Bilbao La Vieja, Bilbi ou Irala

Os termos Bilbao La Vieja, Bilbi ou Irala referem-se todos ao mesmo local: um bairro popular da cidade de Bilbau, similar ao Notting Hill de Londres. O bairro situa-se junto do rio Nervión, perto da Ponte de San Antón, do lado inverso do Casco Viejo. É um bairro muito pitoresco com casas pintadas com cores vivas, que lembram o emblemático bairro londrino, essencialmente nas ruas Baiona, Kirikiño e avenida Zuberoa,

oferecendo boutiques de moda modernas, bares e restaurantes. É frequente artistas bascos apresentarem exposições em galerias independentes bem como pintarem murais de rua coloridos,

sendo assim um ótimo local para desfrutar da arte de rua. Para além disso tem também o Parque Miribilla que alberga mercados e concertos.

HISTÓRIA DO BAIRRO

Era uma vez um bairro que há um século atrás cheirava a pão…. Porquê?

Tudo começou quando o empresário Juan José Irala, em 1902, ali instalou a sua fábrica de farinha e padaria – Harino-Panadera, a maior da época, em Bilbau. Nessa altura era uma zona apenas com alguns pomares e quintas nos arrabaldes de Bilbau.

Para a fábrica poder funcionar necessitava de muita mão de obra. Inspirado na ideia de cidade-jardim de Ebenezer Howard (urbanista inglês que sonhava com uma cidade com características do campo), bem como numa urbanização baseada nas correntes higienistas da Europa da época (algo vital para seus negócios) e a proximidade dos trabalhadores do local de trabalho, Irala começou, assim, a promover a construção de um bairro (em 1908).

Para cumprir o objetivo a que se tinha proposto – abrigar (a troco de rendas baratas) diferentes empregados e trabalhadores de classe média em casas modestas e higiénicas, nasceu, então, uma urbanização de casas lindas e coloridas também conhecidas como “as casas inglesas de Irala”.

Querendo Irala copiar a ideia de cidade-jardim de um urbanista inglês, nessa linha deve também ter-se deixado encantar na arquitetura moderna inglesa da época, levando ele e o arquiteto Frederico Ugalde isso em linha de conta na construção do famoso bairro.

O projeto, resultado da combinação do estilo neobasco, influência inglesa e alguns detalhes modernistas, foi, assim, elaborado e desenvolvido pelo arquiteto Federico de Ugalde em colaboração com Enrique Epalza, tendo estes arquitetos recebido o apoio do construtor Pedro Peláez (responsáveis por muitas das construções das primeiras décadas do século XX – o arquitecto Federico Ugalde foi o responsável pela restauração do teatro Arriaga e Enrique Epalza, autor do Hospital de Basurto).

Em apenas uma década surgiu o bairro Irala, uma espécie de aldeia dentro de Bilbau composta por uma série de ruas repletas de casinhas coloridas em forma de pequenos chalés ou casas geminadas, de dois e três andares.

Mas Irala não se limitou apenas à construção de casas: incentivou a criação de lojas, de escolas, de hospital, correios, igreja …. tendo também em mente uma boa ligação ao centro de Bilbau.

Este seu projeto inicial acabou por representar a criação de uma aldeia com todos os serviços necessários ao dia-a-dia dos habitantes, tendo sido um sucesso estrondoso, albergando na altura cerca de 3000 pessoas.

Atualmente, ainda resta uma parte da antiga padaria, que foi, entretanto, declarada monumento pelo Governo Basco.

ONDE SE SITUA O BAIRRO IRALA?

O bairro Irala situa-se no sul de Bilbau, apenas a 10 ou 15 minutos a pé do centro da cidade.

COMO LÁ CHEGAR?

A PÉ:

Como este bairro se situa a poucos minutos do centro, é fácil alcançá-lo a pé e ir gozando a cidade.

DE TRANSPORTES PÚBLICOS:

Autocarro ou Comboio tendo como referência as paragens: Ametzola e Zabalburu.

Uma vez em Bilbau não perca este bairro icónico que passado 1 século continua a manter o seu encanto!

2 opiniões sobre “Bilbao La Vieja, Bilbi ou Irala

Deixe um comentário