


se puder dedique pelo menos 1 dia
Oradea, localizada perto da fronteira com a Hungria (apenas a 13 km), é um tesouro de uma cidade e uma das principais portas de entrada do noroeste para o país. Situa-se a 248 km de Budapeste, a 518 km de Viena, a 676 km de Praga e a 651 km da capital Bucareste.
A cidade é facilmente acessível de carro, comboio, autocarro ou avião (o aeroporto doméstico, encontra-se a cerca de 6 km ao sul do centro de Oradea, ao sul do centro da cidade, sendo acessível pela autoestrada DN-79/E-671, que liga Oradea à Nojorid).
Oradea é uma das cidades mais desenvolvidas da Roménia, com estilos arquitectónicos peculiares – Art Nouveau, Barroco e Secessão, com muitos pontos turísticos e locais que a transformam num destino turístico, mas também de trânsito, devido à sua localização estratégica. Localizada às margens do rio Crisul Repede, que divide a cidade em duas partes quase iguais, é a porta de entrada para o mundo da Europa Central e da Europa Ocidental.
A sua riqueza a nível da arquitetura Art Nouveau permitiu a Oradea ingressar na lista de cidades Art Nouveau de prestígio no circuito internacional.
LOCAIS DE INTERESSE
| Strada Republicii (por vezes designada Calea Republicii) Rua pedonal repleta de edifícios Art Nouveau e alguns Palácios em estilo barroco! ATENÇÃO: não confundir com a Calea Republicii que é uma das principais artérias da cidade e que não tem qualquer interesse turístico conduzindo à estação dos comboios. O Google maps chama às duas ruas Calea Republicii !! Tenha em mente que a Strada Republicii começa ou termina na Strada Iosif Vulcan relativamente perto do Teatro de Stat Regina Maria (Piata Regele Ferdinand), próximo da ponte que atravessa o rio e conduz à Piata Unirii. |



| Piata Regele Ferdinand: (Praça do Teatro) Teatrul de Stat Regina Maria ou Teatrul de Stat Oradea construído em estilo neoclássico como o Teatro de Viena Grande Hotel Astoria (Palatul Sztarrill) |


| na Piata Unirii : (perto do rio Crisul Repede) Igreja Ortodoxa Biserica ou Luna (igreja da Lua) é conhecida como a “igreja da lua” devido ao mecanismo instalado na torre da igreja (em 1793) que mostra as fases da lua (o que a torna única). Palácio Episcopal Católico O “Palatul” Episcopal é uma incrível mansão de três andares em forma de U, com mais de 100 quartos adornados com belíssimos frescos, 365 janelas e uma fachada pontuada por luzes coloridas. Catedral Católica São Nicolau Black Eagle Palace/ Palatul Vulturul Negru ou Palace Arcade – em estilo secessão – A construção remonta ao início do séc. XX, tendo passado por 2 remodelações em 1950 e 2015 Constituído por dois edifícios desiguais e assimétricos, ligados a um terceiro, situado ao centro e mais isolado, o complexo alberga hotel, restaurantes, cafés, salas de conferências, áreas comerciais… A galeria (passagem) em forma de Y, é conhecida pelos grandes vitrais na entrada que ilustram uma águia voando ( (a Galeria Vittorio Emanuele, em Milão, inspirou o interior coberto de vidro). O Palácio também é conhecido e apreciado pelos vitrais da cúpula central que convertem a luz numa vista espetacular de milhares de cores brilhantes. possui três entradas concentrando os bares, cafés e pubs mais populares da cidade Igreja de São Ladislau (em frente ao edifício da Câmara) Câmara Municipal estilo secessão a torre eleva-se a 70 metros, permitindo uma vista deslumbrante de Oradea, por toda parte. A torre foi construída no início do século XX e possui 3 varandas intermediárias em redor da torre e uma plataforma no topo. subir à Torre – vista deslumbrante (horário – das 10 às 18h – fechado às 2ªs) |



| caminhar ao longo do Rio Crisul Repede: é interessante por si mesmo e pode ser uma forma de se passar pela Sinagoga Ortodoxa e de chegar à Fortaleza Sinagoga Ortodoxa Fortaleza um dos lugares mais conhecidos de Oradea – a marca da cidade com uma história muito rica remontando ao século XII, tendo cada conquistador, ao longo dos séculos seguintes, deixado uma marca na história deste local. A fortaleza possui cinco bastiões- o Crăișorul Bastião, o Bastião Dourado, o Bastião Vermelho, o Bastião de Bethlen e o Bastião de Ciunt Atualmente, o local é palco de várias exposições de arte e feiras de artesanato. |
A cidade também é rica em Palácios em estilo barroco, dando-se realce aos seguintes:
| situados principalmente na Strada Republicii e Piata Unirii |
| Moskovits Miksa |
| Rimanóczy Kalman Senior |
| Moskovits Adolf Si Fii |
| Palácio Episcopal Católico |
bem como de estilo Secessão:
| sendo os mais representativos: |
| o Palatul Vulturul Negru (Piata Unirii) |
| a Câmara Municipal (Piata Unirii) |
| o Palácio Ullmann (na Piata 1 Decembrie 9) |
| a Casa Vago (na Rua General Traian Mosoiu 14) |
| o Palazzo Stern (na Strada Republicii perto do Palatul Moskovits) |
EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA
| White Lily |
| Black Eagle Restaurant |
| Spoon Bar and Grill |
A NOSSA EXPERIÊNCIA
Oradea representou o ponto mais a noroeste que visitámos na Roménia. Apesar de ficar a umas centenas de quilómetros da capital, começou, desde logo, a fazer parte do nosso plano de viagem pois de acordo com as pesquisas feitas considerámos que seria algo imperdível.
Tendo aterrado em Bucareste e tendo já visitado alguns locais, Oradea significava para nós o meio da nossa aventura em terras romenas. (Chegámos ao fim do dia com um tempo muito “pouco convidativo”: uma trovoada daquelas que chegámos a ponderar não sair do hotel para jantar.) Como a trovoada amainou um pouco, acabámos por fazer uma refeição no restaurante White Lily – a poucos metros do hotel à beira do rio. Pernoitámos no hotel Continental Forum Oradea (2 noites) com uma localização fabulosa: à beira do rio Crisul Repede e com vistas interessantes.
No dia seguinte pela manhã bem cedinho queríamos encontrar as maravilhas que Oradea tinha para nos oferecer. O hotel situava-se perto dos principais locais de interesse, no entanto, apesar das pesquisas há sempre fatores surpresa!
A princípio fomos caminhando ao longo da Calea Republicii (tendo descoberto ao longo dela que é uma das principais artérias da cidade mas que que não tem qualquer interesse turístico e que conduz à estação dos comboios) e começámos a estranhar ela não estar a corresponder ao suposto: ser a rua mais rica a nível de palácios e edifícios! Invertemos o sentido indo sempre muito atentos à espera que surgisse algo que nos interessasse! Vimos então uma placa com o nome da rua: Strada Republicii. Mal seria que não fosse esta! (é que há a Calea e a Strada Republicii, cuidado!)
O ideal é iniciar essa rua tendo como referência o rio – numa das margens fica a Piata Unirii e na outra a Piata Regele Ferdinand e Strada Iosif Vulcan (relativamente perto do Teatro de Stat Regina Maria) que representam o términus da Strada Republicii desse lado.
Depois da peripécia inicial lá começámos a gozar a linda cidade de Oradea. Como é uma cidade cujos locais de interesse se situam relativamente perto uns dos outros, deslocámo-nos a pé. Deixámo-nos “perder”, na Strada Republicii, deliciados com os edifícios Art Nouveau, sendo alguns deles palácios. É uma rua repleta de lojas, restaurantes, cafés…








No final dela somos premiados com a Piata Ferdinand onde se situa o maior teatro da cidade – Teatrul de Stat Regina Maria ou Teatrul de Stat Oradea e também o Grand Hotel Astoria.


Bom… e agora, muito mais tínhamos para explorar do outro lado do rio. Eis-nos chegados à Piata Unirii.

É uma praça com uma dimensão impressionante repleta de edifícios interessantíssimos, de tal forma, que é tida como uma das mais bonitas da Roménia. Repleta de edifícios fabulosos – igrejas, palácios, coluna no centro, Câmara Municipal … sendo de destacar o Palácio Episcopal Católico, o Palatul Vulturul Negru também conhecido como o Palácio Águia Negra ou Palácio Arcade,







a Câmara Municipal e a Igreja Ortodoxa (Biserica Ortodoxa Cu Luna) da Lua com pinturas interiores fabulosas.



Estando por aí não perca a subida à Torre da Câmara Municipal.





Depois de ter a alma cheia com tanta beleza, nada como desfrutar de uma refeição num local fabuloso: um dos espaços do Palácio Águia Negra (Black Eagle Restaurant). A seguir demos uma volta pelos vários espaços que ele oferece.
Se quiser pode ir acompanhando o rio e apreciando o que vai encontrando ao longo das suas margens sendo de realçar a Sinagoga Ortodoxa e assim alcançar as proximidades da Fortaleza. Foi duplamente interessante: pelo edifício (mais emblemático do lado exterior) e pela feira de gastronomia que estava a decorrer havendo atuações de música e dança.




Depois encaminhámo-nos para a maravilhosa Strada Republicii, tendo tirado partido do trajeto para descobrir mais este ou aquele edifício digno da nossa atenção. Chegados de novo à Strada mais fenomenal de Oradea, queríamos desfrutar de um momento descontraído numa das suas imensas esplanadas.
Antes do jantar ainda caminhámos ao longo do rio na outra margem, tendo acabado por jantar perto do hotel no restaurante Spoon Bar and Grill gozando o rio ao longo da refeição.
Pois bem… tínhamos as horas contadas em Oradea. Na manhã seguinte iríamos prosseguir a nossa viagem convictos que mais locais lindos estariam à nossa espera.
Oradea é daqueles locais que têm que fazer parte de qualquer viagem pela Roménia! Não hesite em incluí-lo e verá que não se arrependerá!