Albânia – Blue Eye

dedique-lhe entre 1 a 2 horas

O Blue Eye é um local de beleza natural no sul da Albânia, conhecido pelas suas águas azuis cristalinas e a sua semelhança com um olho gigante.
O Blue Eye, ou Syri i Kaltër (como é conhecido em albanês) é, assim, uma bela nascente sub-aquática de água doce cercada por uma vegetação exuberante. A parte externa – a íris – é de um azul brilhante deslumbrante, e o ponto interno – a pupila – é uma caverna escura que se estende bem abaixo da água. Vista de cima, a água parece um olho azul brilhante, daí o nome. A área protegida do Olho Azul foi designada como Monumento Natural e cobre uma área de 180 ha, repleta de carvalhos e plátanos.

O Blue Eye é ainda conhecido como “nascentes de Bistricë, pois é a fonte inicial de água do rio Bistricë, com 25 km de extensão, que desemboca no Mar Jónico ao sul de Sarandë, perto da vila de Muzinë (no sul da Albânia). No verão de 2004, a fonte secou temporariamente e no verão de 2017, parte do local foi queimada por um incêndio.

COMO ALCANÇAR O BLUE EYE

O Blue Eye está localizado um pouco a oeste da vila de Muzinë, podendo ser alcançado de carro pela estrada Sarandë-Gjirokastër.
Fica a cerca de 30 minutos (21km) de carro de Sarandë e a 46 minutos (36 km) de carro de Gjirokastër.

ESTACIONAMENTO E ENTRADA

Existe uma área de estacionamento perto da entrada do Blue Eye. Paga-se uma taxa de estacionamento que varia, dependendo da duração da estadia. Cada pessoa também paga uma taxa de entrada.

HORÁRIO

Está aberto entre as 8 e as 20h.

A NOSSA EXPERIÊNCIA

O Blue Eye para nós representou a 2ª parte do dia de Gjirokastër. Quando chegámos perto da entrada do Parque do Blue Eye (cerca das 17h), libertámo-nos da viatura e começámos a desfrutar de um percurso repleto de árvores e ao som de água. Andámos cerca de 1.5 km (cerca de meia-hora) até atingir a maravilha do Blue Eye. Apesar de já termos “consumido umas quantas películas” até lá, quando começámos a avistar a água de um azul cristalino, que nos deixou de queixo caído, foi um tal criar perspetivas, fotografando e filmando sem parar.

Quando se atinge, então, a plataforma de observação, logo acima do olho, não há palavras para descrever a sensação de estar a usufruir de lugares como aquele. Aí concentrámo-nos no verdadeiro Blue Eye e na paisagem em redor!

Prosseguimos mais um pouco através de um trilho para observar melhor aquele desígnio da natureza.

Com muita pena, lá tivemos que iniciar o percurso de regresso ao carro, pois ainda necessitávamos de fazer mais uns quantos quilómetros para chegar a Sarandë, local onde iríamos jantar e pernoitar.

Numa viagem pela Albânia não se esqueça de incluir o Blue Eye no seu roteiro!

2 opiniões sobre “Albânia – Blue Eye

Deixe um comentário