São Tomé – uma ilha de contrastes

O arquipélago de São Tomé e Príncipe faz parte de uma cadeia montanhosa de origem vulcânica (linha vulcânica dos Camarões), apresentando picos montanhosos, florestas tropicais e praias paradisíacas de areias douradas e águas cristalinas e mornas e ainda o ex-líbris da ilha: uma imensidão de antigas roças inseridas numa paisagem florestal.

Todos estes aspetos fazem de São Tomé um destino a não perder!

Mas … intitulei o artigo como: São Tomé – uma ilha de contrastes! Porquê?!

O primeiro parágrafo é uma verdade absoluta, mas quem vem habituado aos padrões de vida europeus pode ficar surpreendido pela deterioração de algumas infra-estruturas nos centros urbanos e a falta de conservação dos edifícios nas famosas roças, o mau estado das estradas e o estado de conservação das habitações nas pequenas localidades. Apesar de a “casa típica” de São Tomé, com estrutura em madeira, nos parecer bastante interessante (e que utilizámos durante a nossa estadia na ilha – como alojamento e espaço de restauração) é pena constatar os sinais de degradação que algumas delas apresentam. Contudo, ficámos com a sensação de que a população aceita isso tranquilamente, por viverem numa ilha com paisagens lindas e boas praias onde a natureza é generosa em lhes fornecer alimentos e de acordo com uma expressão que lhes é típica o “leve, leve”, que significa devagar ou com calma!

A todo o momento, estando a circular ao longo das estradas ou a caminhar aqui ou acolá, somos abordados por miúdos que nos cumprimentam afavelmente com um olá e ouve-se de imediato as palavras “doce”, “boleia”, ” lápis”, “caneta”... querendo isso dizer que qualquer coisa serve ou ainda a tentar vender cocos, mangas…. É uma forma de estar e ser muito peculiar! Não se deve dar nada diretamente para não fomentar a pedinchice! Pode-se levar material escolar (mochilas, cadernos, lápis, canetas…), roupas (de verão) e entregar numa Associação ou numa Escola.

São Tomé e Príncipe, o segundo Estado mais pequeno de África, é composto por 2 ilhas principais: a ilha de São Tomé e a ilha do Príncipe bem como várias ilhotas descobertas pelos navegadores portugueses. Situadas no coração do Golfo da Guiné na linha do Equador e a cerca de 300 km da Costa Ocidental Africana, totalizam uma área terrestre de cerca de 1000 km2 , sendo 860 km² (65 km de comprimento e 35 km de largura) para a ilha de São Tomé (e 140 km² para a ilha do Príncipe). Tem uma população que ultrapassa os 150.000 habitantes, concentrando-se a sua maior parte na capital, S. Tomé.

Por serem ilhas vulcânicas apresentam um relevo bastante acidentado, sendo os picos mais altos o Pico São Tomé com 2024 metros e o Pico do Príncipe com 948 metros.

1. GENERALIDADES
A – Transporte
B – Clima
C – Fuso Horário
D – Dinheiro
2. DICAS ÚTEIS
A – Conselhos
B – Outras Informações
C – Alojamento
D – Restaurantes
3. O QUE VISITAR/FAZER

1. GENERALIDADES

A – TRANSPORTE

3 linhas aéreas que operam em São Tomé e Príncipe. São elas:

STP Airways – Transportes Aéreos de São Tomé e Príncipe – opera entre Portugal e São Tomé e Príncipe uma vez por semana, entre as 2 ilhas 3 vezes por semana, bem como serviços de passeio personalizados.

TAP Portugal – opera entre Portugal e São Tomé e Príncipe uma vez por semana.

(TAAG – Linhas Aéreas de Angola – efetua 4 voos semanais, sendo 2 ligações Luanda- São Tomé e vice-versa e 2 ligações São Tomé – Cidade da Praia.)

B – CLIMA

Devido à sua localização geográfica, a ilha de São Tomé apresenta um clima tipicamente equatorial oceânico, ou seja, quente e húmido.

Existem duas estações do ano:

Épocas de maior pluviosidade – entre os meses de março e junho e entre os de setembro e dezembro.

Época da gravana – entre janeiro e fevereiro (“gravanito”) e entre julho e setembro – o tempo é mais seco, menor pluviosidade, menos calor e humidade. A temperatura do mar desce um pouco, mas mantém-se na ordem dos agradáveis 24ºC.

C – FUSO HORÁRIO

Nas ilhas de São Tomé e Príncipe a hora não muda no verão ou inverno (a hora legal é sempre a mesma ao longo dos 12 meses do ano). Durante o nosso horário de verão é 1h mais cedo que em Portugal, sendo a mesma hora que em Portugal durante o nosso horário de inverno.

D – DINHEIRO

A moeda local é a Dobra, havendo notas de 100.000, 50.000, 10.000 e 5.000 (bem como moedas de 2.000, 1.000 ou 500 – mas o seu valor é tão baixo que não é vulgar serem usadas – de tal forma que não vimos nenhuma!).

1€ = 25 Dobras

2. DICAS ÚTEIS

A – CONSELHOS

PROFILAXIA DA MALÁRIA

Apesar de a incidência da malária ser mais baixa do que antigamente, na via das dúvidas e porque o seguro morreu de velho, fizemos a sua profilaxia (como foi aconselhado na Consulta do Viajante) com 4 comprimidos de Mefloquina: tomar o 1º comprimido uma semana antes de partir, outro no dia da partida, o 3º passada 1 semana e o último uma semana após o regresso). Além disso é aconselhável o uso de repelentes para diminuir o risco da picada. Mesmo assim e não havendo muitos mosquitos, trouxemos algumas recordações!

EVITAR O CONSUMO DE BEBIDAS NÃO ENGARRAFADAS !
NUNCA USAR ÁGUA DA TORNEIRA NEM SEQUER PARA LAVAR OS DENTES!

Habitualmente nos alojamentos e nalguns restaurantes dão 1 garrafa de 1.5 l de água, o que vai dando para gerir as necessidades.

EVITAR O CONSUMO DE ALIMENTOS CRUS!
É ACONSELHÁVEL FAZER A CONSULTA DO VIAJANTE POUCO TEMPO ANTES DE PARTIR!
LEVAR:
Medicamentos para a :
profilaxia da malária, para a diarreia, antibióticos…
Repelente contra insetos (spray e roll on)
protetor solar
chapéu
parka
chinelos
toalhas de praiapara idas à praia, nalgum trajeto entre alojamentos
sapatos de ténis para alguns trilhos que se pretenda fazer
SEGURO DE VIAGEM

Apesar de não ser obrigatório fazer seguro de viagem, consideramos que é aconselhável para nos sentirmos mais tranquilos no caso de necessitarmos de algo.

B – OUTRAS INFORMAÇÕES

PAGAMENTOS COM EUROS, DÓLARES OU OUTRA MOEDA QUALQUER EM SÃO TOMÉ ?

É aconselhável viajar com euros, dólares ou outra moeda qualquer para fazer pagamentos ou para trocar pela dobra (STD), a moeda local. Dificilmente ou nunca, se conseguem efetuar pagamentos com cartões de crédito Visa. O euro é aceite em todo o lado, sendo que sempre que se pagar em euros ou noutra moeda qualquer, normalmente o troco é dado em dobras.

PAGAMENTOS ANTECIPADOS

Sabendo que nos locais onde íamos pernoitar só aceitavam in cash, perto do início da viagem, fizemos transferência das quantias em causa. Também se pode efetuar lá, mas obriga a perder algum tempo. Não nos arrependemos.

CAIXAS MULTIBANCO

Se tiver sorte que a/s caixa/s multibanco esteja/m a funcionar, tem pelo menos na capital e na localidade da Trindade. (Quando o dinheiro vivo que tínhamos estava a esgotar, tentámos levantar nas caixas multibanco do Banco Internacional de São Tomé com vários cartões e não se conseguiu. Mesmo com a ajuda simpática de vários funcionários do banco não fomos bem sucedidos. Lá íamos nós rumar ao sul da ilha, sem dinheiro suficiente para pagar as despesas que iriam surgir! Acabámos por fazer uma transferência (no alojamento) em Euros e deram-nos as dobras correspondentes).

CARTÃO DE DADOS MÓVEIS

Na capital ou na localidade Trindade pode comprar um cartão de telemóvel das empresas CST ou UNITEL. Se quiser fazer uma chamada para um número local (que não tenha acesso ao número através do WhatsApp, gasta-se mais do que se paga pelo cartão).  Poupa-se no roaming e poderá aceder ao GPS.

COMO SE DESLOCAR
de carro alugadopreferencialmente um jeep
de táxi (coletivo)muito habitual entre os São Tomenses
de autocarro públicoa deslocação p/a algumas zonas mais distantes pode revelar-se um pouco difícil
de mota c/ guia (motoqueiro) se for aventureiro/a – dê preferência a quem tenha carta de condução regularizada
de barco/pirogapara deslocação ao Ilhéu das Rolas, outras ilhotas ou ainda para passeio no rio Malanza

É claro que a nossa escolha recaiu na opção de carro alugado tendo utilizado também o barco ( na ida ao Ilhéu das Rolas e passeio no rio Malanza). Reservámos (com alguma antecedência) o carro através do alojamento Mucumbli.

COMBUSTÍVEL

Pouco mais que 1€ por litro.

Tenha em conta que na zona oeste da ilha e no sul (a partir da localidade Santa Cecília) não há postos de combustível, tente ir atento ao nível do combustível. Fizemos cerca de 400 km. Abastecemos 2 vezes: uma quando passámos na zona da capital (depois de ter feito o norte até Santa Catarina) e quando entregámos o carro.

ESTRADAS E CONDUÇÃO

P.S. Não é possível dar a volta completa à ilha por estrada pois não existe via transitável entre Santa Catarina (na zona oeste da ilha) e Porto Alegre! (no sul).

Pode-se considerar que existem 3 eixos principais de circulação na ilha, tendo como ponto de partida a capital:

a Estrada do Norte (EN1) commumente conhecida pela estrada que vai para Neves: passa por Guadalupe, Lagoa Azul, Neves, Diogo Vaz, Túnel de Santa Catarina e termina um pouco abaixo da localidade piscatória de Santa Catarina. (Formiga)

a Estrada do Centro (EN3) commumente conhecida pela estrada que vai para Trindade: passa por Trindade, Monte Café e termina em Nova Moca. Fazendo esta estrada pode-se chegar à Roça Saudade (Casa Museu Almada Negreiros), à Cascata de São Nicolau, Jardim Botânico do Bom Sucesso e chegar perto da Lagoa Amélia.

a Estrada do Sul (EN2) commumente conhecida pela estrada que vai para Porto Alegre: passa por Santana, São João dos Angolares, Porto Alegre (no distrito de Caué, perto do ilhéu das Rolas), havendo depois outras estradas (de terra batida) que conduzem a praias paradisíacas mas que são ainda mais desafiantes.

Apesar de estarem a decorrer melhoramentos e arranjos nalgumas estradas, como a rede rodoviária é antiga, há troços de estrada onde o piso é muito mau e irregular (especialmente na estrada do sul a partir de São João dos Angolares). Aconselha-se o aluguer de um veículo com tração 4×4 e uma condução bastante atenta. Existe muito pouca sinalização na generalidade das localidades do país. Há também zonas no país cujas estradas não estão mapeadas.

SUPERMERCADOS NA CAPITAL

Superckdo; Pingo Doxi; Intermar; Coconote

C- ALOJAMENTO

Dependendo dos gostos de cada um, assim será a escolha. Há essencialmente 3 opções de alojamento.

ao estilo da Europa por exemplo o Hotel Pestana – na capital *
gozar um pouco as tradições da ilha de São Tomé Roças – transformadas em alojamento
ou ainda bungalows/ casinhas em madeira – em locais paradisíacos
* Se quiser ficar na capital em algo mais típico tem a opção do Omali com 1 localização fabulosa – em frente à Praia Lagarto!

As nossas escolhas recaíram sobre alojamentos em locais tranquilos e com vistas deslumbrantes. Nós visitámos a ilha toda e considerámos que seria interessante ficar perto da capital (em 2 locais distintos – no início e no fim da viagem), na zona oeste e no sul da ilha. Poderíamos ter pernoitado apenas em 2 zonas: perto da capital e no sul. Adorámos a experiência! Não nos arrependemos dos locais escolhidos.

P.S – Se conseguir incluir mais 2 noites (10 em vez de 8) gozaria ainda mais determinados locais e teria também visto outros.

Eden Valley Ecolodge and Farming – (2 primeiras noites) – Madalena – perto da capital
Mucumbli – (2 noites) Ponta Figo – zona oeste
Hotel Praia Inhame Ecolodge – (3 noites) Praia Inhame – Porto Alegre – sul
Roça Santo António Lodge- (1 noite) Santo António – perto da capital

Todos os locais onde pernoitámos tinham o pequeno-almoço incluído – com uma oferta muito variada e interessante.

D- RESTAURAÇÃO

Adorámos todos os locais e iguarias que experimentámos.

Restaurante/Bar Papafigo
Av. das Nações Unidas
CAPITAL SÃO TOMÉ
Eden Valley Ecolodge and Farming alojamento e restauranteMADALENA
localização tranquila e interessante ao som de 1 cascata
Restaurante/Bar Almada Negreiros ROÇA SAUDADE – vista deslumbrante
Roça São João dos AngolaresANGOLARES – vista deslumbrante
Mionga SÃO JOÃO DOS ANGOLARES
(c/ vista fabulosa p/a a Baía de Santa Cruz)
Petisqueira SantolaNEVES (não ligue ao aspeto do espaço; paute-se pela oferta – santola – boa e barata)
Mucumbli – alojamento e restaurantePONTA FIGO – (c/ vista deslumbrante verdejante e abrangente para o mar)
Hotel Praia Inhame Ecolodge
alojamento e restaurante
PRAIA INHAME – PORTO ALEGRE
(c/ vista deslumbrante para o mar e para o Ilhéu das Rolas)
Roça Monte Forte (c/ vista deslumbrante verdejante e abrangente para o mar)
Roça Santo António Lodge
alojamento e restaurante
SANTO ANTÓNIO

3. O QUE VISITAR/FAZER

Este mapa pretende mostrar quais os principais locais de interesse e a sua localização.

A CAPITAL E DA CAPITAL PARA O NORTE
ZONA OESTE
ROTA DA ÁGUA E ROTA DO CACAU BIOLÓGICO
ZONA CENTRO
DA CAPITAL PARA O SUL
ZONA SUL
ILHÉU DAS ROLAS

A CAPITAL

Passear ao longo: – da  marginalAv. 12 de julho
– da Baía Ana Chaves 
– da Praia Lagarto, linda praia de areia fina (em frente a uma das instâncias hoteleiras da ilha – Omali)
Forte de São Sebastião
(estava fechado para obras)
Museu Nacional de São Tomé  e Príncipe  – relíquias do passado colonial das ilhas-
(extremo sul da Baía Ana Chaves)
Andar pelas ruas da capital passando por: Sé Catedral da Nossa Senhora da Graça
Palácio Presidencial (também designado como: do Povo ou do Governo)
Avenida da Água Grande
 Praça da Independência
Fazer uma visita aos:
(fechados ao domingo)
Mercado Novo
Mercado Municipal (também designado como Antigo)
Para os amantes de chocolate e café visitar:

 a Fábrica de Chocolate Claudio Corallo – imperdível
deve-se reservar antecipadamente: tel: 2399916815. Pode também consultar o instagram – claudiocorallo_chocolate ou o Facebook – claudiocorallo.stp).

Loja Diogo Vaz  (café e venda de chocolates)

na Av. Marginal 12 de julho
(Baía Ana Chaves)
no sentido do aeroporto
 Associação CACAU  espaço cultural, com exposições temporárias e lojas volantes de artesanato.
CAPITAL – SÃO TOMÉ

DA CAPITAL PARA O NORTE

Morro Peixe – vila piscatória Centro de Proteção de tartarugas
Micolò aldeia piscatóriajunto ao mar – pequenos restaurantes tradicionais – grelhados, petiscos e outros pratos tradicionais
Roça Agostinho Neto
a mais emblemática da ilha
(10 km a norte
da capital)
Memorial do Heróis da Liberdade
e
Praia Fernão Dias
em Fernão Dias
(17.6 km – 37 min
da capital)
Lagoa Azul (estrada no sentido norte-oeste – depois de passar Bela Vista, Conde, Roça Agostinho Neto e Guadalupe) – a caminho de Neves, depois de Guadalupe, no norte de São Tomé águas azul turquesa – local ideal para um bom mergulho.

ZONA OESTE

Após um bons momentos na Lagoa Azul porque não reconfortar o estômago em Neves?

Neves –   considerada a cidade industrial do ArquipélagoRestaurante Santola 
(santolas e cerveja Rosema)

Fábrica de Cerveja – Rosema
Roça Ponta Figo
(ir com guia)
Início da Rota da Água e do Cacau Biológico
Roça Monte Forte
(ir com guia)
visita aos armazéns de cacau e explicação acerca dos vários momentos de processamento do cacau, desde a secagem ao armazém onde a imensidão de sacos é colocada para exportação.
Rota da Água e Rota do Cacau Biológico (da Roça Ponta Figo até à Roça Monte Forte)
6 h a 7 horas
tem que se ir com guia
Roça de Diogo Vaz
(marcar antecipadamente)
plantação de cacau orgânico e chocolate
(da capital  à Roça – 38.5 km – 1h 05 min)
Monteforte
Padrão dos Descobrimentos
(marco do descobrimento do arquipélago  – Ana Ambó
marca o local onde os navegadores portugueses João de Santarém, Pêro Escobar e João de Paiva desembarcaram pela 1ª vez em 1470 em São Tomé.
(da capital – 35,8km – 1h)
Pico de São Tomé
2024 metros de altura
se tiver 2 dias para dispensar um para a subida com dormida no cimo e outro para a descida
tem que se ir com guia
Túnel – entre a Roça Diogo Vaz e Santa Catarina nesse trajeto ninguém consegue ficar indiferente ao túnel e suas imediações. O Túnel de Santa Catarina é um local onde todos os que por ali passam tiram a foto de praxe.
Estrada em direção a Santa Catarina
considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. Se é ou não, fica a dúvida! Mas garantidamente é de uma beleza indescritível!
Santa Catarina comunidade piscatória

situada quase no final do troço transitável
(na zona oeste da ilha)

NEVES
ROÇA MONTE FORTE
PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS
TÚNEL DE SANTA CATARINA
ESTRADA EM DIREÇÃO A SANTA CATARINA
SANTA CATARINA

ROTA DA ÁGUA E ROTA DO CACAU BIOLÓGICO

Dedique 6 a 7 horas sendo imprescindível um guia

São Tomé é uma ilha muito diversificada a nível paisagístico tendo ao dispor roteiros, que combinam o ambiente natural com atividades agrícolasexploração de cacau e de cafée permitem a quem tenha tempo e esteja em boa forma física, o usufruto de momentos diferentes e únicos nas nossas vidas.

A Rota da Água ou Trilho Caminho das Águas e a Rota do Cacau Biológico conjugam realidades diferentes mas dignas de uma aventura, estando a fazer a zona oeste da ilha (Neves, Ponta Figo …)

https://viagensdalita.com/2022/12/22/sao-tome-rota-da-agua-e-do-cacau-biologico/

ZONA CENTRO

Partindo da capital ou das suas imediações visite:

Roça Monte Café
(da capital –
14,6 km – 23 min)
a maior produtora de café.
visita com guia às antigas instalações, explicação sobre todo o processo de fabrico do café; dar 1 volta pela sanzala e contactar com os locais.
visita ao Museu do Café ( se estiver aberto) e/ou ainda fazer uma refeição no Restaurante Efraim.
Roça Saudade
(da capital – estrada do interior – 16 km – 25 min)
Casa Museu Almada Negreiros e restaurante com vista fantástica e iguarias muito interessantes.
Cascata de São Nicolau a mais conhecida e admirada, com cerca de 20 m de altitude, com vegetação exuberante
os acessos são próprios para viaturas todo o terreno:
 perto da Roça Monte Café (cerca de 5 km – 10 min)
ou da Roça Saudade (1.5 km – 4 min).
Jardim Botânico do Bom Sucessocom mais de 400 espécies da flora endémica e mais de mil amostras de plantas
da Roça Saudade (4 km – 16 min) ou ainda da Cascata de São Nicolau (5 km – 18 min)
Lagoa Amélia
lugar onde antigamente existia o vulcão que dizem ter dado origem à ilha.
(do Jardim Botânico à Lagoa Amélia – 1 Km – 4 min de carro e mais um pouco a pé).
Se o clima ajudar pode-se fazer 1 caminhada (com guia) até lá.
ROÇA MONTE CAFÉ
ROÇA SAUDADE
CASCATA DE SÃO NICOLAU
JARDIM BOTÂNICO DO BOM SUCESSO

DA CAPITAL PARA O SUL

Roça Água Izéa 1ª que implementou a cultura do cacau
Boca do Inferno ( a seguir à Roça Água Izé)
a caminho do sul encontra-se a Boca do Inferno, nome dado pela forma violenta como as ondas batem nas rochas naquele local
miradouro para avistar protuberâncias rochosas por onde entra o mar com alguma agitação
Praia das 7 Ondas praia extensa com águas pouco profundas permitindo a rebentação das ondas a grande distância; bar com esplanada
Praia Micondócom um bom areal e uma paisagem fantástica; não tem qualquer apoio de bar
Roça São João dos Angolares restaurante – chef – João Carlos Silva – vista deslumbrante
São João dos Angolares
restaurante Mionga
com vista fabulosa para a Baía de Sta Cruz
Cascata da Roça Bombaim
(Roça Bombaim – funciona c/o alojamento – (fechada temporariamente)
da capital -estrada p/a o sul e depois para o interior (25,6km – 53 minutos)
    Cascata da Praia Pesqueira 
uma das mais largas da ilha, está situada quase no sul do país na zona de Ribeira Peixe, desagua no mar ( fusão entre a água doce e salgada) oferece uma paisagem maravilhosa
Pico do Cão Grande rochedo em forma de arranha-céu – no Parque Natural Obô (não longe do rio Caué)
Ribeira Peixe (fazer desvio caminho fantástico com plantações de Andim formando avenidas constituindo um cenário deslumbrante
BOCA DO INFERNO
PRAIA DAS SETE ONDAS
PRAIA MICONDÒ
ROÇA SÃO JOÃO DOS ANGOLARES
SÃO JOÃO DOS ANGOLARES – LAGOA BAÍA AZUL
CASCATA DA BAÍA PESQUEIRA
PICO DO CÃO GRANDE
RIBEIRA PEIXE

ZONA SUL

Porto Alegreestando a fazer a estrada do Sul – EN 2, ao nível da Ponta da Baleia tem-se uma vista muito interessante para Porto Alegre.
Mangal de Malanza passeio de piroga pelo rio Malanza (1h 30m a 2h) partindo da ponte sobre o rio, podendo-se observar uma imensidão de árvores com raízes aquáticas, o canto dos pássaros, macacos, (eventualmente raposas e javalis nas proximidades do rio) bem como gozar o silêncio e a tranquilidade do local.
Praia de NGuembú

Praia Cabana
a seguir a Porto Alegre com vista para o Ilhéu das Rolas
Praia Inhame   longo areal branco com águas cristalinas em frente ao Ilhéu das Rolas
Praia PiscinaImperdível! Vale a pena fazer um caminho difícil para alcançar (a pé ou de jipe) um praia de sonho.
Chama-se Praia Piscina pelo facto de ter uma piscina formada pelas rochas que quebram a entrada do mar
Praia Jalé praia mais longínqua do sul da ilha de São Tomé repleta de coqueiros; apoio- restaurante e alojamento; sítio muito sossegado e tranquilo; tem o areal (mais extenso da ilha) dourado com água cristalina e quente; sítio muito sossegado e tranquilo; mar aberto e ondas fortes
PORTO ALEGRE
MANGAL DE MALANZA

PRAIA INHAME
PRAIA PISCINA
PRAIA JALÉ

ILHÉU DAS ROLAS

Situa-se no sul de São Tomé e fica localizado mesmo por cima da linha do Equador. Tem apenas 3 km2 de área.
Situa-se a 15 minutos de barco – partida de Porto Alegre ou Praia do Inhame.
É um pequeno paraíso que tem para oferecer:
1 pequena aldeia piscatória;
Jardim de Cultura Botânica;
o Marco do Equador – linha que separa o mundo entre o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul (caminhada de 30 min até ao topo);
e praias de areia branca e águas cristalinas – Praia Bateria e Praia Café.

se quiser ver mais pormenores consulte:

https://viagensdalita.com/2023/02/16/sao-tome-ilheu-das-rolas/

E agora é toca a embarcar na aventura de conhecer a ilha de São Tomé!

Deixe um comentário