

Flåm é uma vila situada no oeste da Noruega, no vale de Flåmsdalen, nas margens mais internas do Aurlandsfjord (um ramo do Sognefjord), sendo os seus habitantes permanentes cerca de 350.




A Ferrovia Flåm (Flåmsbana) foi descrita como uma das viagens de comboio mais espetaculares do mundo sendo, assim, uma das atrações turísticas mais populares da Noruega. Oferece uma vista panorâmica de algumas das naturezas mais selvagens e magníficas da paisagem dos fiordes noruegueses.
A viagem de comboio de 20 km que opera entre Flåm e Myrdal (ou Myrdal e Flåm), cuja construção demorou 20 anos (tendo as operações experimentais começado em 1940 com pequenas locomotivas a vapor) e inclui 20 túneis, é uma das linhas ferroviárias mais íngremes do mundo que em menos de uma hora se eleva desde o nível do mar até aos 867 metros. O comboio vai de Flåm, no final do Aurlandsfjord, (um braço lateral do Sognefjord), até às altas montanhas na estação de Myrdal (términus da ferrovia Flåm e estação intermédia da linha Oslo – Bergen). A viagem mostra a bela natureza do oeste da Noruega, com rios que cortam ravinas profundas, cascatas e montanhas com encostas íngremes cobertas de neve.


Como a estação de Myrdal é comum às duas linhas, é possível apanhar o comboio em Oslo, mudar em Myrdal para a Ferrovia Flåm e seguir de ferry desde Flåm até Bergen (ou até uma das suas paragens intermédias, por exemplo Gudvangen e seguir por estrada até outro destino). Para quem viaja de carro, é igualmente possível fazer esse trajeto (Oslo – Myrdal – Flåm – Bergen) e apreciar as paisagens dos fiordes vistas da água a partir do ferry.
A NOSSA EXPERIÊNCIA
HÁ UNS ANOS ATRÁS
Há muitos, muitos anos, viajando de interrail, um de nós foi aconselhado a interromper a viagem Oslo – Bergen na estação de Myrdal para apanhar a Ferrovia Flåm e seguir de ferry durante alguns quilómetros ao longo do fiorde. A opção de sair do barco em Gudvangen permitiu uma audaciosa viagem de autocarro pelas montanhas (com múltiplas curvas de 180º) que terminou na cidade de Voss, onde foi retomada a linha Oslo-Bergen.
Muitos anos mais tarde, numa viagem de carro pela Escandinávia, repetimos o mesmo trajeto por estrada. Levámos o carro no ferry até Gudvangen, seguimos para Voss e depois para Bergen; contudo, o trajeto entre Gudvangen e Voss foi menos panorâmico devido à construção de túneis, que o tornam mais seguro e confortável mas não deixam ver a paisagem.
ESTE ANO – julho de 2023
Desta vez (viajando num cruzeiro dirigido aos fiordes da Noruega) iniciámos um tour organizado que começou na estação ferroviária de Flåm e nos levou até Myrdal, permitindo contemplar paisagens deslumbrantes e com paragem na cascata de Kjosfossen durante 15 – 20 minutos.


Em Myrdal apanhámos o comboio da linha Oslo-Bergen (no sentido de Bergen) e saímos em Voss, para almoçar e para um passeio pela zona da cidade que fica à beira de um lago, incluindo a visita a uma igreja de madeira do século XIII.



Ao início da tarde fomos visitar a cascata Tvindefossen (cascatas gémeas).


Depois, o autocarro (movido a energia elétrica) levou-nos até Gudvangen, que é uma pequena localidade à beira do fiorde (onde há uma paragem do ferry Flåm – Bergen).


Apesar de ter começado a chover, valeu a visita, mas o caminho para Flåm continuou a ser rodoviário (através de um túnel com vários quilómetros), de regresso ao navio.

Mais um dia maravilhoso nas nossas vidas!
para mais informações pode consultar o site oficial : https://www.fjordnorway.com/no/attraksjoner/flam