São Tomé – Zona Centro

Dedique pelo menos uma manhã ou uma tarde

O centro da ilha de São Tomé tem alguns pontos imperdíveis na agenda.

ROÇA MONTE CAFÉ

O trajeto mais lógico será começar o percurso saindo da capital (da capital – 14,6km – 23 min) ou das imediações. Tendo nós pernoitado no Eden Valley Ecolodge and Farming (perto da capital) começámos o nosso dia pela visita à Roça Monte Café (acompanhados de um funcionário do alojamento – extremamente simpático, disponível e conhecedor das maravilhas da ilha).

Quando chegámos à Roça Monte Café tínhamos ao dispor uma guia que nos explicou as várias zonas constituintes da roça, passando isso por mencionar as antigas instalações onde se desenvolvia todo o processo de transformação do café.

Numa zona ajardinada perto das antigas instalações havia uma pequena área com plantação dos tipos de café que ali se produzem bem como de algumas plantas com fins medicinais. A guia esteve-nos a fazer uma breve explicação acerca disso.

De seguida levou-nos a visitar as instalações mostrando-nos a orgânica dos vários momentos de transformação do café.

Depois demos uma volta pela sanzala e inteirámo-nos do dia-a-dia das pessoas que ali vivem e trabalham. A sanzala é uma mini aldeia onde se vive de forma tranquila e descontraída englobando isso pessoas e animais.

Não visitámos o Museu do Café por estar fechado mas a nossa guia levou-nos a provar o café por eles produzido, tendo nós também adquirido uma embalagem para mais tarde recordar esses momentos.

O rapaz que tinha ido connosco também nos mostrou, explicou e deu-nos a provar um fruto típico com um sabor espetacular: jaca. São momentos e experiências imperdíveis.

CASCATA DE SÃO NICOLAU

De seguida e como ainda tínhamos tempo antes do almoço, dirigimo-nos para a impressionante cascata (a mais conhecida e admirada) pois ela distava apenas 5 quilómetros da Roça Monte Café.

Á medida que nos aproximamos, começamos logo a gozar o som do cair da água (cerca de 20 m de altitude).

Assim que nos libertámos do jipe foi toca a contemplar aquela maravilha da natureza, de vários ângulos bem como as suas imediações, repleta de vegetação exuberante.

ROÇA SAUDADE – CASA MUSEU ALMADA NEGREIROS

Mas o dia prosseguia com mais momentos altos: o almoço ( previamente reservado) na Roça Saudade que estava apenas a 1.5 km, representando isso 4 minutos, localizada no seio da natureza.

O espaço do restaurante estava decorado com panos típicos de cores alegres e desenvolvia-se numa zona alta tendo uma paisagem deslumbrante no meio de vários tons de verde oferecidos pela variedade de árvores e arbustos, o que dava um cariz de descontração e bem estar.

Associado a todos estes aspetos há a juntar uma série de iguarias típicas, sempre explicadas antecipadamente pelo chef. Foi uma refeição muito interessante.

JARDIM BOTÂNICO BOM SUCESSO

Aproveitando o facto de estarmos com alguém conhecedor da ilha e estando relativamente perto, fomos ainda ao Jardim Botânico. Não estava ninguém no momento para fazer uma visita guiada mas demos uma volta por nós mesmos para observarmos algumas das espécies endémicas e algumas plantas. Foi interessante pois constatámos que na ilha de São Tomé existem muitas espécies de árvores e plantas que para além de enriquecerem o local, são novidade para nós.

Com muita pena nossa mas como o dia estava a declinar (o sol põe-se por volta das 17h), já não conseguimos ir ver a Lagoa Amélia, pois era mais um local que fazia parte dos pontos de interesse da Zona Centro!

MAIS INFORMAÇÕES …

A Roça Monte Café situada no centro da ilha de São Tomé, a uma altitude de 850 metros, é uma das mais antigas tendo sido fundada no séc. XIX (1858). É a maior produtora de café. Pode-se visitar as antigas instalações coloniais e assistir à explicação de todo o processo de transformação do café. Pode-se também visitar a sanzala e contactar com os locais. Há ainda o Museu do Café e o Restaurante Efraim.

A Roça Saudade também designada como Casa Museu Almada Negreiros (nasceu em São Tomé em 1893) tem um restaurante com iguarias geniais e oferece também uma vista fantástica (da capital pela estrada do interior -são 16km que se fazem em cerca de 25 minutos).

Cascata de São Nicolau –  cascata lindíssima.  Os acessos são próprios para viaturas todo o terreno: de fácil acesso:  perto da Roça Monte Café. É a mais conhecida e admirada, com cerca de 20 metros de altitude, está situada no centro do país depois da Roça Saudade, com vegetação exuberante que contrasta com o ar fresco vindo das águas.

Jardim Botânico – é a porta de entrada para o Parque Natural d’ Obô*, o qual cobre uma superfície de 235km2, ou seja, quase 30‰ da ilha de São Tomé. Está localizado no Bom Sucesso, que fazia parte da antiga Roça Monte Café. Possui mais de 400 espécies da flora endémica e uma quantidade incomensurável de amostras de plantas.

O Jardim Botânico e Herbário foram pensados para educar especialmente as gerações mais jovens sobre questões de biologia e botânica sistemática, para preservar espécies ameaçadas de extinção, e também proporcionar aos viajantes curiosos alguma aprendizagem sobre a flora da ilha.

*Obô em crioulo significa bosque selvagem, impenetrável!

Lagoa Amélia lugar onde antigamente existia o vulcão que dizem ter dado origem à ilha (do Jardim Botânico à Lagoa Amélia – 1 Km – 4 min de carro e mais um pouco a pé).
Se o clima ajudar pode-se fazer 1 caminhada (com guia) até lá.

Mais um pouco do que a ilha de São Tomé tem para oferecer, mas não se fica por aqui!

Deixe um comentário