.

FORTALEZA DE BABILÓNIA

Fortaleza de Babilónia foi uma cidade-fortaleza ou castelo situado no Delta do NiloEgito, numa área que então era chamada Babilónia e que atualmente é conhecida como Cairo Copta, uma parte do Velho Cairo. Era constituída por um conjunto de bastiões ligados por uma muralha de tijolo. (…) Atualmente, no recinto da fortaleza encontra-se o Museu Copta, um convento e várias igrejas, nomeadamente a Igreja de São Jorge e a Igreja Suspensa“.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_Babil%C3%B3nia_(Cairo)

IGREJA DE SÃO SÉRGIO E BACO

A Igreja de São Sérgio e Baco, dedicada a estes 2 santos, também conhecida como Abu Serga, é uma das igrejas cristãs coptas mais antigas do Egito. Remonta ao século IV.

Diz a lenda que a Sagrada Família – José, Maria e o menino Jesus, que durante o tempo que residiram no Egito tenham vivido numa caverna para se refugiarem do rei Herodes, tendo a igreja dos Santos Sérgio e Baco sido construída no mesmo local.

A cripta tem 10 metros de profundidade e, quando os níveis do Nilo subiam, ela ficava inundada, tendo sido necessário inserir um lance de escadas. Ela constitui a parte mais interessante da igreja.

Se tiver tempo pode também:

fazer um passeio de barco no Nilo (com jantar a bordo ou não)
passear ao longo do rio Nilo
ver no Cairo Islâmico :Rua Al-Muizz:
com cerca de 1 km de comprimento, é uma das ruas mais antigas do Cairo com diversos tesouros arquitetónicos medievais (alguns palácios e mesquitas)

na Cidadela:
3 mesquitas:
Mesquita do Sultão Hassan,  a Mesquita de Ibn Tulun  e a  Mesquita de Al Rifa’i
Palácio Gawhara,
o museu de carruagens
ou
o museu militar
ver no Cairo Copta: Museu Copta

As aventuras em terras egípcias vão continuar! Não as perca em cenas dos próximos capítulos!


Deixe um comentário