Islândia – De Húsavik a Budardalur

2º DIA NO NORTE DA ISLÂNDIA – (7º DIA DE VIAGEM)

Mais um dia, mais uma viagem (quase 500km)!

O mapa abaixo indica o percurso realizado ao longo desse dia!

A. HÚSAVIK
B. AKUREYRI
C. SIGLUFJORDUR
D. SAUDARKRÓKUR 
E.HVITSERKUR 
F. BUDARDALUR

Ora aí vamos nós no 7º dia de viagem, ou seja o penúltimo! Ainda não tínhamos chegado ao fim da viagem e já pensávamos em voltar a este destino único!

Lá teríamos que abandonar, com muita pena, a nossa encantadora Tiny House! De Húsavik (A), depois de percorridos 76 km, em cerca de 1 hora, chega-se a Akureyri.

Deixando o carro perto do porto pode ser um bom local para começar a ver a cidade, pois os principais pontos de interesse encontram-se perto uns dos outros.

B – AKUREYRI – dedique-lhe 1 a 2 horas

Há várias formas de alcançar Akureyride carro, de autocarro, de barco (cruzeiro) ou ainda de avião (voos diários, sendo a maioria provenientes do aeroporto Nacional de Reykjavik). Por esse motivo representa ou um local de passagem ou de partida para explorar a zona.

(DE REYKJAVIK A AKUREYRI – PELO OESTE – ESTRADA 1 – 390 KM – CERCA DE 5 HORAS)

Akureyri, 2 ªcidade mais importante da ilha (pelo seu tamanho, importância e oferta cultural) considerada como a “capital” do norte da Islândia é também um importante porto e centro de pesca. A cidade ergue-se entre as montanhas nevadas e Eyjafjörður, o maior fiorde da Islândia. À imagem de Reykjavik não é uma cidade grande, tendo essencialmente como locais de interesse o porto, a Sala de Concertos, uma Igreja (de 1940) grande situada num plano alto com janelas de vidro, concebida pelo mesmo arquiteto da de Reykjavik e o Jardim Botânico o qual remonta a 1957 tendo mais de 7000 espécies de plantas, das quais 400 são islandesas.

C – SIGLUFJORDUR – dedique-lhe 1 hora (ou 2 a 3 – com refeição)

Estando em Akureyri consegue-se alcançar Siglufjordur (77 km) em pouco mais de uma hora pela estrada 1 e depois pela 82 até perto de Ólafsjördur (onde se apanha um túnel de meia dúzia de quilómetros) e em Ólafsjördur segue-se pela estrada 76 até Siglufjordur. Deliciámo-nos ao longo do trajeto pois passámos por cascatas, montanha com neve, flores, água, terreolas com casas coloridas… enfim, não há palavras para descrever estes momentos! Isto é a Islândia no seu melhor!

Depois chegamos a um local que mesmo assim ainda nos conseguiu surpreender: Siglufjordur. Fizemos um pequeno tour pela terreola gozando aquele local descontraído, tranquilo e aprazível, de tal forma que acabámos por almoçar num dos restaurantes com vista para o porto.

Siglufjordur (ou Sigló) é uma pequena localidade de pescadores na península de Tröllaskagi, no norte da Islândia. Devido à sua magnífica localização – ao pé de uma encosta íngreme com vista para um estreito fiorde, sendo abrilhantada pelo porto e pelas coloridas casas de madeira cobertas de folha de alumínio – fazem dela um encanto sem igual.

Com muita pena nossa tivemos que prosseguir viagem pois ainda tínhamos uns quantos quilómetros para fazer e algumas horas pela frente.

D – SAUDARKRÓKUR (não achámos interessante)

Tendo feito pesquisa acerca deste local tínhamos considerado que seria um vilarejo interessante pela localização mas ficámos desiludidos e assim sendo, só circulámos de carro por ali e fizemo-nos ao caminho pois ainda tínhamos mais um ponto de interesse e muitos quilómetros nos esperavam até ao local onde iríamos pernoitar. Vimos alguns edifícios antigos coloridos em redor da praça, uma igreja e o Hotel Tindastóll.

De Siglufjordur (passando por Saudarkrókur) até Hvitserkur fizemos 200 km em cerca de 2h e 50 minutos.

E – HVITSERKUR ( na península de Vatnsnes) – dedique 1/2 hora a 1 hora

Como há um outro local com o mesmo nome (Hvitserkur) na Islândia, para ter a certeza que está a caminhar para onde pretende, faça a pesquisa no Google Maps para Ósar Hostel (alojamento perto do rochedo).

Chegados lá queríamos muito ver o famoso rochedo ao qual, percebe-se, têm sido atribuídas diversas formas! Só o gozámos de cima por falta de tempo!

Hvitserkur é um rochedo em forma de elefante, dinossauro ou rinoceronte com cerca de 15 metros de altura ( com apenas 1 a 2 metros de espessura o que o torna instável, tendo já sido reforçado) ao largo da costa leste de VatnsnesHvitserkur pode ser visto de cima, de uma plataforma, ou caminhar até junto a ele se a maré estiver vazia. É um local muito visitado pela sua forma e beleza únicas.

F. BUDARDALUR

E depois desta maravilha da natureza estava na hora de nos fazermos à estrada para alcançarmos Budardalur onde iríamos jantar e pernoitar perto, em Stora-Vatnshorn: só mais uma “tiny house” num local fantástico e descontraído!

Foi mais um dia maravilhoso nas nossas vidas! Apesar da aventura em terras islandesas estar quase a chegar ao fim, ainda nos restava mais um dia nesta ilha paradisíaca!

Deixe um comentário