




se puder dedique 1/2 dia
Krujë, cidade situada a cerca de 40 km (1 hora) a norte de Tirana (a capital da Albânia), é um destino bastante visitado e apreciado. A cidade, para além de se situar num local montanhoso, proporcionando uma visão geral de uma fantástica beleza, é também rica em monumentos de cultura e etnografia, devido à sua história. É uma das cidades albanesas mais famosas do mundo.
Pensa-se que o nome “Krujë” tenha origem na palavra “fonte” (fonte de água), uma vez que existem muitas fontes em Krujë.
Krujë, declarada como “cidade heróica” e ainda “cidade-museu”, por possuir um património inestimável, representou o epicentro da independência da Albânia do Império Otomano, tendo sido Skanderbeg, o maior herói nacional da Albânia, o defensor do país da invasão dos otomanos.
O castelo da cidade e o seu museu histórico, são definitivamente os dois locais mais importantes, não deixando de fora a característica rua do Bazar Velho – uma peça original da história e da civilização.
LOCAIS IMPERDÍVEIS
| CASTELO o castelo de Krujë simboliza a valentia do povo albanês construído no século V e VI o belo, imponente e bem preservado Castelo de Krujë, inclui o Museu Skanderbeg Funcionou como quartel-general de Georg Kastriot durante os cercos otomanos, que começaram em 1444, tendo repelido com eficácia vários ataques Seus inimigos, os otomanos, chamavam-lhe Iskender Bey, em inglês Skanderbeg. Tornou-se um herói nacional na Albânia, apelidado de “Dragão da Albânia”. Hoje em dia, um monumento dedicado a Georg Kastriot Skanderbeg domina a Praça Skanderbeg, no centro de Tirana. |
| MUSEU NACIONAL horário – das 9h às 17h (fechado à 2ª) construído no início dos anos 80 O Museu Nacional dedicado ao herói Skanderbeg está instalado no Castelo de Krujë e mostra a história do herói lendário e o modo de vida tradicional da população da cidade |
| ANTIGO BAZAR O famoso bazar da cidade serve de ponte entre o passado glorioso e o presente, oferecendo uma rica variedade de produtos tradicionais feitos por artesãos locais. O característico bazar de paralelepípedos de Krujë, que leva diretamente ao castelo, que é complementado por fileiras de lojas de ambos os lados, funciona desde a época de Skanderbeg, no século XV, época em que as suas lojas flanqueavam a entrada do castelo. O bazar resistiu a 500 anos de domínio turco e foi restaurado para marcar o 500º aniversário do nascimento de Skanderbeg. O bazar de Krujë foi proclamado monumento cultural em 1961. |
A NOSSA EXPERIÊNCIA
Krujë representava o fim da nossa encantadora viagem pela Albânia.
| DISTÂNCIAS Fierze – Krujë – cerca de 200 km – 4h |
Após check-out feito num lugar maravilhoso à beira do rio Valbona – Bujtina Adora – perto de Fierze, estava na hora de começar a rumar em direção a Kukës – onde almoçámos – e continuar estrada fora até atingir Krujë. Apesar da paisagem pela Albânia, genericamente falando, ser fascinante, esta era, completamente, de cortar o fôlego! – de Fierze a Kukës.
1º DIA – PARTE DA TARDE
Com momentos e paragens maravilhosas ao longo do trajeto, lá atingimos Krujë por volta das 17h. Apesar do alojamento – Kruja Albergo Diffuso – se situar no interior do castelo e ter sido uma aventura chegar lá com as malas, tendo o carro ficado numa zona abaixo do castelo, num parque de estacionamento pago, considerámos a experiência muito interessante.
Depois de instalados era começar a gozar o facto de estarmos já no local mais interessante de Krujë: o seu famoso castelo com uma área circundante bonita, na qual se incluía o bazar.
Deambulámos por ali, captando, em primeiro lugar, vistas deslumbrantes do topo: para a cidade e para a montanha.





Depois fomos explorando a zona do interior do castelo.
O interior do castelo oferece algumas instalações que podem ser visitadas ou apreciadas – algumas ruínas no terreno do castelo do século V, uma antiga torre do relógio, 1 igreja, a Mesquita do Sultão Mehmet Fatih, o Museu Etnográfico, minarete e muralhas e alguns restaurantes, sendo, desde logo, o edifício do próprio castelo um must – pela sua beleza e conservação e o Museu Skanderberg que lhe confere ainda mais importância e projeção.







Após esses momentos magníficos queríamos ainda dar uma volta pelo bazar e escolher um local para jantar. Fizemos uma ligeira descida para alcançar a rua do bazar, sendo que ao cair da tarde, tudo tinha ainda um aspeto mais encantador.




Acabámos por jantar por ali. Depois disso ainda demos mais um giro pelo bazar e pela área envolvente.
2º DIA – MANHÃ





Antes de sairmos de Krujë não podíamos perder algo icónico: o Museu Skanderbeg. Vale a pena pois o espaço atribuído ao museu é muito interessante e aprendemos um pouco acerca da bravura do herói nacional da Albânia.






Algumas perspetivas da varanda do Museu!



Depois de mais um momento para juntar à nossa experiência em terras albanesas, aí íamos nós enfrentar o trajeto de cerca de uma hora para alcançarmos o aeroporto de Tirana e dizer adeus a um país ainda pouco conhecido turisticamente, mas que vale bem a pena!
One thought on “Albânia – Krujë – cidade heróica”