


Mazara del Vallo, tem essa designação devido ao facto de se localizar na foz do rio com o mesmo nome (Mazaro). É uma cidade situada na costa oeste da Sicília à beira do Mar Mediterrâneo entre a África e a Europa e é o maior centro de pesca da Sicília. Pela sua proximidade com África a influência tem-se feito sentir ao longo dos séculos. Anualmente a imensidão de pessoas que chegam da Tunísia e do Magrebe para trabalhar na frota pesqueira de Mazara e que vivem maioritariamente no Kasbah, continuam a conferir-lhe as suas tradições.
| 1. TEMPO DE VISITA |
| 2. CENTRO HISTÓRICO |
| 3. PONTOS IMPERDÍVEIS: |
| PIAZZA MOKARTA Arco Normanno; Fontana e Scala |
| PIAZZA DELLA REPUBLICA Basilica Cattedrale (di San Salvatore); o Seminario Vescovile e o Palazzo Vescovile |
| KASBAH |
| PIAZZA PLEBISCITO Collegio Gesuiti; Iglesia di Sant’Ignazio e Museo del Satiro |
1. TEMPO DE VISITA
Apesar de Mazara del Vallo não ser tão “badalada” como Trapani ou Marsala (por serem maiores e com mais importância) não perca este local tão peculiar e de um encanto tamanho. Como nós estávamos pela primeira vez na Sicília e queríamos ficar com uma ideia geral da ilha, tivemos pena de não termos gozado mais este local.
Se tiver tempo dedique-lhe pelo menos 1 dia.
2. CENTRO HISTÓRICO
O centro histórico de Mazara del Vallo, outrora cercado por muralhas normandas, desenvolve-se num quadrilátero não muito grande, sendo, assim, fácil de visitar numa manhã ou numa tarde.
Desenvolve-se tendo a zona sul vista para o Mar Mediterrâneo, a zona oeste para o rio Mazaro, sendo que as zonas leste e norte são limitadas respetivamente pelo Corso Umberto I e pela Via Vittorio Veneto (as 2 ruas principais da cidade).
DICAS ÚTEIS:
Para mais facilmente se orientar vá no sentido do Mar (Mediterrâneo) – Lungomare Giuseppe Mazzini – e por aí encontrará o Posto de Turismo, onde poderá obter uma planta da cidade para mais facilmente perceber para onde deve dirigir a sua atenção.
3. PONTOS IMPERDÍVEIS:
PIAZZA MOKARTA
Essa praça, situada perto do Lungomare Giuseppe Mazzini e do Posto de Turismo, tem uma escadaria feita em azulejos pintados à mão, a “Fontana per Piazza Mokarta a Mazara del Vallo“


fonte feita de bronze, consagrando também um Arco Normando – um dos restos do antigo castelo normando construído em 1073 e demolido em 1880.
É logo uma forma interessante de começar a contactar com uma cidade pitoresca e descontraída.


PIAZZA DELLA REPUBLICA
A Piazza della Republica é a praça central de Mazara. Ela é uma obra-prima da arquitetura barroca atraentemente cercada por edifícios elegantes. Estamos a falar da Cattedrale del San Salvatore, o Seminario Vescovile (ou Palazzo del Seminario) e no lado oposto da praça, o Palazzo Vescovile (ou Palácio do Bispo).



CATTEDRALE DE SAN SALVATORE
A Basílica/ Catedral de São Salvador remonta ao séc. XI, tendo sofrido arranjos no início do séc. XX., representando o exemplo supremo da habilidade dos estucadores sicilianos.
SEMINARIO VESCOVILE ou PALAZZO DEL SEMINARIO
A fachada do palácio, de dois andares, construído em 1710, tem um pórtico com 11 arcos de volta perfeita com pilares de base quadrada. Abriga o Museu Diocesano.
PALAZZO VESCOVILE / BISPO
Edifício construído no século XV, numa parte do já existente Palazzo Chiaramonte, apresenta uma fachada oitocentista.
KASBAH


Se nos pautarmos pela definição, de acordo com a arquitetura islâmica, Kasbah é uma cidadela fortificada localizada na parte interna de uma cidade, típica do Magreb (norte de África, voltada para o Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico) sendo, por vezes, esse termo usado pelo povo europeu para designar os bairros das antigas cidades árabes.
O nome dado à parte mais antiga da cidade, Kasbah, faz, assim, jus aos antigos bairros presentes nas cidades do norte de África, que se desenvolvem em ruelas estreitas e sinuosas.




Este bairro labiríntico representa um testemunho arquitetónico da presença árabe na Sicília, tendo conciliado também características muito peculiares da Sicília: a cerâmica.



Assim irá encontrar um Kasbash árabe repleto de street art, mais concretamente, decorado com azulejos coloridos pintados à mão.


Sentimo-nos quase num museu de cerâmica ao ar livre.



Não há palavras para descrever a sensação do que se vai encontrando ao longo de becos e ruelas. (pena que alguns edifícios não se encontrem no seu melhor estado de conservação!)
PIAZZA PLEBISCITO
Na Piazza Plebiscito há o Collegio Gesuiti (adjacente à Iglesia di Sant’ Ignazio) onde há uma exposição de obras escultóricas e gráficas dos principais monumentos da cidade tendo sido possível trocar impressões com o responsável pelas mesmas e há ainda



o Museo del Satiro, instalado na antiga igreja de Sant’ Egidio, que exibe achados subaquáticos, incluindo a famosa estátua de bronze do Sátiro Dançante (Satiro Danzante), com 2 metros de altura e que remonta ao século 4 a.C. Esta estátua foi encontrada (em 1998) a uma profundidade de 500 metros no estreito da Sicília (entre a Sicília e a Tunísia) por um barco de pesca local. Acredita-se que a estátua tenha sido esculpida pelos gregos.


A entrada é paga – 6€ e funciona todos os dias das 9h às 19h.


Mazara, sendo o maior centro de pesca da Sicília tem muitos restaurantes especializados em frutos do mar ao dispor.
Uma vez na Sicília não perca esta maravilha com algumas características africanas!
Prazer em conhecer em breve, espero que corra tudo bem e lá estarei para desfrutar do bom que lá tem
GostarLiked by 1 person