Japão – Osaka

dedique pelo menos 1 dia

Osaka, localizada na região de Kansai na parte oeste da ilha de Honshu, originalmente fundada durante a Era Edo (entre 1603 e 1868), está entre as cidades mais antigas do país, sendo atualmente a terceira cidade mais populosa do Japão.

COMO ALCANÇAR OSAKA

Partindo de Portugal pode fazer um voo até Dubai (cerca de 7h) e depois um outro até Osaka (cerca de 8h), cujo aeroporto internacional de Kansai (um dos mais movimentados do país), localizado numa ilha artificial criada para ele, se encontra a cerca de 50 km de Osaka. Também pode iniciar a viagem pelo Japão em Tóquio e depois fazer um voo doméstico (para o aeroporto internacional de Osakapois Osaka é servida por 2 aeroportos), ou ainda de comboio.

Osaka é uma das principais portas de entrada no Japão e algumas empresas de turismo iniciam a visita ao país por esta cidade. (É a porta de entrada para a área de Kansai no Japão – inclui as cidades de Kobe, Osaka e Quioto).

DO AEROPORTO PARA A CIDADE

Consultando este link poderá escolher a opção que mais se adeque, tendo ao dispor desde comboio, autocarro, táxi, transporte partilhado…

https://www.rome2rio.com/map/Osaka-Kansai-Airport-KIX/Osaka#trips
Osaka tem também ligação às cidades e subúrbios vizinhos por meio da JR West Urban Network, além de inúmeras linhas privadas.

NA CIDADE

metro: 8 linhas (cerca de 130 km de extensão)
comboio: extensa rede de linhas ferroviárias sendo as principais estações da cidade: Umeda, Namba , Shinsaibashi , Tennōji , Kyōbashi e Yodoyabashi

LOCAIS DE INTERESSE

CASTELO
é um dos mais importantes símbolos da cidade
desempenhou um papel relevante nas lutas de unificação no séc. XVI;
a presente reconstrução da torre principal (torre de vigia) data de 1931;
o castelo atual (de 1856) é mais pequeno que o original, mas ainda dá ideia da magnificência do original.
A Torre Tamon e o Portão Otemon sobreviveram desde o período Tokugawa.
Há 1 elevador que nos transporta ao 8º piso e oferece vistas fantásticas da cidade.
OBSERVATÓRIO DO JARDIM SUSPENSO
(no topo do edifício Umeda Sky)
Estrutura futurista alcançada através de escadas rolantes em túneis envidraçados até ao 39º andar.
O Edifício Umeda Sky – escolhido como 1 dos “Top 20 buildings around the world”- consiste em duas torres de 40 andares que se ligam nos seus dois andares superiores e são interligados por pontes de vidro com escadas rolantes e elevadores que atravessam o átrio aberto da torre na área do piso térreo.
O Observatório encontra-se a 173 metros acima do solo
A torre abriu as suas portas ao público em 25 de março de 1993
As vistas do topo para a cidade de Osaka são incríveis.
 
COMO CHEGAR
JR – Osaka Station Central – North Exit
Osaka Metro Midosuji Line – Exit 5
Hankyu Railway Osaka Umeda Station Chayamachi Exit
MERCADO KUROMON ou Portão Preto
Mercado à moda antiga no bairro de Namba.
Esse mercado ganhou proeminência, primeiramente, durante o final do periodo Meji e foi batizado de Kuromon (Portão Preto) em referência aos portões do Templo Emmeji na vizinhança.
As 170 lojas em Kuromon Ichiba são especializadas em peixe, marisco, carnes e produtos agrícolas, repletas de aromas de fazer crescer água na boca, bem como apetecíveis espaços de restauração

COMO CHEGAR
É possível chegar ao mercado de comboio, seguido de uma curta caminhada.
Kuromon Ichiba fica cinco minutos a pé na direção sudoeste da Estação Nippombashi,
e a 10 minutos a pé ao leste da Estação Namba.
Depois de atravessar a Rua Sakai-suji, fique atento a uma grande placa multicolorida onde se lê “Kuromon Market”.
BAIRROS NAMBA E DOTONBORI (contíguos)
– animadas áreas da cidade – Namba e Dotonbori.
Namba – núcleo da antiga cidade mercantil onde se situa o mercado Kuromon com uma oferta incomensurável de produtos
e a rua Dotonbori – ambiente vibrante onde se encontram as melhores opções de comida e bebidas
ESTAÇÃO DE OSAKA E CENTRO COMERCIAL
A estação de Osaka é a mais antiga da região de Kansai, pertence ao grupo JR e foi inaugurada pela primeira vez em maio de 1874.
É um complexo gigantesco com estação de comboios, de metro, lojas, restaurantes, escritórios, hóteis, frequentado por uma imensidão de pessoas.

A NOSSA EXPERIÊNCIA

Osaka representou o início da nossa viagem em terras de samurais. Voámos de Lisboa para Osaka tendo feito escala no Dubai (prepare-se para umas boas 20 horas de viagem). Como íamos numa viagem organizada, quando chegámos ao aeroporto internacional de Kansai, já tínhamos uma guia (de nacionalidade japonesa mas que se expressava em espanhol) à nossa espera. Deslocámo-nos de autocarro até ao Hotel Elsereine Osaka em Osaka. Após tantas horas de percurso e desfasamento da hora (mais 8 h do que em Portugal) feito o check-in e um jantar light, estava na hora de recuperar energias.

MANHÃ – CASTELO E OBSERVATÓRIO DO JARDIM SUSPENSO (Umeda Sky)

Pelas 9h saímos do hotel de autocarro em direção ao divinal Castelo de Osaka, indo observando a cidade ao longo do trajeto.

Chegados ao local (9h 15 min) ficámos de queixo caído perante a localização e grandiosidade do edifício.

Mas o mais interessante ainda estava para vir: a varanda no 8º piso que oferecia vistas de 360 graus fantásticas para a cidade.

Mas mais momentos esperavam por nós ao longo do dia!

Rapidamente transitámos de séculos idos para algo modernista! Momentos de contrastes pois a seguir dirigimo-nos de autocarro para a zona do Edifício Umeda Sky, uma zona de edifícios ultra-modernos, rodeados por paredes de vegetação. Era difícil saber para onde dirigir os olhares e as máquinas fotográficas. Começámos por apreciar os jardins com paredes cobertas por vários tipos de plantas bem como observar o Edifício Umeda Sky de baixo para cima, autenticamente, pois colocámo-nos mesmo por baixo dele. Foi algo do outro mundo!

A seguir dirigimo-nos para o interior, tendo alcançado o topo através de uma escada rolante que corria num túnel de vidro, ao longo da qual íamos tendo perspetivas interessantes para os pisos inferiores, térreo – jardim e alargando os olhares para a imensidão de Osaka.

No Sky Deck tínhamos uma visão de 360 graus da cosmopolita cidade de Osaka.

TARDE – BAIRROS DOTONBORI E NAMBA; ESTAÇÃO DE OSAKA

Apesar do almoço ter sido bom, foi pena não termos tido a possibilidade de escolha, pois teríamos certamente preferido experimentar a oferta da imensidão de bancas e espaços de restauração do Mercado Kuromon.

Dedicámos cerca de 2 horas aos Bairros Dotonbori e Namba.

O autocarro libertou-nos no início da rua Dotonbori. É algo indescritível: rua vibrante, colorida e com edifícios com decorações enormes fora do comumpor exemplo – 1 vaca dourada que se destaca do edifício, um bife do tamanho do mundo, uma santola … – um apelo impressionante a qualquer pessoa que passe!

A seguir deixe-se perder ao longo do mercado Kuromon

apreciando desde a sua decoração à imensidão de bancas com todo o tipo de produtos que possa imaginar e ainda a hipótese de observar a feitura de várias iguarias: desde tempura, a todo o tipo de marisco, a peixe, carne, – a famosa Kobe… É algo que ultrapassa os nossos mercados mesmo os mais conceituados!

Após estes momentos fizemos a rua Dotonbori outra vez, tendo tido ainda algum tempo para gozar as imediações.

De seguida fomos levados de autocarro até ao hotel, escolhendo cada um o que queria fazer até à hora do jantar. Como o hotel se encontrava a apenas 10 minutos a pé da emblemática Estação de Osaka, fizemo-nos ao caminho, tendo desfrutado do trajeto até lá.

Osaka é uma cidade de contrastes: O Castelo e o mercado de Kuromon são locais que fogem ao mundo moderno de arranha-céus e de uma estação ferroviária e de metro desenvolvida num mundo futurista, ocultas do exterior, envoltas de espaços comerciais, hotéis…. Algo nunca visto! E foi assim que, sem nos apercebermos, nos deixámos envolver durante umas boas 2 horas rodeados de uma multidão considerável, umas pessoas, certamente como nós, e outras, (certamente locais) que se deslocavam de um sítio para outro!

E pronto! Assim chegámos ao fim dos nossos momentos em Osaka, um local em terras distantes, mas que valeu a pena!

 

One thought on “Japão – Osaka

Deixe um comentário