Egito – Luxor – Templos de Luxor e Karnak

A – LOCALIZAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA
B – GENERALIDADES
Fuso Horário
Moeda
Língua
C – INFORMAÇÕES ÚTEIS
Quando ir
Como alcançar Luxor
Como se deslocar
Quantos dias
É um bom local para….
D- IMPERDÍVEL EM LUXOR
1. Templo de Luxor
2. Templo de Karnak
3. Avenida das Esfinges
4. Passeio ao longo da margem do rio Nilo
5.Passeio de Faluca
E – A NOSSA EXPERIÊNCIA

A LOCALIZAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

Luxor, antiga Tebas – capital do novo reino do antigo Egito, é uma cidade situada na margem oriental do rio Nilo, no sul do Egito, a 650 km do Cairo. A cidade atual abriga 2 esplendorosos monumentos antigos: o Templo de Luxor (em plena cidade) e o Templo de Karnak (quase 2 km ao norte). Por este motivo é muitas vezes designada como “o maior museu ao ar livre do mundo”.

B – GENERALIDADES

FUSO HORÁRIO

2 horas mais tarde que em Portugal

MOEDA

Libra Egípcia

Neste momento (23 de novembro de 2023) 1 Libra egípcia equivale a 0,030 EUR

LÍNGUA

A língua oficial no Egito é o Arabe, contudo o staff de hotelaria e restauração, falam e entendem um pouco o Inglês. Em tours tente escolher a língua que mais se adequa a si ou ao seu grupo ( Espanhol, Português, Inglês…)

C – INFORMAÇÕES ÚTEIS

QUANDO IR

Atendendo a que o Egito é um país que atrai multidões, pode-se afirmar que tem turistas/viajantes o ano inteiro. No entanto para evitar as temperaturas mais altas, são menos recomendáveis os meses entre maio e setembro, sendo a melhor época para visitar o Egito entre os meses de outubro e abril.

(Nós fomos em meados de março e todos os pontos de interesse estavam pejados de “rebanhos turísticos” o que dificultou apreciar de forma tranquila algumas das maravilhas egípcias).

COMO ALCANÇAR LUXOR
De avião

O mais habitual é voar-se para o Cairo (Lisboa- Cairo – voo com escala) e depois fazer um voo interno de cerca de 1 hora (habitualmente não no mesmo dia).

De cruzeiro

Se tiver iniciado o cruzeiro em Assuão (no Rio Nilo). (trajeto Assuão – Luxor ou vice-versa).

COMO SE DESLOCAR

Habitualmente as pessoas que querem conhecer os vários locais de interesse do Egito vão integradas em pacotes de agências de viagens sendo os vários tours da responsabilidade das mesmas tendo logo alguém bem como meio de transporte à espera no aeroporto.

QUANTO DIAS

Se puder dedique pelo menos 2 dias a: Luxor e os Templos de Luxor e Karnak; Vale dos Reis, Colossos de Mémnon, Vale das Rainhas, Templo de Hatshepsut e Fábrica de Alabastro.

É UM BOM PONTO DE PARTIDA PARA …
  • iniciar/terminar um cruzeiro no Rio Nilo: trajeto Luxor – Assuão ou vice-versa. Ao longo do percurso o cruzeiro faz paragens estratégicas para visitar templos nas proximidades do rio. A duração é de 4 noites e 3 dias.
  • visitar os: túmulos do Vale dos Reis, os Colossos de Mémnon, o Vale das Rainhas, o Templo de Hatshepsut, Fábrica de Alabastro… que se encontram na margem ocidental do rio Nilo

D – IMPERDÍVEL EM LUXOR:

1.Templo de Luxor
2.Templo de Karnak
3.Avenida das Esfinges
4.Passeio ao longo da margem do rio Nilo
5.Passeio de Faluca
1. TEMPLO DE LUXOR

O Templo de Luxor está localizado no centro da atual cidade de Luxor, na margem leste do rio Nilo, pelo que é muito fácil ser observado a qualquer hora do dia, mesmo quando não está aberto ao público. Recomenda-se a visita ao fim da tarde, para desfrutar dos efeitos da luz do pôr do sol sobre o templo. É um magnífico exemplo da arquitetura religiosa dos tempos faraónicos.

A sua construção foi iniciada por volta de 1.550 a.C. na 18ª dinastia (Império Novo), em honra dos 3 deuses de Tebas (Amun, Mut e Khonsu), mas só foi concluída pelo faraó da mesma dinastia Amenotep (ou Amenófis) III (1.390-1.352 a.C.), tendo sido alvo de melhoramentos no reinado de Ramsés II, o Grande (1.279 -1.213 a.C.) da 19ª dinastia (também no Império Novo).

Entre 380 e 360 a.C. foi construída a Avenida das Esfinges, entre este templo e o Templo de Karnak.

Após o seu abandono durante o Período Romano-Bizantino (30 a.C. – 639 d.C.) foi ficando progressivamente coberto de areia, tendo sido criada uma povoação no local, abrigada pelas paredes do templo. Quando em 1881 o Templo de Luxor foi redescoberto (em bom estado de conservação) por arqueólogos europeus, foi necessário remover o casario da referida povoação, tendo sido deixada intacta a mesquita construída pelos árabes no séc. XIII sobre as camadas de sedimentos depositados ao longo dos séculos.

(O obelisco que está na Praça da Concórdia, em Paris, é proveniente do Templo de Luxor, tendo sido oferecido à França).

2. TEMPLO DE KARNAK

O Templo de Karnak é o maior complexo de templos do Egito. A sua construção foi iniciada durante a 11ª dinastia (c. 2055 a.C.), no início do Império Médio, dedicado ao deus Amun. Sucessivos faraós acrescentaram-lhe elementos até à 19ª dinastia (1295-1186 a.C.) no Império Novo, de modo a deixar a sua marca para a posteridade, dando assim origem a um grandioso conjunto de templos. Tem 134 colunas e inclui o grande Templo de Amun, outros pequenos templos, capelas e o Grande Lago Sagrado.

Entre 380 e 360 a.C. foi construída uma avenida com quase 3 quilómetros de comprimento e ladeada por mais de 1000 esfinges – Avenida das Esfinges -, para ligar este templo ao Templo de Luxor (construído mais tarde).

3. AVENIDA DAS ESFINGES

A Avenida das Esfinges (restaurada em 2021) é um longo caminho pedestre, com quase 3 quilómetros de extensão e 7 metros de largura, ladeado por mais de 1000 crioesfingesesfinges com cabeças de carneiro, separadas umas das outras por um espaço de aproximadamente 4 metros, que une os templos de Luxor e Karnak. Foi construída num período muito posterior aos dos referidos templos, entre 380 e 360 a.C. no reinado de Nectanebo I (30ª dinastia de faraós, no Período Tardio ou Época Baixa).

4. PASSEIO AO LONGO DA MARGEM DO RIO NILO

Se tiver tempo não perca a oportunidade de caminhar ao longo da margem do Nilo e contemplar de um lado a cidade de Luxor, margem leste do rio, com alguns edifícios interessantes bem como o Templo de Luxor e na margem oeste alguns cruzeiros acostados, bem como falucas e ainda uma paisagem deslumbrante – rica em palmeiras e casario.

5. PASSEIO DE FALUCA

Passe pela experiência de fazer um trajeto de faluca para assim poder observar as 2 margens de outra perspetiva. (P. S – negoceie o valor antes de iniciar o passeio)

E – A NOSSA EXPERIÊNCIA

Estando inseridos num pacote de agência de viagens, voámos de Lisboa para o Cairo, tendo pernoitado 1 noite aí e na madrugada seguinte fizemos 1 voo interno para Luxor, local onde iria ter início a nossa viagem de cruzeiro. Quando chegámos ao aeroporto de Luxor tínhamos um guia e autocarro à nossa espera para nos levar até ao cais dos cruzeiros. Após feito o check-in (a bordo) a meio da manhã, fomos informados que teríamos o resto da manhã disponível.

Saímos do navio de cruzeiro e fomos dar um giro pela cidade de Luxor, tendo vislumbrado o Templo de Luxor, edifícios, a margem do rio com alguns navios de cruzeiro e algumas falucas (barcos típicos para fazer pequenos passeios). Considerámos que talvez fosse interessante experimentar a sensação de nos sentirmos no rio Nilo bem perto da água e poder gozar as 2 margens. Assim fizemos. Depois disso estava na hora de fazermos a nossa primeira refeição a bordo do cruzeiro. A seguir iríamos com um guia de autocarro visitar o Templo de Karnak, que distava cerca de 5 km (15 minutos). Depois de cumprido um momento deslumbrante, ainda tínhamos mais um para cumprir. O fabuloso e imponente Templo de Luxor que ainda se torna mais deslumbrante ao fim do dia!

E eis que Luxor e os seus maravilhosos templos já faziam parte das nossas vivências!

No dia seguinte e porque o Vale dos Reis, os Colossos de Mémnon, o Templo de Hatshepsut e a Fábrica de Alabastro (que faziam parte do programa) se encontravam na outra margem do rio Nilo, Luxor foi o nosso local de partida.

E depois era toca a zarpar para continuar a desbravar mais locais egípcios!

Deixe um comentário