Albânia – Osum Canyon- uma maravilha da natureza!

Dedique 1 dia

O desfiladeiro do rio Osum é uma das atrações naturais mais espetaculares da Albânia.

O desfiladeiro de Osum (em albanês: Kanioni i Osumit) é o maior desfiladeiro fluvial (no sul) da Albânia, com mais de 20 quilómetros de comprimento e cerca de 70 a 80 metros de altura. Situa-se perto da cidade de Çorovode. O rio Osum, que passa pela cidade de Berat, flui pelo desfiladeiro. Acredita-se que se tenha formado há 2 ou 3 milhões de anos pela erosão hídrica.

O desfiladeiro de Osum pode ser desfrutado de um plano superior, ao longo da estrada, oferecendo vistas deslumbrantes a cada momento, ou ao nível da água. Algumas empresas locais promovem passeios ou a prática de rafting, sendo possível flutuar, saltar ou nadar nas piscinas naturais do desfiladeiro.

De qualquer das formas vão ficar para todo o sempre memórias de um dia repleto de aventura e belezas naturais.


COMO CHEGAR LÁ!

Quando estiver em Berat reserve 1 dia para visitar o desfiladeiro de Osum; ou seja, fique 2 noites em Berat porque o trajeto é de ida e volta. Não é recomendável seguir para sul (nomeadamente para Gjirokaster) a partir da zona do desfiladeiro, devido ao péssimo estado do caminho (mesmo com um veículo 4×4).

Berat situa-se a 54 km de distância (1hora e meia, mas conte com 2h a 2h e 30 incluindo as paragens) do início do Desfiladeiro. A estrada é razoável mas estreita, apresentando também muitas curvas, no entanto a paisagem divinal que nos oferece, compensa. Algumas são as paragens a fazer ao longo do trajeto, sendo pelo menos uma delas obrigatória – ponte Ura e Çepan, entre outras!

Antes de alcançar o desfiladeiro Osum, ao nível de Çorovode siga para Ura e Kasabashit e delicie-se com uma ponte otomana sobre o rio Çorovoda. Vale a pena o ligeiro desvio!

Depois prossiga caminho para alcançar algo fenomenal! O trajeto ao longo do desfiladeiro proporciona paisagens de cortar o fôlego. Se aprecia a natureza e gosta do som de água não perca a hipótese de almoçar no restaurante da Guest House Bracaj.

Depois dessa refeição memorável pela fabulosa localização e pelas iguarias, prosseguimos, tendo parado num ponto de observaçãoFlag’s Panoramic Loop.

Convém colocar no Google Maps pois não há nenhuma placa com informação, sendo que pode acontecer passar pelo local e não dar por ele, e é algo imperdível! Após essa paragem, continue e passados poucos quilómetros há mais um ponto que oferece uma panorâmica fenomenal – Ballkoni Natyror – Vrima e Nuses.

Depois tem ainda mais um local vibrante para curtir: A famosa ponte sobre o desfiladeiro Osumi Canyon Bridge! Não perca a experiência!

E pronto! Estava na hora de regressar a Berat, esperando-nos pelo menos mais uma hora e meia de trajeto, mas de alma cheia!

3 opiniões sobre “Albânia – Osum Canyon- uma maravilha da natureza!

Deixe um comentário