Tulcea- tour de barco no Delta do Danúbio

se puder dedique umas 6 a 7 horas

Tulcea é uma cidade localizada no sudeste da Roménia, a cerca de 300 km de Bucareste, às margens do rio Danúbio. Fica próxima da região do Delta do Danúbio, uma área de grande importância ecológica.

O Delta do Danúbio é, assim, uma área única e rica em biodiversidade, conhecida pelos seus canais, fauna e flora variadas (abriga mais de 1.200 espécies de plantas, 320 espécies de aves, bem como mais de 3.400 espécies de fauna de água doce, incluindo cerca de 110 espécies de peixes). Muitas espécies de aves, sendo as mais comuns as aquáticas, nidificam ali.

A Reserva da Biosfera do Delta do Danúbio, reconhecida como zona húmida de importância internacional, especialmente como habitat das aves de água, abriga, assim, um dos maiores ecossistemas do mundo, tendo sido considerado Património Mundial da UNESCO em 1991.

Se tiver tempo e quiser gozar uma extensão de praias ao longo do Mar Negro e desfrutar doseu litoral na região do Delta do Danúbio vá até Sulina* (ferry – Tulcea – Sulina – 1h).

*Sulinaé a cidade portuária mais a Este da Roménia localizada nas margens do mar Negro, na região do delta do Danúbio.

A NOSSA EXPERIÊNCIA

1º DIA – TRAJETO PARA ALCANÇAR TULCEA

Tendo saído do Hotel Piscul Negru na zona da montanha Transfăgărășan, passado pela Barragem Vidraru, Curtea de Arges e Constança, estando Tulcea com tudo isso, a mais de 600 km ou seja cerca de 8 h de trajeto. Foi um dia picado mas por uma “justa causa”.

Atingido o local pretendido, e após check-in feito, jantámos na esplanada do hotel com vista para o rio Danúbio e demos um giro ao longo da marginal para gozar a tranquilidade de Tulcea.

2º DIA – TOUR DE BARCO NO DELTA DO DANÚBIO

Algo desafiante e único esperava por nós: um tour de barco no Delta do rio Danúbio!

Após o pequeno-almoço dirigimo-nos para a marginal um pouco antes da hora do início do tour para tentar encontrar informação da empresa ou ver qual seria a embarcação. (Tínhamos feito reserva, através da empresa Safca Delta Tours, com alguma antecedência, com cancelamento gratuito).

Apareceu alguém que se identificou como sendo a nossa guia. Entrámos no barco e aí íamos nós iniciar uma experiência única e fascinante num cenário natural deslumbrante!

Essa aventura teria a duração de 6 a 7 horas com almoço numa das margens dos canais.

Foi-nos dado explorar uma paisagem exuberante com canais serpenteantes, florestas alagadas (apresentando uma série de espécies de árvores) e uma rica diversidade de fauna e flora.

Perto de Tulcea (…), o Danúbio divide-se em três braços principais antes de chegar ao Mar Negro — mas muitos canais mais pequenos transformam-no numa região de canaviais, pântanos e florestas, das quais algumas ficam inundadas na primavera e no outono. https://es.wikipedia.org/wiki/Delta_del_Danubio

Ao longo dos canais, nas margens, aqui ou acolá viam-se pescadores (a maior parte das pessoas vive da pesca) à linha ou ainda em pequenos barcos – caiaques de madeira – sendo contagiante a sua tranquilidade.

As árvores, grande parte delas com raízes aquáticas, fizeram parte integrante do cenário ao longo de todo o trajeto “escondendo”, ou seja sendo o habitat de aves e gado bovino. De quando em vez surgiam garças esvoaçantes donde menos se esperava, bem como vacas ou burros. Para completar aquele cenário deslumbrante havia também ao longo das margens, casinhas em madeira. Não há palavras para descrever estes momentos.

Quando achávamos que tudo já não passava do mesmo surgiam bandos destas ou daquelas aves, sendo elas tão rápidas que era necessário estarmos muito atentos para conseguir registar esses momentos.

A guia era uma pessoa extremamente afável sempre disponível para fornecer informações para além das óbvias, mas estava um pouco triste pois sentiu-se na obrigação de nos transmitir que em setembro grande parte das aves já tinham migrado, não sendo uma boa altura para desfrutar das centenas de espécies de aves que “habitam” aquelas paragens.

Quando o barco se aproximou de um lago de um tamanho considerável, estava felicíssima pois começou-se a ver uma imensidão de aves, sendo a maioria, pelicanos. A nível de visualização de aves foi o ponto alto do tour! Fenomenal!

Após isso estavam reunidas as condições e a hora de nos encaminharmos para o local onde seria servido o almoço: numa das margens dos canais. Aí havia um pequeno cais onde os barcos acostavam. Foi uma refeição sui generis.

Após momentos tranquilos passados em plena natureza, estava chegado o momento de retomar o nosso barquinho que nos iria conduzir durante mais algum tempo no seio de um dos canais. Lá íamos nós atentos sempre à espera de sermos surpreendidos por algo mais: aves, pescadores, bovinos… acompanhados de uma paisagem enriquecida por uma imensidão de árvores. De quando em vez surgia um barco também com viajantes ou ainda com pessoas locais.

Foi um dia fabuloso. Regressámos a Tulcea pelas 17 horas, tendo tido ainda algum tempo para desfrutar de momentos descontraídos. Demos um giro pelo vilarejo e por ali jantámos.

3º DIA – MANHÃ – VIAGEM PARA BUCARESTE
Trajeto
Tulcea – Bucareste – cerca de 300km – +- 3h 45m
Estradas: E-60 ou 2A e a 106 km de Bucareste A2 (Autoestrada)

Esperava-nos um percurso de quase 4 horas para alcançarmos Bucareste, onde iríamos ainda estar cerca de 24 horas, antes do términus da nossa viagem.

P.S: Se quiser chegar a Tulcea partindo de Bucareste tem apenas que enfrentar cerca de 300km, +- 3h 45m pelas Estradas: E-60 ou 2A e a 106km de Bucareste A2 (Autoestrada). Faça o trajeto sem colidir com almoço ou jantar pois as áreas de serviço ao longo do mesmo não têm oferta de restauração.

Que dizer?! Valeu a pena? Valeu a pena se a alma não é pequena! São experiências que ficam para todo o sempre nas nossas memórias!

2 opiniões sobre “Tulcea- tour de barco no Delta do Danúbio

Deixe um comentário