Canadá – Cataratas de Montmorency

dedique pelo menos 2 a 3 horas

As Cataratas Montmorency são quedas de água localizadas na foz do rio Montmorency onde ele desce pela margem do penhasco até ao rio São Lourenço, em frente ao extremo oeste da Île d’Orleans. As quedas têm uma altura de 83 metros, sendo mais altas do que as Cataratas do Niágara (cerca de 30 metros).

1. COMO ALCANÇAR AS CATARATAS
2. ATRAÇÕES A NÃO PERDER NAS CATARATAS
3. A NOSSA EXPERIÊNCIA

1. COMO ALCANÇAR AS CATARATAS

Quem numa viagem ao Canadá alcança a cidade de Québec, não deve perder, de todo, a oportunidade de se deslocar até às Cataratas de Montmorency (e à Ilha de Orleães – se tiver tempo) pois é algo que vale bem a pena. Elas representam uma das maravilhas naturais mais impressionantes da zona.

O Parque de la Chute-Montmorency, localizado a apenas 15 minutos – 12 km da parte antiga de Québec, é um local espetacular com as Cataratas a dominarem a paisagem, podendo as mesmas ser observadas de diversas maneiras e de diferentes ângulos e gozar toda a sua magnitude.

2. ATRAÇÕES A NÃO PERDER NAS CATARATAS

Vários são os pontos de interesse, de onde se pode observar as Cataratas de Montmorency, repletos de miradouros maravilhosos, sendo difícil afirmar qual deles o mais divinal:

Para tal aí vai uma pequena lista do que não se pode prescindir:

o teleférico, a ponte suspensa (que fica acima das cataratas), um deck de observação, um passadiço e uma escadaria da montanha (com vários miradouros no percurso) e se quiser pode ainda gozar uma refeição no restauranteManoir Montmorency – que fica no topo do penhasco, com vista para as quedas d’água.

TELEFÉRICO
faz o percurso entre a base da cascata e o topo do penhasco
a subida/descida leva apenas alguns minutos
apesar da Cascata dominar a paisagem, do outro lado, a vista do Rio São Lourenço, da Ilha de Orleães e da cidade de Quebec é igualmente espetacular

convém ver o horário do teleférico pois o mesmo depende da altura do ano
PONTE SUSPENSA
é algo imperdível: sentir a cascata – litros e litros de água intensamente por baixo dos nossos pés
DECK DE OBSERVAÇÃO LA BARONNE
no passadiço que existe ao longo da falésia e que conduz à ponte suspensa, há também algo imperdível: o miradouro La Baronne
Daí pode-se apreciar a ponte num plano superior bem como a queda de água da cascata em todo o seu esplendor
PASSADIÇO
Perto do nível inferior do teleférico e depois de passar a linha de caminho de ferro delicie-se ao longo de um largo passadiço de madeira que proporciona vistas fantásticas para a cascata, o vai-vem dos teleféricos e podendo-se também sentar e
deixar-se perder naquela tranquilidade.
ESCADARIA
também pode passar por uma outra experiência:
subir as escadas da montanha (487 degraus) e gozar os vários miradouros ao longo do percurso








3. A NOSSA EXPERIÊNCIA

De carro alugado e tendo já dedicado algum tempo à cidade de Quebéc, não queríamos, de todo, perder a hipótese, de depois de já ter gozado a magnitude das Cataratas de Niágara, de contemplar as de Montmorency pois estas conseguiam ser ainda mais altas que as anteriores. São momentos ímpares e imperdíveis nas nossas vidas.

O percurso entre a cidade de Quebéc e as Cataratas acompanha o trajeto do rio, o que o torna, desde logo, maravilhoso. Quando alcançámos a entrada superior do Parque de la Chute-Montmorency, foi necessário pagar um bilhete para ter acesso ao Parque Natural e às Cataratas.

(Se fosse agora talvez tivéssemos preferido termo-nos libertado do carro na entrada inferior do Parque pois têm-se, desde logo, perspetivas muito interessantes das Cataratas, da ponte suspensa e da escadaria e poderíamos ter subido de teleférico e hipoteticamente ter descido a pé).

Depois dirigimo-nos para a zona do teleférico para adquirir os bilhetes de ida e volta para começarmos a desfrutar de momentos maravilhosos e descontraídos. Ao longo da descida tivemos dificuldade em saber para onde dirigir os olhares: se para as quedas de água ou para a paisagem que nos era dada observar no sentido descendente: o rio São Lourenço, uma ponte, a Ilha de Orleães… Tem uma vista deslumbrante!

Após termos saído do teleférico, atravessámos a linha do comboio e começámos a caminhar ao longo do passadiço de madeira, indo contemplando e gozando a paisagem bem como a tranquilidade do local. Fomo-nos aproximando cada vez mais das cataratas tendo sido necessário proteger a cabeça por causa da força de água e dos seus salpicos, mas nada que impeça gozarmos o momento!

Do lado direito poderíamos ter subido a escadaria mas demoraria algum tempo e ainda queríamos passar pela experiência de ir ao Deck de Observação bem como à Ponte Suspensa.

Regressámos de teleférico e passámos nas imediações do restaurante

e depois fomos então deliciar-nos no deck La Baronne que oferecia uma vista simplesmente sensacional: a ponte suspensa num plano superior, o cair da água a uma velocidade incrível e a escadaria do outro lado. Olhando para baixo observava-se como que um “lago” formado pela água proveniente da água das cataratas bem como a base do teleférico, a ponte, a ilha de Orleães, um comboio ou outro e os teleféricos.

Depois deste momento alto, outro ainda mais grandioso esperava por nós: caminhar no cimo da ponte! Não há palavras para descrever tal sensação! Observámos a tranquilidade do rio Montmorency antes da ponte e do início da queda de água, bem como o anteriormente descrito, de um plano mais alto.

Explorados os principais pontos de interesse ainda desfrutámos do regresso ao carro no meio de uma natureza outonal com árvores com tons divinais. E foi com esta memória que abandonámos este local maravilhoso!

Ainda nos restava gozar o trajeto de regresso à linda cidade de Québec!

One thought on “Canadá – Cataratas de Montmorency

Deixe um comentário