Bilbau – Funicular de Artxanda

dedique 1 a 2 horas

Monte Archanda (…) é uma das duas pequenas cadeias montanhosas que delimitam o município de Bilbau, (…) (a outra é a do Pagasarri). É a mais baixa das duas (pouco menos de 300 metros), a mais próxima do centro e a que foi mais urbanizada. in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Archanda

O principal núcleo urbano de Bilbau é, assim, rodeado por montanhas que lhe conferem uma beleza peculiar.  

O Monte Artxanda é um ponto de atração turística pelas vistas sobre a cidade, pelos espaços verdes, pela prática de desportos e restaurantes. A partir do miradouro de Artxanda (o mais famoso de Bilbau) obtém-se uma visão panorâmica de Bilbau como em nenhum outro ponto da cidade.

A encosta com cerca de 250 metros de altura, tem uma vista bastante abrangente e rica sobre a cidade, permitindo ver uma parte considerável do rio (Nervión) e algumas das suas muitas pontes sendo de realçar as de Zubizuri e de La Salve, o Museu Guggenheim, o estádio de San Mamés e ainda a torre Iberdrola. Todos estes aspetos fazem do miradouro de Artxanda um local de lazer e ponto de atração turística dos mais movimentados e emblemáticos de Bilbau.

FORMAS DE ALCANÇAR O MONTE ARTXANDA

Há várias opções para chegar ao miradouro do Monte Artxanda: de carro, de autocarro, a pé, ou de funicular. Seja qual for a forma de chegar ao cume de Artxanda, a vista panorâmica é maravilhosa e vale bem a pena. 

A forma mais prática e mais rápida é através do funicular.*

(essencial para apreciar a vista sobre Bilbau e conhecer a história do funicular!)

A estação de acesso – Estacion Bilbao – na Plaza del Funicular – fica a 10 minutos a pé da Câmara Municipal (indo no sentido da Ponte Zubizuri)

Tem capacidade para 70 passageiros por veículo, sendo a duração da viagem de 3 minutos. Bilhete ida e volta €4.30 à venda nas máquinas ou bilheteira.

se quiser obter mais informações vá a: https://funicularartxanda.bilbao.eus

*BREVE HISTÓRIA DO FUNICULAR

Ora bem…

… no final do século XIX e início do século XX, muitos residentes de Bilbau utilizavam o Monte Artxanda como local de lazer e diversão, tendo isso incluído a presença de um casino bem como de bares típicos “txakolis”, motivo que levou à elaboração de um projeto ferroviário para vencer o terreno íngreme, que ligasse o centro da cidade ao Monte Artxanda. Este projeto não foi por diante por falta de financiamento.

No entanto…

a inauguração do funicular acabou por acontecer em 1915, operado por uma empresa privada. Quando a empresa faliu em 1939 passou a ser gerido pelo governo municipal tendo sido totalmente renovado em 1983.

A NOSSA EXPERIÊNCIA

Tendo estado em Bilbau em dezembro de 2022 e por questões de tempo não conseguimos incluir este ponto de interesse divinal, desta vez era algo que faria parte dos locais a não perder.

Tendo ficado alojados no Hotel Hesperia Bilbao à beira do rio Nervión, perto da Ponte Zubizuri (de um lado) e a Ponte La Salve (do outro), estávamos a cerca de 300 metros da Estacion Bilbao, local onde se apanhava o funicular para aceder ao Monte Artxanda.

Foi chegar ao local, comprar os bilhetes e entrar no funicular (o qual era composto por vários compartimentos) e com um pouco de sorte conseguir lugar no compartimento da frente para começar a desfrutar, desde logo, dos momentos ascendentes.

A viagem de funicular foi bastante agradável!

Depois foi começar a gozar e contemplar a cidade de um outro ângulo – das alturas! (Estando aí consegue-se entender perfeitamente porque é que Bilbau é conhecida como o “botxo” (buraco), (esta alcunha já tinha sido utilizada por Unamuno em 1891, quando num artigo para o jornal El Nervión chamou a Bilbau “el bocho”) pois toda a cidade se desenvolve em redor de montanhas (Archanda, Avril, Arnotegi e Pagasarri)).

Isso significou deixarmo-nos deambular por ali,

apreciando desde as montanhas que rodeiam a cidade, ao rio Nervión com as suas curvas sinuosas bem como alguns dos ex-líbris de Bilbau.

O friso do miradouro com as palavras “BilbaoBilbo”, é um dos sítios de realce, sendo um dos mais fotografados.

E pronto! Estava cumprido o primeiro ponto desta deslumbrante cidade!









One thought on “Bilbau – Funicular de Artxanda

Deixe um comentário