


se puder dedique 1 dia
Timişoara é o principal centro económico e cultural da Roménia ocidental e a terceira cidade mais populosa do país. (A cidade é servida pelo terceiro aeroporto mais movimentado da Roménia, situado 12 km a nordeste do centro da cidade).
Timișoara, conhecida pelo seu rico património arquitetónico, possui uma variedade de estilos, incluindo desde o Barroco, ao Art Nouveau e ainda ao Modernismo (sendo grande parte dos edifícios do centro da cidade do período do Império Austríaco ou seja início de séc. XIX) e Contemporâneo.
LOCAIS DE INTERESSE
A cidade de Timişoara tem 3 praças (Piata), qual delas a mais interessante! Deixe-se perder nelas e nas ruas em seu redor!
| PIATA VICTORIEI (Praça da Vitória) praça central de Timişoara (conhecida até 1990 como Praça da Ópera) é o símbolo máximo da Revolução Romena Foi nesta praça que Timișoara foi proclamada, a 20 de Dezembro de 1989, a primeira cidade livre na Roménia Era uma avenida principal, transformada em praça após o fechamento da zona sul pela construção da Catedral Metropolitana Ortodoxa Em 1989 tornou-se numa praça completamente pedestre (Os pólos opostos da praça consistem na Ópera ao norte e na Catedral Metropolitana Ortodoxa ao sul) Da Ópera à Catedral o passeio da direita chama-se Corso, e o da esquerda chama-se Surogat. – Teatro e Ópera Nacional (de 1875) – uma série de Palácios Art Nouveau o antigo edifício do Hotel Timișoara Weiss Palace Palácio Lloyd Palácio Neuhausz Palácio Merbl Palácio Dauerbach Palácio Hilt-Vogel Palácio Széchényi Palácio Löffler – estilo modernista Universidade Politécnica – Estátua da Loba Capitolina – Catedral Metropolitana Ortodoxa – e ainda: os cinemas Timiș, Capitólio e Estúdio, o Museu de Banat, diversas galerias de arte bem como muitas lojas, cafés e restaurantes nas calçadas. |
| PIATA LIBERTATII (Praça da Liberdade): praça cercada de belos edifícios históricos encontra-se entre as praças Victoriei e Unirii e é relativamente pequena abriga alguns dos edifícios mais antigos de Timișoara antiga Câmara Municipal Estátua de São João Nepomuceno (Sfântului Ioan Nepomuk) Comando da Guarnição a antiga Chancelaria da Guerra o Casino Militar Os demais edifícios que circundam a praça são do século XX |
| PIATA UNIRII (Praça da União) praça mais antiga de Timişoara a mais importante a nível de arquitetura barroca (influência dos Habsburgos) – abriga alguns dos monumentos mais valiosos de Timișoara – – 2 catedrais – Catedral Católica Romana de São Jorge o exemplo mais importante de arquitetura barroca na cidade com o interior luxuoso e expressivo, com elementos rococó da autoria de pintores e escultores de Viena A sua construção foi terminada em 1774 Catedral Ortodoxa Sérvia consagrada em 1946 estilo moldavo e bizantino tem 1 542 metros quadrados de área e 11 torres (a mais alta com 90,5 m) – Palácios– Palácio Episcopal Sérvio Palácio Barroco Palácio Miksa Steiner – uma série de edifícios interessantíssimos sendo de destacar – Bruck House e ainda a Coluna Trinity ou da Praga ou Monumento da Santíssima Trindade |
| caminhar e /ou fazer um passeio de barco ao longo do Canal Bega (próximo do parque da Catedral) Canal Bega – construído no século XVIII durante esse século e o seguinte foi a principal via de comunicação da cidade, ligando-a a Budapeste, Viena, às principais vias fluviais da Europa e ao mar Negro através do Danúbio |
| Bastião/Fortaleza Maria Teresa (Strada Hector) construído entre 1732 e 1734 Theresia Bastion, em homenagem à imperatriz austríaca Maria Theresa era o maior dos 9 bastiões existentes em Timisoara abrangendo cerca de 1,7 hectares do centro da cidade. a maior peça preservada da muralha defensiva da fortaleza austro-húngara de Timişoara |
| Sinagoga din Cetate |



A NOSSA EXPERIÊNCIA
Tendo saído de Oradea pela manhã, estávamos a cerca de 3 horas (170km) para alcançar a espantosa cidade de Timişoara. Feito o check-in no Do Stil Boutique Hotel (não muito longe da Fortaleza Maria Teresa) estavam reunidas as condições para começarmos a desbravar a cidade.
O dia estava por nossa conta na fantástica cidade de Timişoara, que descobrimos ter sido eleita como a Capital Europeia da Cultura de 2023.
Tínhamos em mente começar o nosso circuito no Canal Bega, pois ele representava uma das extremidades dos pontos de interesse. Acabámos por alcançar primeiro a Piata Victoriei, precisamente na zona da fonte. Ficámos sem saber para onde dirigir os nossos olhares! Em frente tínhamos uma fonte, que chamava a nossa atenção, e por detrás dela havia uma série de edifícios, mais concretamente palácios. Era deslumbrante!



Olhando para a esquerda tínhamos um espaço relvado com a estátua da Loba Capitolina que se situava em frente à Catedral Ortodoxa, a qual se exibia num plano superior. Para a direita tínhamos a continuação da magnificência: edifícios/ palácios e no extremo da praça o Teatro e Ópera Nacional.



Demos por ali um giro tendo acabado por almoçar, na esplanada, num dos muitos espaços de restauração. Foi fabuloso pois íamo-nos deliciando duplamente: com as iguarias e com toda a magnífica envolvência.
Mas … estávamos bem no início da nossa experiência! Fomos no sentido da Catedral Ortodoxa, indo ao longo do trajeto contemplando as maravilhosas fachadas!





Visitámos o seu exuberante interior, caminhámos ao longo do parque da Catedral para atingir o Canal Bega, com o intuito de o gozar e hipoteticamente fazer um tour de barco ao longo dele. Acabámos por abortar pois tinha acabado de sair um barco e não tínhamos tempo para esperar pelo próximo.


Caminhámos ainda um pouco ao longo do Canal e depois dirigimo-nos para a extensa Piata Victoriei outra vez, para apreciar mais de perto a imensidão de palácios fabulosos bem como o edifício do Teatro/Ópera que ficava na outra extremidade da praça.





Depois fomos ao longo da rua pedonal (Strada) Alba Iulia repleta de lojas e decorada com inúmeras sombrinhas de cores diversas o que lhe conferia ainda mais cor e vivacidade.



Depois de nos termos deliciado ao longo dessa rua desembocámos num local muito interessante também: a Piata Libertatii. Apesar de não ser tão grande e de não apresentar tantos edifícios majestosos era também digna da nossa atenção.



Após isso deambulámos nalgumas ruas pedonais como Vasile Alecsandri e Eugeniu de Savoya tendo ficado surpreendidos com a imensidão de edifícios sendo alguns deles palácios. Havia um ou outro que estavam a ser recuperados.



A seguir dirigimo-nos para a Piata Unirii, nem mais nem menos que a mais antiga, mas nem por isso menos maravilhosa. Tem 2 catedrais, uma em estilo barroco e a outra em estilo moldavo e bizantino, com uma série de torres.




Para além disso é deixarmo-nos perder por ali e contemplar um sem fim de edifícios interessantíssimos, sendo alguns deles palácios. No meio da praça está a Coluna Trinity também conhecida como da Praga.








Depois de todos estes momentos dirigimo-nos ao hotel, tendo passado pela Fortaleza Maria Teresa e suas imediações. Mas faltava um momento muito importante: o jantar. No trajeto para o restaurante Beraria 700, com uma atmosfera vibrante e iguarias típicas, ainda passámos pela Sinagoga din Cetate.



Mais um dia chegava ao fim em terras romenas, para acrescentar à nossa lista de lugares maravilhosos e a repetir um dia, quem sabe!